Olá, boa tarde. Gostaria de saber se existe alguma maneira de recuperar dados (fotos, músicas, PDF, Excel, etc.)de um HD externo. Pude perceber que o que causou o problema foi o cabo. Gostaria de poder resolver por conta própria. Li em muitos fóruns que alguns programinhas baixados pela web, podem recuperar. Experimentei alguns, mas todos limitam em poucos GB a recuperação, podendo ampliar essa capacidade, mediante pagamento (em dolar!). Opção por mim descartada de imediato. Também obtive a informação de que, quem faz esse serviço, cobra muito caro. Será que não existe uma maneira de reverter os arquivos como eram originalmente, sem que seja necessário empregar algo exterior, ou estranho ao HD? Digo isso porque no momento que o problema surgiu, estava tentando transferir arquivos de imagem entre notebook e HD, era uma maneira confiável de armazenar muitas coisas que estavam ocupando meu notebook. Agora perdi a confiança em HD externo e fiquei sem meus arquivos, ou seja, tenho o "cofre", mas não tenho mais a "chave". Detalhe: O HD externo é um SAMSUNG 250GB 2.5 sata satellite. Agradeço desde já a atenção.

perguntou Dec 02 '13 às 16:47

mahmurakami_murakami's gravatar image

mahmurakami_murakami
1111

editou Dec 02 '13 às 20:05

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349237

Agradeço a atenção, mas para abrir um HD não e necessário que o ambiente esteja totalmente estéril e isento de toda e qualquer impureza?

mahmurakami_murakami's gravatar image mahmurakami_murakami (Dec 04 '13 às 17:33)

Realmente não pode abrir o disco interno, é só para abrir o disco externo, que é só uma caixa com um circuito que converte o sinal USB para o disco.

Veja que coloquei uma foto de um disco externo aberto, aparecendo dentro o disco comum.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Dec 04 '13 às 21:14)

@ailtondb,

Recuperação de dados não é uma ciência exata, aliada o fato de que muitas pessoas não levam em laboratórios especializados no assunto por medo do preço, tem coisas e coisas que tem prioridade na recuperação.

Não tem como julgar pois cada lugar segue uma metodologia, uns usam estrutura profissional, outros pegam varios softwares de recuperação e usam a metodologia "japonesa do sobrinho" apelidada carinhosamente de VENOKIDA.

Dependendo do volume de informação VALE sim o investimento, entre uma pasta de seriados e uma com fotos do batizado unica cópia, qual tem importância?

Tem que se previnir, inicialmente separando e classificando seus dados, uma coisa que infelizmente as pessoas não tem o hábito de fazer (o que não quer dizer que seja o seu caso)

abraço

link permanente

respondeu Nov 24 '14 às 11:59

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
22264921.4k

editou Nov 24 '14 às 12:00

Dentro de um HD externo existe um HD interno normal, que geralmente não é afetado pelo defeito na USB.

Então como está fora da garantia, abra e retire o HD interno e ligue num PC como o segundo HD, será mais um disco no Windows que poderá ser usado normalmente.

alt text

link permanente

respondeu Dec 02 '13 às 18:26

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455624.9k

editou Dec 04 '13 às 20:55

Ok, entendi seu ponto. O problema não é especificamente a entrada USB, porém foi o que causou o problema. Não estava bem encaixado ou desconectou sem querer, não sei bem o quê. Quando conecto o HD novamente no meu notebook, na tela onde aparecem os ícones dos discos removiveis, clicando em propriedades, aparece que ele está zerado. 0 bytes de espaço usado e 0 bytes de espaço livre. Diz também sistema de arquivos: RAW. Eu sei que tenho arquivos ali, e o que eu preciso é que eles voltem ao que eram originalmente, ou seja, arquivos em NTFS. Resumindo: os arquivos que estavam em NTFS transformaram-se em RAW, apenas e tão somente, porque o cabo deu uma “desligadinha” indevida. É por saber disso que acho muito estranho ter que baixar algum programa pra resolver. Essa conversão indevida ocorreu sem eu precisar de nenhum programa, porque eu não posso desfazer de uma maneira assim simples.

mahmurakami_murakami's gravatar image mahmurakami_murakami (Dec 06 '13 às 02:34)
1

No caso o disco perdeu a formatação, existem programas que recuperam como R-Studio veja o artigo do Techtudo:

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/r-studio-data-recovery-software.html

Tente primeiro recuperar a partição que pode voltar tudo ao normal.

