dvza
Membro
Será o fim da Apple?
Perguntou 12 anos atrás
Resolvido
Wiki
Dizem que grandes impérios estão fadados as cinzas, o fato é que o império da maçã começa a ruir, lentamente. Se olharmos de perto a história desta empresa vamos notar que um fato se repete de modo bem claro, o que é preocupante.
Em 1976 era lançado o Apple 1, em 1984 o Macintosh, a Apple havia criado um império, contudo os bastidores eram conturbados, não havia inovação em seus produtos e as supostas inovações eram nada mais que pequenas melhorias de hardware e software, Jobs então em 1985 era afastado da Apple.
A empresa entrou um uma vertiginosa queda e desvalorizou abruptamente, chegando a beira da falência. Então 1997 Steve Jobs volta a empresa e se torna CEO, em uma reunião de apresentação junto ao conselho ele diz: Vocês sabem qual o problema de nossos produtos? Não há mais sexo neles.
Começa então a revolução de ideias Ipod, Iphone, Ipad, Macbook Air, Apple Store, o império ganha uma proporção ainda maior que tinha anteriormente. Seu valor de mercado sobe a uma velocidade incrível e em 2011 vem a fatídica notícia, a Apple e o mundo haviam perdido um visionário perfeccionista, Steve Jobs havia sido vencido por um câncer raro de pâncreas, em seu lugar assumiria o cargo de CEO Tim Cook. Da morte de Jobs para cá a Apple atingiu o posto de empresa mais valiosa de todos os tempos superando a marca de 700 bilhões de dólares valendo mais até que a petrolífera Exxon, dona até então da primeira posição. De lá para cá os lançamentos como Iphone 4S, New Ipad, Iphone 5, Apple Maps, começaram a fazer com que a história viesse a se repetir. Uma linha de produtos, com bastidores conturbados, sem inovações, com melhorias singelas de hardware e software. Os produtos mais uma vez não tem sexo, e a empresa por não atender a demanda de produção, por não corresponder as expectativas de seus produtos e por fiascos inimagináveis na era Jobs, como o Apple Maps, fizeram a empresa entrar em uma vertiginosa queda passando a valer menos de 500 bilhões de dólares. Até o fechamento da Nasdac nesta quarta (05/12/2012), o papel da companhia acumulava perda de mais de 20% frente a sua máxima histórica atingida no fim de setembro de 2012 (com valor acima de US$ 700 bilhões). Colocando assim suas ações em território de maior pessimismo entre os investidores. A demissão do criador do IOS, que acreditava-se que seria o substituto de Jobs na parte de criação e inovação, e as falhas nunca antes imaginadas agravam ainda mais a situação dia a dia. Será que seria simplesmente a repetição da era pós Macintosh, ou será que tal como os grandes impérios seria essa a derrocada final da empresa de Cupertino? Será Tim Cook competente o suficiente para impedir o que parece estar predestinado? Qual sua visão do futuro que espera a Apple?
Respostas
silva_arildo
Membro
12 anos atrás
UMA COISA EU SEI,A APPLE TOMOU UMA PORRADA DO SISTEMA ANDROID ,TOMOU!!!!
silva_arildo
Membro
12 anos atrás
uma coisa eu sei,a apple tomou uma porrada do sistema android tomou!!!!! rsrs
rafiuskis220
Membro
12 anos atrás
APPLE PERDE MERCADO, DEVIDO A SUA TECNOLOGIA RESTRITA A OUTROS CONSOLES, PÉSSIMA QUALIDADE EM SUA TELA QUE QUEBRA FACIL E CUSTA MUITO CARIO PRA TROCA, ALEM DO PRÓPRIO APARELHO TER UM CUSTO ALTÍSSIMO COMPARADO A OUTROS CELULARES NO MERCADO COM MESMA OU MAIOR TECNOLOGIA.
andrersb
Membro
12 anos atrás
Bom galera vamos lá deixando preferencias e tendencias pessoais de lado, puramente analisando a questão, penso o seguinte:
Hoje a Apple sobrevive de Iphone, os demais produtos(ipad, ipod, iTV, iRelógio) e qualuer outra coisa representam muito pouco do faturamento e sucesso da empresa no mundo.
O iphone quando foi lançado em 2007 foi sim uma revolução tecnológica, nem nokia, samsung, lg ou motorola tinham nada sequer parecido para concorrer com o iphone, que se tornou produto de cobiça exagerada e elitizada, todos queriam ter um e como só a elite podia o desejo sobre este produto só aumentou.
Porém temos que analisar que de 2007 pra cá se passaram 5 anos e muita coisa no mundo mudou, porém não podemos dizer a mesma coisa do iphone, que não mudou tanto quanto deveria.
Antes de qualquer coisa tivemos uma grande mudança no cenário economico mundial e principalmente nacional, os smartphones não são mais só para elite, a classe média também tem smartphone e muita gente entrou para a classe média nos utimos anos, porém a apple não aprimorou o iphone, fez pequenas atualizações mais para atender novas tecnologias de rede como 3G e HSDPA+ do que para atender a seus consumidores propriamente.
