Óculos 3d ativo ou 3d passivo, qual é o melhor para a TV?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Boa noite,

Vou comprar uma TV e não sei qual escolher, 3D passivo ou ativo? Vocês recomendam qual?

Desde já, obrigado

PUBLICIDADE

Respostas

nathmac

Especialista

10 anos atrás

oi! td bem?

Os óculos passivos são os mais comuns e utilizam cores para “enganar” o cérebro. Geralmente, uma lente é azul e a outra é vermelha, Os óculos ativos são diferentes. O trabalho deste equipamento é decidir quando cada olho pode ver a imagem da tela. Se quiser saber mais, recomendo dar uma lida na matéria: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/o-que-e-a-tecnologia-3d-e-como-assistir.html

espero que ajude! ;)

10 anos atrás

Ambas as tecnologias possuem vantagens e desvantagens:

3D passivo

  • Vantagens: Usa óculos baratos que funcionam sem bateria (como os do cinema); os óculos 3D são compatíveis com os óculos convencionais das pessoas.
  • Desvantagens: Pode haver pequena redução na qualidade da imagem; o efeito pode ter distorções em certos ângulos e/ou locais da sala.

3D ativo

  • Vantagens: Qualidade máxima de imagem
  • Desvantagens: Usa óculos mais caros que necessitam de bateria e podem não ser compatíveis com os óculos convencionais; o brilho da imagem será menor devido ao fato dos olhos ficarem tapados alternadamente; pode causar náusea ou cansaço nas pessoas.

Em geral as TVs com 3D passivo são mais baratas por ser uma tecnologia mais simples de implementar. Mas observe que para aproveitar tudo o que o 3D tem a oferecer, você deve usar um aparelho de Blu-ray compatível com 3D, um cabo HDMI compatível com este aparelho e assistir a filmes que estejam em 3D.

sando_ms

Moderador

10 anos atrás

Os óculos 3D ativos têm muitas desvantagens:

  • Tem que recarregar.
  • Abre e fecha a lente de cada lado alternadamente, causando mais 3 problemas seguintes.
  • Cansaço visual.
  • Tremulação da imagem (Flicker), mesmo nas TVs rápidas.
  • Depende da proximidade da TV para sincronizar os óculos.
  • Custo maior dos óculos e do sincronizador na TV.

Os óculos 3D passivos possibilitam duas imagens diferentes em tela cheia para jogos e nos modelos mais novos possibilitam dois programas diferentes com uso de fones de ouvido, você pode assistir ao jogo e sua namorada assistir a novela em tela cheia.

7 anos atrás

Essa história de ativo ter melhor qualidade que passivo, para mim que sou usuário de 3 marcas, duas com realidade virtual passiva e uma com ativa não convence. Apesar da Ativa ser 55" (Samsung) prefiro assistir meus filmes e programas na de 47" (LG) que me proporciona uma melhor funcionalidade e tranquilidade durante o entretenimento. Inclusive no site da Netflix é possível acessar menu do filme sem ter de sair do filme, já na Samsung por exemplo, se quiser mudar o idioma, tenho de sair da exibição para acessar o menu e alterar. Hoje, para quem gosta de funcionalidade (de funcionar e não de função) não recomendo Samsung, apesar de ter uma com Evolution Kit que permite atualização, mas também é um acessório caro.

7 anos atrás

Fiquei muito arrependido a 2 anos quando adquirir uma TV Samsung UN55F7500AG com comando de movimento e voz, 3d e outras funções, uma porcaria, não é funcional, tenho de desativar o comando de voz, pois fica acionando no meio das cenas em exibição, sintonizar 3d é um saco, isso sem contar que algumas vezes cai o sincronismo entre óculos e tv no meio do filme, uma verdadeira chateação. Samsung 3d never more, muito cara e pouco funcional. Já a LG não tem frescura, é só colocar os óculos e aproveitar a diversão, assim como também é a Panasonic. Outra coisa sobre a realidade virtual 3d Samsung Ativa: não apresenta nenhuma vantagem em termos de imagens ou realidade virtual, quando comparada a realidade virtual 3d passiva usada pela LG e Panasonic. Tudo balela. Afirmo porque tenho TV 3d Panasonic (boa), LG (ótima), Samsung (péssima), só dinheiro e nenhum benefício. Ainda não troquei porque infelizmente não foi barata e o momento econômico não é favorável.

9 anos atrás

Existe a redução de resolução sim amigo, já li muito sobre o assunto e a imagem msm sendo full hd é dividida em duas linhas e os olhos juntam sim a imagem para formar o efeito 3d mas cada imagem destas msm depois de juntasficam com a qualidade comprometida sim. É a metade da qualidade msm literalmente.

9 anos atrás

olá deepouter, eu possuo as duas televisões uma LG e outra Samsung, por mais que se junte a imagem formando uma simulação 1080p no modo passível é perceptível um decaimento da qualidade da imagem principalmente em games. Sobre o abre e fecha dos óculos não é isso que causa tonturas, ataques epiléticos, mas sim a profundidade que o 3d dão a imagem independente de tecnologia.

Como disso antes se for pra ver filmes aconselho a tecnologia passiva, se for pra games aconselho a tecnologia ativa.

9 anos atrás

Independente disso spicy_question, outro fator importante a ser considerado é que a resolução do 3d passivo é a metade, isso pela polarização da imagem, isso é devido porque todo processamento é feito na TV, ou seja se você vê um filme 1080p, terá apenas 540p. Porque sistema passivo trabalha com uma linha é para o olho esquerdo e a seguinte para o olho direito. O 3d ativo a resolução continua a mesma em cada olho, pois a polarização é feita pelo os óculos.

Minha opinião se for pra vê filmes? Acho que a 3d passivo resolver, mas se for pra games 3d ativo com no mino 120H é essencial.

9 anos atrás

Tenho um LG com 3d passivo e uma Samsung 3d ativo. Vou resumir: O ativo dá show no passivo sem comparação, isso porque pra mim quando estou assistindo um filme, deito no sofá fico fora de ângulo central com a TV, mudo de posição etc., ou seja se você é que nem eu que não fica no centro da TV e não esquenta em comprar baterias de R$ 4,00 de 3 em 3 meses não pense duas vezes compre uma com tecnologia ativa.

10 anos atrás

Nathmac, os óculos com lentes coloridas azul/vermelho são apenas um artefato, uma gambiarra, para permitir a visualização de imagens com leve efeito de profundidade. Pessoalmente eu não diria que esses são óculos 3D de verdade. Os óculos passivos de verdade são aqueles usados em salas de cinema 3D (os modelos que são sem bateria).