2
1

Pessoal, preciso de um help! Estou meio perdida!

Preciso criar um software com funcionalidades simples para controle de estoque e vendas desktop.

Eu aprendi JAVA na faculdade, mas não sou expert e já ouvi falar que para desktop não é muito usada. Pesquisei e vi que muitos usam Delphi ou VB para software desktop. Outro usam C#.

Estou disposta a aprender uma nova linguagem, mas não sei qual usar.

perguntou Oct 21 '13 às 03:21

Grasan's gravatar image

Grasan
11113

editou Oct 21 '13 às 12:53

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
8.0k404251

Faça na linguagem que você possui o conhecimento, seja ela muito ou pouco usada, a menos claro, que o seu cliente tenha solicitado que o programa tenha que ser em uma linguagem específica.

Você deve programar de acordo com o seu conhecimento, podes desenvolver este sistema em java já pensando em futuramente disponibiliza-lo na versão mobile (caso você saiba desenvolver apps móveis).

Faça uso das práticas de gerência de projetos antes de começar a desenvolver. Crie um projeto e passe por todas as etapas, elicitação de requisitos, desenvolvimento do escopo e assim por diante. Não sei se você já é formada ou está cursando a faculdade, portanto vou indicar que use o guia PMBOK como base para seu projeto.

Espero ter ajudado. abraço!

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 08:42

viniciusc1993's gravatar image

viniciusc1993
11336

editou Oct 21 '13 às 08:43

Olá! Eu já me formei e vi durante a faculdade todas as fases de um projeto. Eu até tenho o software com funcionalidades como cadastrar, gerar relatório praticamente prontas porque eu guardei os projetos que fiz durante a faculdade. Minha preocupação era com a parte visual e se usando JAVA o software não iria ficar lento no PC do cliente. Vai ser instalado em windows 7, em uma máquina que também é usada para fins particulares. Continuo com JAVA mesmo ou posso tentar o VB? obrigada

(Oct 21 '13 às 23:02) Grasan Grasan's gravatar image

Eu recomendaria continuar com o java. Quanto ao tempo de processamento a linguagem é praticamente irrelevante, o que vai fazer o programa "rodar liso" são a máquina e a forma como você vai formular os algoritmos dentro da aplicação. Otimize ao máximo os algoritmos de busca para não fazerem consultas desnecessárias ao BD, isso sim faz com que a aplicação se torne lenta.

Eu utilizo a IDE NetBeans, onde é possível desenvolver a parte visual de maneira bem prática, já que ele possui uma ferramenta de "auto-preenchimento" que lhe fornece opções de comandos "prontos" do java.

OBS: Você comenta na questão ter ouvido dizer que java é pouco usado em Desktop... JAVA é a segunda linguagem mais usada do mundo, atrás apenas do C.

(Oct 22 '13 às 08:39) viniciusc1993 viniciusc1993's gravatar image

Existe a opção do Java para desktop, existe uma vantagem importante em relação às outras linguagens; o sistema pode ser atualizado automaticamente, evitando o trabalho de reinstalar as novas versões em diversas maquinas.

Existe um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) “NetBeans” que é grátis e tem arquitetura aberta, disponibiliza um servidor de aplicações “GlassFish” muito poderoso e alguns banco de dados como JavaDB e MySQL.

Veja o site do NetBeans: https://netbeans.org

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 12:51

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
23.5k414554

editou Oct 21 '13 às 12:53

Só não se esqueça que Java é um pouco pesada pra aplicações desktop. Apesar de nunca ter trabalhado com C#, pra desktop deve ser melhor opção do que Java ou Delphi(este obsoleto).

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 14:20

alasemard's gravatar image

alasemard
3114

Discordo que o java seja pesado para um desktop, a maquina virtual JAVA é ate mais leve que a maquina virtual .NET usada no C#.

(Oct 21 '13 às 15:36) spicy_question spicy_question's gravatar image

Pois é... nunca tive contato com .NET. Mas também não tive boas experiências com Java desktop. Se você diz que Java é mais leve do que .NET para desktop, então é melhor ir de "finado Delphi" mesmo...

(Oct 21 '13 às 15:57) alasemard alasemard's gravatar image

O Delphi pertence a Embarcadero, e agora tem uma versão que também gera codigo para o IOS e ANDROID.

http://www.embarcadero.com/products/delphi

(Oct 21 '13 às 16:18) spicy_question spicy_question's gravatar image

Que o Delphi foi comprado pela Embarcadero, isso eu já sabia... mas não sabia dessa de gerar código para móveis... É melhor ir de "finado Delphi" mesmo. Digo finado porque a tendência são as aplicações web (que podem ser adaptadas para móveis ou adaptadas para serem nativas de SO's móveis com o PhoneGap). Mas como o colega necessita de aplicação desktop, o Delphi é muito eficiente, embora em amplo desuso.

(Oct 21 '13 às 16:27) alasemard alasemard's gravatar image

Também acho que um sistema para WEB é mais flexível, o HTML5 permite até acesso à banco de dados.

O "Netbeans" e outras IDEs já tem suporte ao HTML5.

(Oct 21 '13 às 17:21) sando_ms ♦ sando_ms's gravatar image

Oi @Grasan,

Você pode pesquisar na Internet mesmo se já não existem soluções prontas que atendam a sua necessidade ao invés de construir o aplicativo do ZERO. Desta forma você minimiza seus riscos e garante qualidade ao desenvolver um aplicativo em menos tempo e com menos esforço. A linguagem de programação não é um fator importante, mas se quiser mesmo assim usar uma para desenvolver aplicativos desktop Windows, tanto o Delphi quanto o Visual Basic são boas opções...

SUB-ZERO

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 19:58

cefb_brandao's gravatar image

cefb_brandao
(suspenso)

editou Oct 21 '13 às 22:50

1

olá! é pra desktop windows, somente uma máquina. Sendo que este PC também é usado para fins particulares também! Minha dúvida com o JAVA era justamente se o software iria ficar lento e por isso eu faria o software em outra linguagem. Estou quase decidindo por VB ...obrigada!

(Oct 21 '13 às 22:57) Grasan Grasan's gravatar image
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "titulo")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "titulo")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×82
×66
×28
×3
×3

pergunta feita: Oct 21 '13 às 03:21

pergunta lida: 3,491 vezes

última alteração: Oct 22 '13 às 08:39

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade