Qual OS é mais seguro, Android, Windows Phone ou IOS?

Perguntou 11 anos atrás

Resolvido

Qual é o sistema operacional mais seguro entre android, ios e windows phone ?

PUBLICIDADE

Respostas

nevareth

Membro

11 anos atrás

Muitos artigos na web comparam smartphones de diversas marcas. Essas batalhas geralmente não resultam em nada, pois o que realmente conta é o gosto pessoal do consumidor. Hoje, nosso foco será nos sistemas operacionais.

Basicamente, a guerra entre sistemas para computadores se repete de forma parecida nos portáteis. O iOS traz todo o luxo do Mac OS para os gadgets da Apple. Já o Windows Phone se aproxima do próximo sistema da Microsoft para PCs. E o Android aproveita parte do kernel do Linux para oferecer total liberdade aos consumidores. Mas, afinal, qual é o mais evoluído?
Hardware: dispositivos suportados

Nossa comparação não trata de smartphones específicos, mas uma análise de sistema está diretamente ligada aos celulares suportados. Nesse aspecto, o iOS é o mais limitado, pois somente o iPhone o executa., Porém, ele é também o mais aperfeiçoado, porque a Apple foca o sistema em um único aparelho.

O Android é quase o oposto do sistema da Apple. Ele está presente em centenas de aparelhos, mas algumas vezes sofre muito com a adaptação de hardware. O desempenho não é o mesmo em todos os dispositivos, apesar de isso não ter grande impacto na utilização do sistema.

No meio do caminho está o Windows Phone, que vem instalado em alguns poucos aparelhos. O funcionamento do sistema não é o mais aperfeiçoado, porém, muitos testes demonstram que ele é bem programado e apresenta bons resultados na maioria dos aparelhos.
Aparência: personalização e homescreen

A aparência do Android é totalmente personalizável e cada fabricante pode modificar diversas configurações no visual do sistema. As áreas de trabalho do sistema aceitam a instalação de inúmeros widgets e com o uso de alguns apps é possível alterar a interface completamente. O iOS não perde em elegância, mas sua tela de apps é bem simples e nada personalizável. A mais recente versão até possui alguns widgets, mas não que isso transforme a aparência do sistema.

O Windows Phone chega como um meio-termo. Aqui, não há personalização absoluta como no Android, porém, não vemos um sistema travado como o iOS. A tela inicial é composta por pequenos quadrados, os quais são widgets que recebem atualizações em tempo real.
Recursos básicos e integração social

O Android e o iOS são sistemas já evoluídos e muito difundidos. Assim, ambos trazem como função nativa a captura de tela e um gerenciador de tarefas para encerrar apps que estão sendo executados em segundo plano. O Windows Phone não traz essas funcionalidades.

Apesar disso, o sistema da Microsoft sai na frente quando o assunto é integração social. Ele vem pronto para o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Windows Live. O Android, por sua vez, traz recursos compatíveis com o Google+. O software da Apple não tem uma rede exclusiva, portanto, o consumidor tem como única opção realizar a integração com o Twitter.
Múltiplas tarefas

Os três sistemas oferecem suporte para múltiplas tarefas, mas apenas o Android e o Windows Phone oferecem essa funcionalidade de maneira completa, ou seja, eles realmente trabalham com vários apps e podem atualizar muitos softwares em um mesmo momento.

O iOS traz o que chamamos de “pseudomultitasking”, uma configuração mais simples do que a dos concorrentes, mas que tem suas razões para estar presente no sistema. Ele executa apenas um app por vez e deixa os demais processos congelados em segundo plano. Pode parecer ruim, mas essa falta de suporte para multitasking resulta na economia de bateria.
Segurança

Diferente do que acontece no cenário dos computadores, o sistema mais atingido pelas pragas virtuais não é o da Microsoft, mas sim o software baseado no Linux, ou seja, o Android. O produto da Google já sofre com alguns poucos malwares e é o único que exige a instalação de um antivírus.

O iOS não tem problemas de segurança desse tipo — quer dizer, isso se não for uma versão com jailbreak. A Apple mantém o sistema sempre atualizado e evita problemas para o consumidor que investiu no sistema exclusivo do iPhone. Por sua vez, Windows Phone é bem recente, logo, não tem problemas com vírus e outras falhas de segurança.
Jogos

O acervo de games é o ponto forte do sistema da Apple. O iOS não apenas possui uma quantidade maior de títulos como também conta com jogos mais bem desenvolvidos, de gráficos superiores. Street Fighter IV? Um privilégio dos poucos proprietários do iPhone!

