Cooler fazendo barulho muito alto no PC: como resolver?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Gente, o cooler está fazendo barulho. Sabem diminuir? De uns dias para cá notei que o barulho vindo do cooler está muito mais alto do que costumava ser. O meu cooler tá barulhento! Li que limpar às vezes pode diminuir esse ruído, mas eu já fiz e não adiantou muito. Colocar óleo lubrificante pode ajudar? É seguro? O que devo fazer para deixar o cooler silencioso? O cooler em questão tem uns 3 anos, não me lembro a marca muito menos o modelo, é melhor trocar? Se sim, por qual?

PUBLICIDADE

Respostas

2 anos atrás

Olá, silveirarita,

Separei esse link com algumas informações que podem te ajudar:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/ruidos-no-notebook-veja-as-possiveis-causas-e-como-solucionar-o-problema.html

Depois conta pra gente se deu certo! :)

sando_ms

Moderador

10 anos atrás

A solução fácil e econômica é lubrificar, as ventoinhas possuem uma parte removível que serve para lubrificar, pingue umas gotas de óleo de maquina que é mais viscoso, feche novamente e recoloque o adesivo ou mesmo troque por uma fita adesiva:

alt text

10 anos atrás

Imaginei que você quisesse arrumar apenas o do processador. Cooler de fonte geralmente fica barulhento mas, caso não seja muito escandaloso e interminável, não pega nada não. Testa a fonte e, quando fizer o barulho experimente dar umas batidinhas bem no centro daquele desenho/ranhuras da posição do cooler, onde sai o ar quente; Se o barulho parar, é porque o eixo já está um pouco torto ou até mesmo meio solto. Tente desmontar, limpar e fixar novamente.

10 anos atrás

Neste caso é melhor trocar por um novo,pois deve ter dado folga no rolamento dai surge a vibração e consequentemente o baralho.......

5 anos atrás

Caros, em todos os fóruns sobre o assunto sempre aparece um pereba para tripudiar, mandar comprar outro, chamar de pão duro, etc. Porém o que estes desprovidos de intelecto não sabem é que, conforme o tipo de computador (especialmente os ultra-books), as ventoinhas são muuuito caras, pois são fabricadas especificamente para o modelo.
Se este for o seu caso, vale a pena removê-las para uma limpeza e em seguida lubrificar o eixo com um lubrificante viscoso, tipo vaselina em pasta ou graxa de silicone. Óleos lubrificantes, além de logo perderem eficiência, podem escorrer e reter poeira, ou até danificar componentes.
O ruído ocorre quando o mancal do eixo da ventoinha se desgasta, gerando folga. Aplique o lubrificante viscoso somente no eixo e em pequena quantidade. Isso vai eliminar completamente o barulho. Mas não espere milagres: com o tempo o ruído voltará e terá que repetir a operação.
Só fique atento se a ventoinha não travar de tanto desgaste, para não haver superaquecimento. Aí não tem jeito, tem que trocar.

fredgol

Membro

10 anos atrás

RESUMINDO : COMPRA OUTRO NOVO SEU PAO DURO !!!!

10 anos atrás

Cara... Vc pode ir nos infos procurar por lojas especializadas em cooleres e vc consegue coisa barata ou com qualidade melhor... Depende do q vc procura... É melhor do q vc limpar cara... Tipo, o cooler tá refrigerando algo q esquenta bem e é necessidade tê-lo ali... Aí vc limpa e bota óleo... Legal... Ficou melhor... Mas o óleo vai funcionar como um captador de sujeira e dessa vez ele pode não fazer barulho, ficar bem sujo e travar... E sua peça queima por aquecimento.... Aí te pergunto... Valeu a pena? Eu já vi isso acontecer demais nesses meus 15 anos trabalhando com isso.... Se vc vai monitorar teu cooler, aí até vale a pena limpar, mas vc vai estar sempre dando uma olhada nele e nem td mundo quer ter esse trabalho de ficar checando pra ver se tá funcionando bem ainda....
Se vc opta por comprar, vai nessas lojas q falei e compra um cooler melhor um pouco mais caro q durará um pouco mais e q seja mais silencioso... Vc vai ficar mais satisfeito cara.... Pesquisa antes sobre marcas e modelos silenciosos na net....
Vai valer a pena e sua peça ficará quase como nova por causa da troca do cooler... Óbvio q teve perda de performance, mas com um bom cooler funcionando bem, vc pode nem notar e até achar q melhorou por causa da melhora na refrigeração e diminuição do calor....

10 anos atrás

Não viaja.... Mac tb tem cooler e com o tempo tb fica sujo e pode ter ineficiência em respirador, vibrações ou barulho... Se não sabe, não faz fama pq o nome Mac por si so não resolve td...

philbusta

Membro

10 anos atrás

Compre um Mac

10 anos atrás

Olha,

Não quero parecer ou, menos ainda, ser, grosseiro, mas, francamente, este seu caso é um típico exemplo de economia boba: cooler custa barato e evita sérios problemas, como superaquecimento de uma placa ou processador. Não compensa tentar arrumar pois você não vai ter a mesma segurança de uma peça nova, logo, nem a tranquilidade de ter efetivamente sanado o problema. E outra, as vezes o barulho some mas o problema continua. Na maioria das vezes, o barulhinho é por desgaste natural da peça, que com o tempo vai desalinhando o eixo e desbalanceando, por isso que muitas vezes uma limpeza e lubrificação esconde o barulho mas não evita que o cooler "chegue ao seu fim". Trata-se de uma peça com vida útil relativamente curta e até por isso custa barato. Portanto, a recomendação é que você troque a peça e, inclusive, aproveite o ensejo e faça uma boa limpeza interna do PC. Como se trata de processador e, com o verão ai, pode também já estar na hora de trocar a pasta térmica. Ai sim você terá uma manutenção preventiva completa, barata e ainda um PC mais "confortável", vez que será novamente silencioso e esquentará menos que antes.

Fica a dica.

Abraço.