Se não der certo o jeito é recuperar individualmente os arquivos, neste caso copie os arquivos para outro lugar e formate completamente o disco para recuperar e/ou apontar possíveis danos na superfície.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Dec 06 '13 às 05:28)

Gente,

Há uma solução bastante simples e eficaz. Pegue um CD com o S.O. LINUX (Ubuntu, CentOs, Red Hat, etc) e dê boot na máquina com ele no leitor de CD/DVD. Escolha a opção de "experimentar" em vez da "instalar" (normalmente, há essas opções no Linux). Quando o Linux terminar de carregar, plugue o HD externo na porta USB. Pronto! Ele aparecerá na "área de trabalho" e você terá acesso a todos os dados contidos nele. Espero que esta dica seja útil.

link permanente

respondeu Apr 05 '15 às 19:14

jaugsendim's gravatar image

jaugsendim
16

@jaugsendim

quem dera todos os casos fossem fáceis assim bootando um linux, um terço de sucesso em casos de pane se resolve dessa forma.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Apr 05 '15 às 19:26)
1

Oi marcmira,

Não digo que esta seja a solução para TODOS os casos, mas, para a maioria, este procedimento funciona e é bastante fácil. Não custa tentar antes de se ter um trabalho maior.

jaugsendim's gravatar image jaugsendim (Apr 06 '15 às 16:23)
1

e que a forma que voce fala o assunto parece que é fácil, por isso discordo que na maioria dos casos funciona, é menor a taxa, mas é com opiniões variadas e lembrando de alguns procedimentos que se chega ao bem maior, alguém chegando aqui e resolvendo com as orientações variadas.

Abraço @jaugsendim

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Apr 06 '15 às 16:33)

Tem que tomar muito cuidado com HD externo, nunca confie 100% nele, mantenha backups em outro lugar, já vi varias pessoas perderem muitos anos de fotos por exemplo.

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 07:57

Luiz%20Ortiz's gravatar image

Luiz Ortiz
1012171.1k

Estou finalizando esta questão . Achei a solução ! Era mesmo o que eu buscava. Não foi necessário nenhum "programinha", a solução estava aqui mesmo, no MS-DOS. Valeu.

mahmurakami_murakami's gravatar image mahmurakami_murakami (Dec 07 '13 às 12:20)
1

Mostra como você resolveu para deixar mais alternativas, mas de qualquer maneira ao usar comandos do MS-DOS você usou programinhas, os comandos MS-DOS são programas.

Para problemas nos discos uso o Hiren's que é um CD de Boot com diversos utilitários, a vantagem é que é um ambiente separado sem contaminações de vírus ou do sistema operacional defeituoso, veja como criar o Hiren's CD de boot que é grátis:

http://www.superdownloads.com.br/download/12/hirens-bootcd/

spicy_question's gravatar image spicy_question (Dec 07 '13 às 13:36)

O pessoal tenta te ajudar e você critica as soluções, sem dar um motivo objetivo.

Deixa de ser arrogante, que as soluções existem e não podem se adaptar ao seu conhecimento e gosto.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Nov 17 '15 às 23:38)

Caso ainda não tenha desfeito do HD, já tentou usar o Recuva? Ele é free e em todos os casos, que conheço, conseguiu recuperar os arquivos.

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 17:55

AlexMaia's gravatar image

AlexMaia
1136

sendo o samsung pde usar uma placa de um Sata/Ide semelhantem em capacidade e modelo já funcionou comigo nos modelos AM2

link permanente

respondeu Jan 31 '14 às 00:18

vinimost's gravatar image

vinimost
1

Oi, tenho um problema no HD também, só que nesse caso eu não consigo vê-lo nem como DOS, eu conecto na entrada usb, e a luzinha azul fica lendo, mas não faz mais nada. Alguém pode me ajudar...

link permanente

respondeu Mar 17 '14 às 16:40

familialinda's gravatar image

familialinda
1

Oi! Derrubei meu HD externo no chão, agora fica a luz azul acesa mas não funciona nada, tenho chance de recuperar? Alguém sabe como?

link permanente

respondeu Jul 15 '14 às 18:37

daianemuriel's gravatar image

daianemuriel
1

Acabei de derrubar o meu, caiu de uma altura de uns 40 cm... a luzinha azul não acende. Já tentei de tudo. A marca é Seagate. O anterior a este com quase 750Gb de arquivos creio que por causa de uma queda de energia apagou. Levei para uma loja em Recife e me cobraram R$ 600,00. Perguntei o porque do preço, se era pela quantidade de arquivos. Disseram que não. Era pela profundidade/complexidade do problema, da arranhadura etc... Mas não tinham idéia de quanto iam recuperar. Arrisquei e mandei fazer o serviço, visto que eram arquivos importantes demais p mim. Resultado: 600,00 por aquivos recuperados que 90% deles não eram os que eu mais tinha interesse. Percebi que não vale a pena. Alguém precisa criar HD externos que possam guardar um boa quantidade de dados mas que sejam menos sensíveis a acidentes e quedas de energia. Estou procurando um programa para tentar agora salvar esses arquivos que acabei de perder. Se alguém puder me ajudar fico grato.. E nunca mais confiar 100% nesses HDs...

link permanente

respondeu Nov 24 '14 às 11:48

Ailtondb's gravatar image

Ailtondb
1

Eu simplesmente criei uma nova partição no HD e daí consegui ler a partição que tava danificada.

link permanente

respondeu Feb 21 '15 às 23:40

benedourado2015's gravatar image

benedourado2015
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "titulo")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "titulo")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,164
×114
×106
×8
×8

pergunta feita: Dec 02 '13 às 16:47

pergunta lida: 106,538 vezes

última alteração: Nov 17 '15 às 23:38