Olá galera, vou ser bem simples na minha pergunta.

Quero ser programador, quero saber por onde começar.

Obviu que vou fazer uma faculdade (sistemas de informação), Porém antes disso quero fazer alguns cursos que ja me proporcione oportunidades de trabalho..Conheço vários sites que tem os cursos com certificado inclusive, mas não sei por onde começar, qual linguagem começar, enfim.

Me auxliem se entenderam minha dúvida...tenho uma base boa com PC, e conheço a linguagem HTML, extremamente básico mais tenho.

Enfim, me ajudem ae....

Agradeço desde já,

Denis Gustavo

perguntou Jun 27 '13 às 11:39

denisgustavo123's gravatar image

denisgustavo123
55611

fechado Jun 27 '13 às 14:21

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

A pergunta foi fechada pelo seguinte motivo: "Pergunta duplicada" wallace_mote Jun 27 '13 às 14:21

Comece estudando algoritmos, baixe (ou compre ou empreste) um livro de algoritmos e estruturas de dados, depois disso, recomendo que você comece a estudar a linguagem C.

C não é mais utilizado (ou quase não é utilizado) mas é a "mãe" de algumas das linguagens mais usadas atualmente, como Java e C# (C SHARP). É uma linguagem díficil, o que é otimo pra quem quer começar, exige muito em termos de logica matemática para solucionar alguns problemas, por isso é a que recomendo. A sintaxe de Java e C# (dentre outras derivadas do C) é muito semelhante a do C, não terá tanta dificuldade ao avançar para uma linguagem mais atual

Existem outras boas linguagens para iniciantes, como Pascal (que eu não gosto, tenho aversão a Pascal e Delphi - sua sucessora). Programei anos em Delphi e detesto aquela linguagem, mas ainda tem mercado, mas C lhe dará maior conhecimento.

Qualquer duvida só "gritar" =D

link permanente

respondeu Jun 27 '13 às 11:45

harken's gravatar image

harken
35112.7k

editou Jun 27 '13 às 11:47

C ainda é bastante usado para sistemas embarcados

kokbira's gravatar image kokbira (Jul 24 '13 às 09:42)

Uma ideia de começo seria analisar as linguagens mais utilizadas na sua região. Por exemplo, no sul do país se utiliza muito em determinadas áreas a linguagem DELPHI, enquanto que no suldeste, as mesmas aplicações são desenvolvidas com BASIC.

Bom, as linguagens mais populares podem ser encontradas no TIOBE, um site que lista linguagens que mais recebem "hits" no google.

Quanto a minha opinião, é importantíssimo que se comesse por linguagens de alto nível, como PASCAL, C e C++.

Tenho certeza que em qualquer lugar que tu for estudar, no mínimo uma dessas linguagens será apresentada na grade curricular.

De antemão já lhe indico o livro Bíblia do programador C-C++. Te garanto que terás conhecimento de sobra em C e C++ após lê-lo.

link permanente

respondeu Jun 27 '13 às 13:52

Guilherme%20Vimieiro's gravatar image

Guilherme Vimieiro
26

*sudeste

kokbira's gravatar image kokbira (Jul 24 '13 às 09:43)

*comece

kokbira's gravatar image kokbira (Jul 24 '13 às 09:43)

Cara,
corta caminho e começa com Java e C#/.Net
Pascal virou elefante branco, quem utiliza quer migrar e quem não utiliza não leva a sério.
C ninguém usa, não tem classes e orientação a objeto. Ou seja: guerra & sofrimento.
C++ é realmente interessante, mas só se vc quiser programar em um nivel mais baixo(periféricos ou criar seu próprio sistema operacional por exemplo)
Delphi é uma linguagem muito fácil, 3 semanas vc aprende (minha opinião) e ainda tem mercado... mas está caindo em desuso, esses dias deu uma respirada por conta da possibilidade de desenvolvimento para iOS com a ferramenta FireMonkey da Embarcadeiro, mas a maioria que usa são programadores mais saudosistas e meio "partidários" da linguagem.
PHP & ASP Classico: "É uma Cilada Bino!" Corra!(sério!)
Python & Ruby: Se quiser trabalhar fora do Brasil essas são as portas.
Abap/SAP: Dá grana pra cacete mas esqueça vida social. Seus amigos serão todos programadores Abap esquisitões.

Mas se eu fosse vc viraria dentista, veterinario... Trabalha & Estuda menos e por enquanto ganham mais.
Boa sorte!

link permanente

respondeu Jun 27 '13 às 14:14

rmalman's gravatar image

rmalman
57212.5k

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×131
×69
×21
×21
×21
×2
×2

pergunta feita: Jun 27 '13 às 11:39

pergunta lida: 4,357 vezes

última alteração: Jul 24 '13 às 09:43