Já ví muitos comentários na internet de pessoas dizendo q estabilizadores ou módulos isoladores prejudicam a fonte do pc fazendo trabalhar 2 vezes mais e indicaram filtros de linha como solução, isso é mito ou verdade? se prejudica porque todo mundo uso esses equipamentos em computadores?

perguntou Feb 08 '12 às 20:45

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
0271309327

editou Feb 09 '12 às 12:02

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
14.3k283048

12345 ... 8próxima página »

O embasamento do Faller para dizer o que diz sobre o uso de estabilizadores é bastante inteligente. À primeira vista, o estabilizador é um equipamento de proteção, que impede que picos de corrente danifiquem o equipamento. O problema é que isso só funciona em estabilizadores industriais, destinados a equipamentos que podem significar um prejuízo significativo em caso de dano elétrico. Por acaso, tenho um deles e se não estou enganado, o valor na época foi de R$ 3.000,00. A fabricante do equipamento alimentado por ele só oferece garantia se você tiver um dos estabilizadores recomendados por eles, e óbvio... o aterramento dentro das normas brasileiras. Para resumir a história: estabilizadores ou no-breaks comuns "corrigem" oscilações em tempo infitamente maior que a fonte (de boa qualidade) de um PC. Quando o estabilizador detecta uma oscilação, ele tenta compensar, aumentando ou diminuindo a tensão. Só que quando ele faz isso, a fonte já fez, voltou do serviço, descansou e está lendo o jornal no sofá, tamanha a diferença de velocidade entre eles. O que o estabilizador faz, na verdade, é dobrar o trabalho da fonte, pois ele provoca uma nova oscilação que a fonte, novamente, terá que compensar. E para pensar: alguém usa estabilizador em TV de LED, LCD, aparelho de DVD ou BD player? Não é estranho que apenas os PCs "precisem" desta proteção? Já li vários tópicos, posts e matérias publicadas pelo Faller e outros profissionais que entendem a fundo de corrente elétrica e eletrônicos. Hoje não uso mais estabilizadores, e nunca ouve problema algum. Outro detalhe: algumas pessoas utilizam o estabilizador para transformar 220v em 110v. Qual a razão disso? Nenhuma, se for possível selecionar 220v para a fonte, caixas de som e monitor. Além de tudo, a conta de luz agradece.

:)

link permanente

respondeu Feb 08 '12 às 23:20

Pontelli's gravatar image

Pontelli ♦
10.1k444863

@Pontelli falou tudo agora... parabéns

(Feb 10 '12 às 10:27) rec_lip ♦ rec_lip's gravatar image

Acho que o rapaz que fez o topico meio exagerado. Ele nao fala em que condiçoes fez o teste dele. Como vamos saber que estabilizador ele usou e a energia do que estava plugado nele? Nao da para apoiar esse "teste" sem saber de varios dados.

Agora, um tremendo disparate ainda falar que eh melhor plugar na parede direto! O estabilizador ajuda a fornecer uma corrente continua. Nossa corrente eletrica tende a ter muita flutuaçao.

O outro rapaz fala que eh bom usar um filtro... po! Eh a mesma coisa que ligar na parede! hehehehehe

Claaaro que hoje em dia, boas fontes podem ser ligadas direto na parede. Tambem, se estabilizador fosse esse bicho de sete cabeças que alguns escreveram, geral ja tinha queimado fonte. Eu tenho computador desde criança e nunca tive fonte queimada hehehehe No final ele sugere compra de um estabilizador mais caro pq pode ser bom?!?! Eu tenho um SMS de 1000W.. sera que eh bom pra ele? :p

De qq forma, vou comprar um nobreaker depois do carnaval. Tem uns da APC bastante bons que estao com bons preços. Nobreaker eh sempre a melhor alternativa!

link permanente

respondeu Feb 08 '12 às 22:10

Filipe's gravatar image

Filipe
2.0k4510

SMS de 1000W? Não, só segura mais equipamentos, mas tem a mesma qualidade duvidosa de um de 300W. A questão não é a potência que ele segura, mas a qualidade da construção. Estabilizadores ou no-breaks de boa qualidade partem dos R$ 1000,00.

(Feb 08 '12 às 23:23) Pontelli ♦ Pontelli's gravatar image

Pô, o meu foi uns 300 ou 400 reais, é da APC também. Avisa quando o computador fica sem luz, desliga tudo sozinho, faz o diabo. Tem bastante tempo já. Curti muito. Precisa gastar R$1.000 num no-break? Parece meio over... =\

(Feb 10 '12 às 09:33) Rebecca ♦♦ Rebecca's gravatar image

Parece mas não é. Estamos falando de no-breaks e estabilizadores com proteção de verdade, não os que apenas transformam 220v em 110v. Dependendo da potência, os valores podem ser muito superiores a isso que citei, mas eles seriam os destinados a servidores. Para um usuário comum, um filtro de linha eficiente, de R$ 80,00 já cumpre o papel melhor que os estabilizadores encontrados no comércio.

(Feb 10 '12 às 11:55) Pontelli ♦ Pontelli's gravatar image
link permanente

respondeu Feb 08 '12 às 21:12

correiarangel's gravatar image

correiarangel
2.0k91218

O fato de o estabilizador ser mais lento que a fonte para "estabilizar" a rede faz com que a fonte regularize a corrente, mas depois o estabilizador faz o "serviço" dele fazendo com que a fonte novamente "trabalhe" dessa forma, de fato o estabilizador faz com que a fonte trabalhe 2X, qualquer fonte hoje é estabilizada.

link permanente

respondeu Feb 09 '12 às 09:11

rec_lip's gravatar image

rec_lip ♦
6.9k515358

"se prejudica porque todo mundo usa esses equipamentos em computadores?"
todo mundo não, só nesse post eu contei uns 3 comigo 4 que não usam estabilizadores.

link permanente

respondeu Feb 10 '12 às 15:30

McLovin's gravatar image

McLovin
1.5k136

O mito do estabilizador é bastante forte no Brasil. Fora daqui é muito difícil ver alguém usando. Imagine os lucros que as empresas tem vendendo estes trombolhos desnecessários. Se para cada PC existe um estabilizador, são alguns milhões de unidades ao ano. O último que comprei foi há uns 4 anos.