Enquanto isso a Samsung correu atrás, pode até ter usado o iphone como base, mais aprimorou e inovou, ainda teve a google que lançou o android para casar perfeitamente com a tecnologia de hardware da samsung, hoje na minha opnião o iphone ainda é bom e só, num mercado onde o poder aquisitivo esta aumentando e a concorrencia é grande ser bom não é suficiente, hoje os smartphones da samsung são os melhores e mais baratos que os concorrentes da apple, isso é indiscutivel se a discussão for sensata e imparcial.
Eu adoro tecnologia e gostaria muito que a apple inovasse novamente como fez em 2007 e lançasse um produto realmente revolucionario que me fizesse quere um, mais não acho que isso deve ocorrer, não acredito nisso, e isso não tem nada a ver com Jobs, de 2007 até a morte dele nada mudou tbm...
Emquanto isso a samsung patentia nos USA tecnologias incriveis, como controle por movimento dos olhos, carregamento de bateria sem fio e teclados virtuais por infra-vermelho, isso é inovação, a base pode ter vindo do iphone mas a samsung esta aprimorando e muito bem o conceito de "smart" phone.
Abraço.
prlodi
Membro
12 anos atrás
O que eu acho é que cada um escolhe o que quiser. Eu vou continuar usando aparelhos da Apple. A razão é simples: Eles funcionam. Nunca tive problema com travamento, perda de dados, não operar direito, demorar a inicializar etc. O problema é o mesmo a Apple trabalha e faz para o consumidor, em todos os detalhes. O resto, para o mercado. A marca é Samsung, o OS é Google. Como disse alguém acima, 99% dos aparelho celulares do mercado, utilizam Android. É claro que este casamento não pode ser muito bom. É como o Windows, enquanto a Microsoft não se aproximou da filosofia da Apple, seu OS não funcionou. Melhorou com o W7 e deve continuar com o W8.
Por isto acredito que a Apple vai continuar inovando mesmo porque, ela é a cabeça imaginativa do mercado, o resto copia e fim.
leonardo180899
Membro
12 anos atrás
Não sou hater mas tomara que acabe! Nunca gostei de seus produtos... Demonstra status não qualidade... Uma pessoa dá a bunda para comprar uma coisa que não é a melhor! Apple que se apodreça no inferno!
Mpasseri
Membro
12 anos atrás
Prezados,
voces se esquecem que Apple não é só sobre os produtos. Esquecem que a iTunes Store e a App store são, disparadas as maiores lojas de venda de conteúdo online no planeta. A Apple de hoje é muito maior do que a apple de 1980. A empresa pode até deixar de ser tão grande se não seguir inovando, mas certamente não ruirá como proposto no primeiro texto.
Os Fabricantes de Ultraboook tem que melhorar muito para tentar algo semelhante ao Macbook air. Não existe nenhum tablet que chegue perto do ipad. E em relação as vendas do iphone 5, apesar de não ter atingido as expectativas do mercado ele é o iphone que mais vendeu no menor espaço de tempo. O Apple maps é uma porcaria, mas o Mobile Me tb era péssimo...A empresa aprendeu com os próprios erros e seguirá aprendendo ...
ETOCorreia
Membro
12 anos atrás
Cara se a apple fizer o mesmo produto todos os anos só com o designer diferente as pessoas vão comprar só porque é da apple, mas as vendas vão diminuir mas a apple mesmo assim não vai acabar só diminuir.
marcelo_cps
Membro
12 anos atrás
Mas eu ainda discordo da politica da Apple de ser uma marca exclusivamente elitista.
O Iphone é um produto elitista, de status, OK! O problema é que só existe o Iphone... Celulares Apple's dispensam nomes, são Iphone's, que a cada atualização, se parecem mais com o antigo.
Diferente da Samsung, que criou uma marca de status, o "Galaxy" e que dentro dessa marca criou identificações que separam seus produtos, como o "S" "Y", etc. Cada um com um preço, com uma especificação e comum publico especifico!
Isso deve ser feito, ou a Apple nunca alcançara os mercados emergentes, como o Brasileiro, por exemplo. Tá na hora da Apple se "C classiarizar-se"
marcelo_cps
Membro
12 anos atrás
Eis a sina da Apple... Assim como os Poderosos Apple 2 foram vencidos por uma parceria (Microsoft/IBM), os poderosos Iphones estão sendo vencidos de novo por uma parceria ( Samsung/Google)! Talvez, seja essa a hora da Apple abrir sua mente e mudar seus conceitos. Os sistemas Android são infinitamente melhores que os iOS, por conta da compatibilidade com quase TUDO existente na era Smartphone. Enquanto isso os iOS são fechados, chatos, existe ate uma batalha para desbloquea-los. Jobs era muito inteligente e criativo, sem duvida, mas não conhecia o mercado e seus produtos não são e nunca foram da classe "C", que é onde a economia gira de fato, vender produto pra rico é legal e da status mas é limitado, alias a Apple inteira se limita a um ou outro produto e classe consumidora. Não acredito em falência, pois quando as coisas apertam, as coisa mudam e se um dia eu (Ganhando R$ 900,00 por mês) tiver a condição de ter um produto Apple sem ter que fazer um financiamento igual a de um carro...Bem! É porque as coisas mudaram e as macieiras voltaram a dar frutos.