jeanml
Membro
Respostas
dvza
Membro
12 anos atrás
Essa pergunta tem respostas multifatoriais, falta sim investimento, mão de obra qualificada, mas nenhum destes fatores é o que realmente determinou esta imagem do Brasil para com o resto do mundo quando se trata tecnologia.
Se voltarmos no tempo, pouco tempo em se tratando de história, 20 anos apenas, o poder aquisitivo do brasileiro era baixo, o acesso a educação superior baixa, a renda extremamente concentrada, isso gerava algo que era fato para a época: Comercialmente o mercado brasileiro não tinha potencial algum para receber investimentos.
Éramos mercado de alto risco, preços inflacionados e economia oscilante, tinhamos uma exportação quase que na totalidade de produtos primarios, grãos e matéria prima bruta, nossa infraestrutura industrial era debil e ainda é, as poucas industrias de tecnologia eram motivo de piada, pela falta de qualidade dos produtos, desde os componentes até mesmo na montagem e olha que os componentes 99% sequer eram feitos aqui.
Com uma moeda extremamente desvalorizada o preço de produtos de tecnologia de outros paises era inviavel, e portanto produzir aqui algo que não teria como comercializar seria insano.
O panorama brasileiro tem mudado de um tempo para cá, com uma melhoria na distribuiçãod e renda e no poder aquisitivo, isso propiciou um aumento no indice de educação superior e tecnica, uma melhoria lenta na infraestrutura, e fez com que o mundo tivesse uma ideia de mercado consumidor em potencial.
Somente agora, que existe interesse de produzir titulos de games por exemplo com tradução, dvds com opção de idioma, inumeros manuais de produtos importados tem o portugues como um dos idiomas presentes, isso porque nosso potencial de consumo aumentou e muito de lá para cá.
A tendencia é estarmos cada vez mais inseridos até estarmos no foco das atenções com outros paises de grande poder de compra, isso muda tudo, abertura de empresas de tecnologia, formação educacional especifica, visão de mercado e o interesse de grandes empresas por atender a nossa demanda de consumo.
Portanto meu amigo a resposta a sua pergunta é puramente comercial, somos ainda desvalorizados pois estamos passando de um patamar onde não havia interesse comercial algum em nosso mercado, para o patamar de grande mercado consumidor em potencial, e esta mudança infelizmente demanda tempo e alterações estruturais, que certamente virão.
joaotenorio
Membro
12 anos atrás
Principalmente falta de investimento, aqui no Brasil quando um formado em qualquer área relacionada tem de procurar o exterior, podia existir uma TIX (seguindo as empresas da EBX), mas não existe, existem empresas de pequeno porte que fazem projetos, também pequenos, a área dedicada a saúde até usa, mas mesmo assim reproduzem seu trabalho fora do país.
Voltando, se os nossos especialistas em tecnologia não estão aqui, para que outros virão? Sem especialistas a influência tecnológica cai, daí as empresas tem menos informantes técnicos sobre o local e segue os dados de venda.
Como prova disso nesse próprio fórum temos diversas pesquisas de utilização de produtos importados na rede brasileira: "Iphone 5 importado, funciona no Brasil?" Porque nós mesmos temos mais segurança em comprar de fora. Eles não possuem muitas lojas no Brasil, pra dizer a verdade nenhuma ou quase nenhuma, com isso, qualquer manutenção precisa seguir a burocracia de importação de peças!
Rebecca
Especialista
12 anos atrás
Burocracia e falta de investimento.
wallace_mote
Moderador
12 anos atrás
Acho que é questão da gestão do país em sí, enquanto quem estiver no poder se importar mais em encher o próprio bolso doq realmente olhar oq o país precisa isso vai continuar... :/
jeanml
Membro
12 anos atrás
É uma lástima estar tão "parado" assim, gostaria de saber mais como poderia ajudar em alguma pesquisa ou assinatura algo que cobre mais dos órgãos responsáveis aki no Brasil...!