Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Como reduzir tamanho de vídeo sem perder a qualidade da imagem?

Perguntou 11 anos atrás

Resolvido

Pessoal, eu vejo que há por aí vídeos de alta qualidade, com tamanho muito pequeno, sempre no formato MP4 ou MKV, porém se eu converter usando o FormatFactory ou outro conversor comum, o tamanho não diminui, às vezes fica até mais pesado, e ainda há uma perda grande na qualidade da imagem.

Por exemplo, filmes blu-ray de vários GB que ficam pesando menos que 1GB, e não dá pra perceber a perda de qualidade (sempre há perda, isso não dá pra mudar, mas nesses casos não dá pra notar, então não faz diferença). Eu vejo também episódios de desenhos antigos ou de seriados, que conseguem deixar a um tamanho muito pequeno, e com a qualidade como se não tivesse nem mexido no arquivo original.

Então procurei saber como faziam isso, e me deparei com os programas HandBrake e MeGUI, segui vários vídeo-tutoriais no youtube, segui tudo à risca, o passo-a-passo, mas meus vídeos não diminuíam 50%, 80% do tamanho, eles simplesmente diminuíram muito pouco. Só que cada tutorial fala uma coisa diferente, não sei qual deles é o correto a se fazer. Eu testei em um vídeo .AVI de 180MB, e ele diminuiu para... 177MB. Alguém que entende dessas coisas pode me dar umas dicas? Eu quero deixar meus vídeos com tamanho bem pequeno, porque gosto de mantê-los armazenados acabo não tendo os de qualidade muito boa, por causa justamente do espaço pra armazená-los.

PUBLICIDADE

Respostas

sando_ms

sando_ms

Moderador

11 anos atrás

Uso codec DIVX que dá a maior compressão, você pode usar:

vedovati

Membro

7 anos atrás

Não tem como economizar espaço no HD sem perder qualidade no vídeo, isso é impossível, tenho experiência nisso, pois trabalho com edição de vídeo a mais de 30 anos.

7 anos atrás

Estoua 3 dias tentando variso programas para diminuir meu video sem sucesso consegui com o freemaker uma dica do forum aqui do tt e deu certissimo

aurelio

Membro

8 anos atrás

Instalei o handbrake e como o amigo falou o programa é realmente fenomenal e gratis. Acabei com o meu problema de postar vídeos em qualidade HD no youtube. Existem várias configurações no programa. consegui reduzir um vídeo de 4 GB para 350 MB com perda de qualidade quase imperceptível, incrível este programa, reduziu em torno de 11 vezes o arquivo. Ele escaneia o arquivo em menos de 5 segundos, e no meu caso levou 22 minutos para converter o arquivo de 4 GB. Dou os créditos aos desenvolvedores do programa, ao amigo carlosedu que deu a dica e ao amigo do youtube que dá uma dica muito fácil e rápida de configurar e usar o programa, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=7zCZXMpBws4

carlosedu

Membro

9 anos atrás

Olá amigo, vou te dar a faca e a manteiga, depois o seu trabalho será só comer tá bom? E o seguinte eu estava passando por maus bocados, pois meus vídeos são sempre em HD, então demorava o dia inteiro (isso mesmo) para upar meus vídeos para o youtube, resolvi dar um basta e eis a solução....HandBrake!!! Esse programa é fenomenal!!!

Entra aqui e segue a risca a tutorial e eu te garanto que vc vai ver a diferença do tamanho dos arquivos, e o melhor...sem perder qualidade nenhuma!!!

http://www.tecmundo.com.br/youtube/7881-youtube-como-enviar-videos-mais-rapido.htm

No meu caso um arquivo de 1.50 GB caiu para 6000 e o outro de 800 caiu para 300...e quando comparei os dois arquivos e a qualidade visual era a mesma!!

Um abç e espero ter ajudado!

rynaldo

Membro

9 anos atrás

Ao amigo que começou o tópico, na verdade voce está no caminho certo. O Handbrake e o megui são sem duvida alguma, os melhores compressores de video do mercado. Basta para isso utiliza-los de forma correta. E corrigindo seu comentario, um video de por exemplo 1 hora, que teria digamos 1.5 giga, pode ser compactado facilmente para 300 ou 400 Mb com pouquissima perda de qualidade...uma compactação próxima a 500%.

10 anos atrás

editado pela moderação

PUBLICIDADE