Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

A primeira carga da bateria do celular deve durar 24h?

Perguntou 12 anos atrás

Resolvido

Sempre que compramos um celular, os vendedores alertam que a primeira carga da bateria deve durar 24 horas, com o celular desligado. 

Os fabricantes não informam esse procedimento nos manuais. É verdade ou mito que devemos carregar a bateria do celular durante as 24 horas impostas pelos vendedores?

PUBLICIDADE

Respostas

11 anos atrás

Muito embora, hoje, via de regra, não exista mais a necessidade de uma recarga tão demorada para as primeiras vezes, vale destacar que muitas marcas ainda recomendam, ao menos, que a primeira recarga da bateria seja feita por um período mais longo (entre 3-6h, dependendo do dispositivo e fabricante).Então a maior dica é: siga a orientação descrita no manual do produto! Apesar de ser uma recomendação extremamente simples, muita gente, por pura preguiça, deixa de se atentar para isto. Outras dicas: 

• Sempre usar o carregador original e dentro das especificações de rede elétrica exigidas pelo fabricante;
  • Evitar que o aparelho descarregue por completo;
  • Recarregar em local seco, arejado e sem exposição direta ao sol ou qualquer outra fonte de calor; 
  • Evitar oscilações de energia elétrica e gambiarras, como plugar o carregador numa infinidade de adaptadores/extensores de tomada elétrica. 

Enfim, use sempre o recarregador original, plugue numa boa tomada, retire a capa/case na hora de recarregar a bateria, se atente para que o local seja ventilado e abrigado do sol e faça a recarga antes da bateria se esvair por completo. Parece muita coisa mas não é! 

Tais detalhes simplórios fazem toda a diferença!

wanderbil

Membro

12 anos atrás

Não para celulares de hoje em dia, pois eles não tem a bateria de antigamente, "bateria NiCd".
Hoje as baterias são feitas de lítio-íon (Li-on) ou de níquel-metal-hidreto (NiMH), não sofrem com o efeito "memória", POREM, não podemos descartar que a bateria tem tempo de vida (em média, uma bateria resiste a 500 recargas). Ou seja, cada vez que você recarrega a bateria, esteja ela esgotada ou não, um ciclo é computado. Por isso, fabricantes recomendam que a bateria só seja recarregada quando estiver vazia, mesmo nos modelos não afetados pelo efeito memória.

Abraços!

Mari_2020

Membro

9 anos atrás

Na minha opinião, como o tipo de bateria varia de acordo com cada aparelho, é só seguir o que diz o manual do fabricante ;)

nicolly

Membro

9 anos atrás

A bateria do celular tem muitos "mitos". Olha só alguns: "Dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones"

10 anos atrás

Tem muita gente recomendando coisas sem citar a fonte e razões técnicas. No link a seguir tem um artigo que explica em detalhes como cuidar bem da bateria de celulares e notebooks.

Link:http://techfacil.escolhafacil.net/evite-bateria-fraca-notebook-celular-tablet-aumente-vida-util/

Não precisa carregar a bateria por 24 horas, porque isso na verdade é impossível. O carregador de celular é inteligente, sabe quando a bateria está cheia e pará de enviar energia.

Carregue a bateria só até quando o próprio celular indicar que está cheia.

Tem um cara abaixo que fala que escreve sobre ciclos de recarga e vida útil. Ele fala que a bateria tem uma espécie de contador de ciclos e que para de funcionar depois que atinge o limite. Isso está errado.

Bateria pode durar anos, milhares de ciclos. Dura até acabar, não tem esse de "programação para morrer".

No link que eu citei acima, explica até que é melhor não deixar a bateria chegar a 100% de carga. Explica com fundamentos científicos, não tem "achismo". Vale a pena ler.

11 anos atrás

Dias atras a tia dum amigo meu comprou o Galaxy Pocket Neo, ela disse que o vendedor a mandou descarregar o celular por completo antes de colocar para carregar por 12 horas seguidas. Por que esse "mito" ainda persiste? Ou realmente é necessário? No manual do barbeador elétrico do meu irmão veio um aviso de que a primeira carga da bateria deve ser de 24 horas.

willihb

Membro

12 anos atrás

Para os smartphones atuais isso ñ é necessário. Apenas aqueles celulares mais antigos....

12 anos atrás

Amigo, creio que seja mito, não existe necessidade de deixar carregando por 24 horas ininterruptas.

Purukinho

Membro

12 anos atrás

ja ouvi falar sobre isso, nao sei se é verdade. porem acho 24 horas muito.

PUBLICIDADE