Fui criar um arquivo ISO no meu Burnaware Free usando varios arquivos presente aqui em meu PC e apareceu uma caixinha dizendo para escolher uma opção: ISO 9660, Universal Disk Format, Bridge (ISO 9660+UDF), DVD-Video

Quero saber quais as diferenças e qual a melhor opção para eu escolher

vou criar uma ISO de muitas ROMS e emuladores e alguns programas e quero q rode em tudo até futuramente e q rode em qualquer programa emulador de iso mas preciso saber qual é a melhor opção

perguntou Jul 29 '13 às 10:01

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
365369372100

editou Aug 08 '13 às 19:09

nathmac's gravatar image

nathmac ♦♦
4611660

Resposta curta: ISO 9660

Formato UDF serve pra deixar "o disco aberto" e poder gravar mais coisas nele com o passar do tempo. Como você vai montar um disco de ROMS, supoe-se que usará tudo que der do disco, e provavelmente não vá querer acrescentar nada nele depois, sendo assim... ISO 9660.

Lembrando que formato UDF, não é qualquer CD / DVD ROM de qualquer aparelho que lê.

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 10:53

Aeejay_BMF's gravatar image

Aeejay_BMF
146

1Exato, vou fazer uma coletanea com emuladores roms e alguns softwares e nao vou querer gravar mais nada no CD, pensei q o Universal era para rodar em qualquer computador e qualquer aparelho, isso é verdade?

2 outra: quando eu crio uma iso o tamanho geral da iso aumenta se comparado com os arquivos separados ou fica no mesmo tamanho se eu somasse todos os MB dos arquivos separados?

3 posso criar essa iso com o meu burnaware free mesmo ele cria a iso com qualidade e sem dar erro?

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 11:07

gamemaniaco
365369372100

É o contrário. O ISO 9660 roda em qualquer dispositivo. o UDF hoje em dia roda na maioria... mas é um formato um pouco diferente, pois deixa o disco "aberto" pra que se grave mais coisas nele.

Quanto a tamanho, a ISO vai dar alguns poucos bytes a mais do que a soma de todos os arquivos. Pouca coisa, mas da um pouco a mais.

Quanto ao software que você vai usar pra gravar, se você tiver usando windows XP ou mais recente é muito provável que o único trabalho que você precisa fazer é arrastar os arquivos (ou a pasta organizada) pro "D:" (se o gravador de disco for o D, claro).

O Windows mesmo faz a ISO e grava no disco (DVD ou CD), só daí tem clicar na opcão "finalizar disco" antes de gravar... senão ele deixará o disco aberto em formato UDF.

Entretanto você pode usar o buraware free sem problemas também usando a opção ISO 9660

A dica boa, pra não perder mídias na gravação é gravar na velocidade mais BAIXA possível.

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 11:15

Aeejay_BMF
146

o estranho é q perguntei a burnaware o melhor formato e eles disseram q era o Bridge (ISO 9660+UDF)

eu apenas quero q a iso rode em qualquer aparelho e qualquer sistema mesmo q seja no futuro para não perder a compatibilidade e fechar o disco para não gravar mais é uma opção interessante para mim

sobre a velocidade eu sempre deixo em 4x mas tem algumas midias q só gravam de 8x para cima e não sei se 8x é uma velocidade segura, tipo tentei gravar alguns discos smartbuy em 4x com o burnaware free e só gravou em 8x

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 11:25

gamemaniaco
365369372100

Tem essa tbem, bem lembrado... grave no mínimo, desde que a mídia aceite... se tentar gravar 4x num disco que pede 8x, não vai dar certo.

Mas a rigor, sempre perdi mais mídias tentando gravar rápido.

Quanto a escolha do formato da ISO, considerando que quase sempre ou sempre esse cd ou dvd será usado em PC, a diferença que vai fazer é o tempo que o leitor vai levar pra reconhecer o disco... Qualquer formato resolve pra você. usando o "standart" 9660 só vai fazer o leitor reconhecer o disco mais rápido.