(Feb 10 '12 às 15:35) Pontelli ♦ Pontelli's gravatar image

o engraçado é que não é só para pc não, já estive em muitas casas de amigos nas quais usam estabilizadores para ligar tvs, dvds, som e etc. como se fazia antigamente por conta da variações de energia. só que antigamente realmente se fabricavam estabilizadores para isso, eu mesmo me lembro que em casa usava-mos um monstro ligado na tomada no qual se ligava nossa antiga geladeira White Westinghouse que não durou muito realmente por conta dessas variações de energia. e esses de hoje não passam de um mero transformador-regulador (geralmente para menos), com apenas uma unica fase ligado ao transformador que não isolam nada, tanto que se passou a fabricar as caixas desses em plástico por conta dos exagerados choques que se levava ao manuseá-los.

link permanente

respondeu Feb 10 '12 às 15:58

McLovin's gravatar image

McLovin
1.5k136

Sim, você tem razão. Os estabilizadores antigos, pesados e que hoje são peças de museu, eletricamente falando são infinitamente melhores que os atuais.

(Feb 10 '12 às 21:17) Pontelli ♦ Pontelli's gravatar image

MINHA EXPERIÊNCIA: Eu usava o MIE G3 (módulo isolador estabilizado) para plugar a fonte do meu notebook e a fonte esquentava demais! Um dia, depois de ler vários textos desse "solitário cavaleiro inimigo dos estabilizadores (Faller)" fiquei com um pé atrás com os dois (com o Faller e com os estabilizadores). Então, um dia, mais precisamente em uma noite de sexta-feira, em uma festa de um grande amigo meu que trabalha em uma famosa empresa de distribuição de energia aqui do Estado do Rio, conheci um ENGENHEIRO ELÉTRICO. Enchi o saco do engenheiro a noite toda com perguntas sobre estabilziador. Ele confirmou tudo o que o Faller disse e fez uma comparação que achei muito interessante. Disse ele para mim: a fonte "respira" energia, o oxigênio dela é energia. Pois bem, o estabilizador com seus malditos relés interrompem (entre um relé e outro)o saudável fluxo de energia e dessa forma força a fonte, por isso esquenta tanto. Ele foi taxativo: jogue fora o estabilziador e use a fonte do laptop direto na tomada ou em um filtro de linha. Segui o conselho dele, hoje, 2 anos depois daquela dia, minha fonte esquenta muuuito menos e nunca tive problemas. Não espanco mais minha fonte com os malditos relés e ela agora respira livremente. O Faller deve estar incomodando muita gente (muitas empresas) e como esse nosso Brasil é cheio de pistoleiros eu chego temer pela segurança dele. Muita gente deve odiar ele, pois ele sozinho está abrindo os olhos de muita gente. Sozinho não... Um tal de Rau ajuda muito também. E quanto ao argumento terrível que li acima ("se estabilizadores são ruins porque todo mundo usa?") eu dou a seguinte resposta: todo mundo está errado e o Faller está certo. A massa ignorante (os i.m.b.e.c.i.s da praça pública, o i.m.b.e.c.i.l coletivo) sempre está errada. Quando a massa achava que a Terra era quadrada (ou melhor, tinha fim como precipício) um homem só estava certo (Galileu), então não me venham com esse argumento. É uma pena, mas muuuita gente i.m.b.e.c.i.l ainda vai gastar dinheiro com esses produtor. Do mesmo jeito que eu fui muito tempo i.m.b.e.c.i.l. Abraço!

link permanente

respondeu Mar 02 '12 às 01:53

Rafa%20Silva's gravatar image

Rafa Silva
396235

Este, com certeza, é o tópico mais loko que já teve aqui no fórum.

link permanente

respondeu Sep 28 '12 às 15:22

TaylerCassiano's gravatar image

TaylerCassiano ♦
15.3k4620

Eu usei um estabilizador no meu pc antigo e a fonte (genérica) só veio queimar depois de muitos anos, hj eu uso módulo isolador estabilizado da microsol, não sei se devo abandonar ele e usar filtro mas todos mundo q conheço usa estabilizador

link permanente

respondeu Feb 09 '12 às 09:20

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
0271309327

editou Feb 09 '12 às 09:21

agora, se esse pessoa defende a nao utilizaçao do estabilizador, nao sei pq defendem do filtro... eh so ligar na parede e pronto! hehehe

A verdade eh que se isso fosse algo tao ruim, ja tinha explodido um monte de fonte por ai e ninguem usaria. Entao, se nao faz diferença....

link permanente

respondeu Feb 09 '12 às 23:07

Filipe's gravatar image

Filipe
2.0k4510

Porque o filtro tem proteção diferente do estabilizador. Por mais incrível que possa parecer, ele é mais eficiente que 99% dos estabilizadores no mercado. Só que estamos falando de filtros verdadeiros, não das famosas "réguas".

(Feb 09 '12 às 23:32) Pontelli ♦ Pontelli's gravatar image
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "titulo")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "titulo")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,349
×131
×18
×5
×1

pergunta feita: Feb 08 '12 às 20:45

pergunta lida: 16,246 vezes

última alteração: Sep 28 '12 às 21:57

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade