Como saber qual fonte de energia devo usar?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Bom dia,

Atualmente tenho uma loja de informática, e o problema vem quando recebe um pedido para montar um computador Gamer ou Comum, tenho duvidas na hora de falar qual a fonte deve ser usada, alguém pode me ajudar como faço para descobrir isso e falar com convicção hora que o cliente efetuar o pedido sem ter a necessidade de correr para sites de fazem esse calculo, por favor me ajudem...

PUBLICIDADE

Respostas

10 anos atrás

Para o calculo você deve se basear principalmente no processador utilizado e na placa de vídeo.

Exemplo: Digamos que você vai montar um PC baseado no processador AMD Athlon II X2 270 sem placa de vídeo então temos:

AMD Athlon II X2 270: 65W

HD: 15W

CD/DVD:15W

Placa mãe:35W

RAM : 5W para cada pente

Some-se a isso 20% para os demais componentes (leitor de cartões, coolers, etc)

Então temos aproximadamente: 162W
A dica é sempre sobrar potencia então nesta configuração podemos utilizar uma fonte de 220W,230W ou 250W

sando_ms

Moderador

10 anos atrás

Com configurações comuns pode-se escolher a potencia da fonte consultando no site do fabricante da placa de vídeo, que informa a potencia real mínima exigida, use marcas reconhecidas como ZALMAN, Seventeam, Thermaltake e OCZ.

Para mais detalhes das necessidades de potência numa configuração, veja este tutorial do Techtudo:http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/09/como-escolher-fonte-ideal-para-o-pc-com-calculadora-de-alimentacao.html