Entre o burnaware e o Windows. Olha... eu gravaria com o Windows mesmo. Acho mais fácil... mas, se vc ta com a iso montadinha no burnaware... manda ver lá mesmo.

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 11:31

Aeejay_BMF
146

Mas 8x é uma velocidade segira e sem chances de erro? no meu disco smartbuy tem escrito 52x mas a minima é 8x, enfim, eu coloquei no burnaware 4x mas gravou em 8x

eu vou usar em pc e notebook mesmo ate futuramente mesmo q nao é possivel rodar essa iso em outro aparelho

na escolha do formato no meu bunaware nao tem essa versao standart do 9660 eu so quero um formato compativel com tudo e com o disco fechado ja q vc disse q nao da para fechar o disco em udf

eu vou gravar e criar a iso no burnaware free mesmo pq ele é mais recente versão 6.4 e o windows xp é antigo

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 11:48

gamemaniaco
365369372100

Não, calma... você pode usar o UDF e ainda assim fechar o disco e não possibilitar mais gravações. Não é por usar o UDF que o disco permanecerá aberto. O UDF PERMITE deixar aberto... mas claro, pode ser fechado em definitivo. basta marcar no check box "finalizar disco" ou algo do tipo que o programa te sugere.

Eu não tenho como saber as opções que o burnaware está dando pra você, pois estou em um mac.

Mas que me lembre os formatos de disco são UDF / ISO 9660 / JOILET e UDF com ISO9660 (misto ou bridged)

A opção ISO 9660 é o formato mais antigo de CD-ROM (ou DVD-ROM, tanto faz). Mas se você não a encontra aí (ou pelo menos não com esse nome). Escolha qualquer formato, desde que você "feche o disco"... o burnaware tem que te dar essa opção.

Como você vai usar esse disco em um notebook, vai ser muito difícil você "errar" escolhendo algo que o PC não possa ler.

Ficaria mais fácil pra eu te ajudar, se estivesse vendo as opções que aparecem na sua tela... mas não tenho essa possibilidade, então te sugiro que independente do formato que você escolha... SE aparecer a opção "fechar disco". Marque ela. Se não aparecer essa opção pra você, é porque provavelmente o formato que você escolheu, não permite deixar o disco aberto. E assim já estará solucionado seu problema.

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 12:17

Aeejay_BMF
146

No Burnaware Free Escolhi a opção iso960+UDF e fui em opções lá tinha assim: ISO usar configurações automaticas (marcada) iso 9660+joliet Iso level 2 (31 chars) permitir mais q 8 subpastas (marcada), permitir mais q 255 caracteres no caminho (marcada), adicionar extensão da versão de arquivo iso ;1 (marcada), permitir mais q 64 caracteres para nomes joliet (marcada)

na aba udf tinha usar configurações automaticas (marcada), tipo de partição UDF Phisical, versão do sistema de arquivo 1.02

na parte q corresponde a criar disco de dados em opções tem uma opção para marcar ou desmarcar com o nome de Finalizar disco ( não será mais possivel gravar neste disco) e essa opção está desmarcada

caso essa opção funcione, então a melhor escolha é iso9660+UDF?

link permanente

respondeu Jul 29 '13 às 22:49

gamemaniaco
365369372100

Então, provavelmente deve ter funcionado. Infelizmente não pude ficar aqui ontem.

link permanente

respondeu Jul 30 '13 às 09:43

Aeejay_BMF
146

1 Posso mesmo criar a iso usando o sistema bridge (9660+UDF)? vai rodar em qualquer aparelho e sistema ate futuramente?

2 vou criar a iso usando varios arquivos como roms emuladores e programas as roms e emuladores estão todos compactados, há algum problema de corromper ou danificar ou deletar algum arquivo no processo de criação da iso? ou posso ficar tranquilo q essa possibilidade nao existe?

link permanente

respondeu Jul 30 '13 às 15:02

gamemaniaco
365369372100

editou Jul 30 '13 às 15:03

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×112
×73
×42

pergunta feita: Jul 29 '13 às 10:01

pergunta lida: 17,505 vezes

última alteração: Dec 28 '14 às 12:17