O Android já tem seu espaço no coração dos desenvolvedores, tanto que muitos games já têm aparecido para os smartphones top de linha com o sistema da Google. Por ora, o Windows Phone perde nessa briga, pois ele é muito novo e tem uma biblioteca um bocado limitada.
Web

Cada sistema possui um navegador baseado no browser disponível no computador. Android e iOS usam o Google Search como mecanismo de busca. O Windows Phone vem configurado para exibir resultados do Bing. Nesses dois aspectos não há como definir um melhor, pois os três são muito rápidos para navegação.

Flash? Infelizmente o Android não tem mais esta carta na manga. A Google retirou o suporte no Android 4.0, o que deixa o sistema mais estável e no mesmo patamar que os concorrentes. Temos outro empate na sincronização de dados, pois cada sistema usa um serviço nativo para facilitar a configuração de dados pessoais.

O Google Play está a um passo atrás da concorrência, mas tem demonstrado ser funcional e muito simples de usar. Em última fica a loja do Windows Phone, que por enquanto tem um catálogo limitado.
E o vencedor é...

Por mais que todos queiram bater o pé e insistir na confiabilidade do iOS ou nas inovações do Windows Phone, o sistema da Google ganhou muitas novidades, aprendeu com seus erros e está mais robusto. Assim, afirmamos que o sistema campeão é o Android.

Vale frisar que nossa escolha não é apenas por questão de afinidade, mas muito mais pela maturidade e liberdade oferecidas pelo sistema. Claro, esse quadro é apenas temporário e as chegadas do iOS 6 e do Android 5 podem mudar completamente nossa análise. Você concorda conosco? Qual é o seu favorito?

jsd23_21

Membro

11 anos atrás

NAO TROCO O IOS POR NENHUM DOS OUTROS DOIS (WINDOWS PHONE E ANDROID)

11 anos atrás

Creio que iOS seja o mais seguro, o Windows Phone creio que deva ter alguma vulnerabilidade ainda...

luizpaulo

Membro

11 anos atrás

De acordo com pesquisas recentes o iOS e o mais seguro.

11 anos atrás

Eu sou um usuario do wp e ja tive iphone e varios android e posso dizer sem duvidas que na questão segurança o android esta a anos luz de distancia de qualquer so, personalização por outro lado e o ponto forte do android,o wp e o ios ficam praticamente iguais pois a diferença e minima. Em desenpenho o android fica em ultimo pois o iphone tem um hardware incrivel e a microsoft exige alguns requitos minimos de hardware para liberal o wp, o lumia 710 que teoricamente e o mais basico da linha tem um processador de 1.4ghz coisa que a vasta maioria dos android nem passa perto. na minha opinião o wp apesar de ainda ter algumas coisas que precisa evoluir e o melhor pra quem não quer gastar muito dinheiro comprando um iphone ou um android com um hardware decente que não faça ele travar tanto.

11 anos atrás

Black Berry OS dificilmente vejo noticias de falha,de segurança no sistema, outro OS bem seguro é o IOS. Android é um sistema operacional que tem a maior fatia do mercado e tem o codigo de fonte aberto, por isso é mais fragilizado quando o assunto é segurança, veja por exemplo o ''Windows'' é o sistema operacional mais usado nos pcs,e tambem é mais vulneravél a virus,do que o MAC OS e o Linux, mas o virus no Android num é lá de se preocupar bastante, eu por exemplo sou usuario do android e nunca peguei nenhum tipo de malware e sem usar anti- virús nenhum, é alem disso no Android 4.2 o Google desenvolveu um app nativo para escanear os apps antes de serem instalados. sobre o WP é um sistema bem seguro mais que ainda precisa de bastante melhorias.

11 anos atrás

Tive um Motorola Defy (Android) e agora estou com um Lumia 800 (Windows Phone).

Acho q o Windows Phone dá um banho no Android (2.3, já o 4.0 eu não posso falar pois não conheço). O sistema é muito estável (nunca travou, já nem lembro a última vez q desliguei meu aparelho), rápido, bonito e muito intuitivo e fácil de usar. Atualizei para a versão 7.8 e está muito bom, ótimo aparelho o Lumia 800 e acho hoje um dos melhores custoXbenefício do mercado (R$ 850,00). O GPS é maravilhos, pode usar como GPS de carro tranquilo, e pode ser usado offline.
Sobre os aplicativos do Windows Phone, esqueça a maioria dos testes q ler na net (estão desatualizados), a oferta de bons aplicativos é ótima. Proporcionalmente, parece ter muito menos aplicativos q o Android, porém, aqueles famosos como Shazam, Facebook (óbvio), Twitter, Skype, Tunein Radio, Whatsapp, etc, estão disponíveis. Tem muita coisa mesmo, não sinto falta de aplicativo algum. Toda dia tem coisa nova (e boa) lançando.
Outra coisa muito útil no WP é o Skydrive, q é o app para hospedagem de arquivos em nuvem, se não me engano, 5 ou 7gb. Ou seja, você pode tirar uma foto e ela automaticamente é salva no seu HD virtual. O Skydrive é vinculado ao Hotmail, então você entra na sua conta do Hotmail, abre a aba do Skydrive e sua foto está lá. Ou então, com o programa instalado no PC, é só abrir sua pasta no gerenciador de arquivos (Explorer). No Android também existem apps (como o Asus WebStorage) semelhantes, mas não com a mesma integração com os outros apps do sistema. Nesse caso, vc deve selecionar o arquivo da foto manualmente (ou outro tipo de arquivo).
A agenda nativa do Windows Phone pode sincronizar com seus contatos do Facebook, coisa q não vi no Android também.
Enfim, estou muito satisfeito com o WP. No começo, parece q é muito "seco" o sistema, mas depois vc vai só se surpreendendo positivamente com a fluidez, facilidade e integração/sincronização. Como ponto negativo do WP, cito a baixa possibilidade de personalização (pode ser para alguns acostumados com o Android) baixar jogos para celular . O Android tem total possibilidade de personalização (papel de parede, ícones, o jeito q trocas as telas, sons para tudo, etc), porém, parece q quanto mais mexe, mais lento fica. Tem q ter muito hardware para rodá-lo com agilidade.

Já o iOS, não conheço bem. Meu irmão possui um iPhone 4s e apenas dei umas "mexidinhas". A primeira vista, o sistema é rápido e fluído também, porém com visual mais antiquado. Sei q o bluetooth dele não transfere arquivos, mas ele também tem um ótimo serviço de nuvem. Como vantagem do iOS (pra mim não faz diferença, mas para alguns, sim), é a oferta de aplicativos e vasta oferta de acessórios para os aparelhos Apple (capinhas, caixas de som, carregadores, etc). Acho q pelo preço não vale a pena.

Resumindo, acho q existem muitos teste equivocados do Windows Phone, a maioria são do primeiro semestre de 2012 ou 2º semestre de 2011. Ele melhorou na versão 7.8 e mais ainda na versão 8. Acho q compensa hoje um aparelho com Windows Phone, visto que, como a maioria dos compradores se baseiam em opiniões errados do sistema, suas vendas ficaram ruins no Brasil e o preço caiu muito.

PS.: Vai ler em muitos lugares q o bluetooth do Windows Phone não transfere arquivos, mas transfere sim (precisa atualizar o sistema em alguns casos).

11 anos atrás

Na minha opinião é o IOS já que ele é mto fechado e quase não possui algum programa pirata.

ajanotte

Membro

11 anos atrás

eu tenho um IOS, e um Android e já tive um wp.

o IOS não tem comparação, ele atualiza automaticamente, tudo pode ser atualizado pelo itunes, tem uma infinidade de aplicativos o hardware da Apple é humilhante se comparado com a maioria do mercado, talvez apenas o Samsung S3 bate o iphone5, sendo que a diferença de rendimento não é muito grande.

o Android não tem atualização, se você comprar um gingerbread esqueça eles não vão atualizar para você, apenas os celulares top de linha recebem algum tipo de atualização.

o windows phone nao tem app, é muito ruim a loja de aplicativos, você precisa cadastrar um cartão de credito internacional para baixar qualquer porcaria.

Pelo suporte da Apple, com atualizações permanentes, facilidade de transferir arquivos, mas ao mesmo tempo de forma protegida evitando que qualquer usuario invada seu device acho o Ios muito mais seguro.

11 anos atrás

Se for comprar no www.efacil.com.br, use o cupom: colab-51777 e ganhe desconto!!!