Tenho um iPhone 4 há 3 anos. É um aparelho que sempre me satisfez bastante. Contudo, de uns meses pra cá o celular vem se mostrando lento, o que me irrita. Já resetei, fiz de tudo e não melhora.

Cheguei a uma conclusão: tá na hora de trocar meu celular. Pensei em outro iPhone (o iPhone 4s, pelo preço). Contudo, com mil e um quebradinho da pra comprar celulares muito mais potentes com Android e com tela maior (sim, isso me fazia falta, pois eu leio livros no smartphone). Fico pensando apenas na durabilidade. Será que um celular com Android vai me proporcionar um uso tranquilo (sem travamentos, lentidão e outras mazelas de idade do gadget) de mais uns 3 anos? Celular pra mim não é coisa pra se trocar todo ano.

Me ajudem.

perguntou Dec 05 '13 às 16:56

gfarrapeira85_2012_5's gravatar image

gfarrapeira85_2012_5
11221

editou Sep 21 '16 às 15:34

luciana_cardoso's gravatar image

luciana_cardoso ♦♦
2937442.1k

A época na qual os celulares da Apple eram MUITO melhores dos que tinham o Android como Sistema Operacional já passou faz tempo. Modelos atuais como o Galaxy S7 e LG G5, por exemplo, não deixam a desejar em nada em comparação com iPhone 6s, inclusive possuem recursos mais inovadores ainda, a exemplo das três câmeras do smartphone da LG.

Mesmo, existem os "Apple lover's", que preferem a câmera e o Sistema Operacional da maçã. Acho que a decisão deve ser tomada tenho em vista a quantidade de grana que o usuário pode desembolsar.

link permanente

respondeu Jul 13 '16 às 10:55

Carolina_Oliveira's gravatar image

Carolina_Oliveira ♦♦
5915286

editou Jul 13 '16 às 10:56

Vou ser honesto. Tenho um blog sobre tecnologia e escrevi um artigo completo sobre a questão de qual é melhor: Android, iPhone ou Windows Phone.

Antes que o moderador venha aqui e apague minha resposta, por favor leia minha nota explicativa no fim dessa resposta.

A razão que tenho para reabrir esse tópico, é que estamos em 2015 mas as respostas são de 2014 e 2013 ainda. De lá para cá foram 18 meses. Nesse período chegaram novos celulares ao Brasil, cujo destaque é para os celulares Motorola.

Na pergunta original, o tal @gfarrapeira85_2012_5 menciona que procurar um celular durável. Sua dúvida entre Android e iPhone é relacionada à isso.

Ninguém respondeu isso pro cara. Todo mundo ficou concentrado nessa de que "android é melhor" ou "ios é melhor". Melhor como? No presente? E a durabilidade.

É importante retomar a discussão nessa pergunta, para quem está lendo esse texto em 2015. Os celulares Motorola lançados em 2014 e 2015 trazem consigo um conceito de durabilidade inédito.

O iPhone sempre foi considerado mais durável porque seu sistema iOS era atualizado até mesmo para os modelos de três anos atrás. Assim, o iPhone de 2012, recebia atualizações do iOS ainda em 2015 ou até mais tempo.

No Android é raro ver esse ciclo de atualizações, com exceção dos novos Motorolas. Somente esse fabricante é que adota um ciclo de atualização rápido.

Celulares tão baratos quanto o Moto E 2014 são duráveis, tanto quanto um iPhone 5s do mesmo ano. Mas com vantagem de custarem até R$ 1.200 menos.

Celulares Motorola mais caros como Moto X 2014/2015 e Moto Maxx, além de serem duráveis e mais baratos que o iPhone, possuem recursos de potência, tela, memória e sensores mais avançados que o novo iPhone 6.

Isso sem mencionar o fator bateria e resistência, também importantes para a durabilidade. Galaxy Note 4 e Xperia Z3 são, respectivamente, campeões em bateria e resistência. Muito melhores que qualquer iPhone.

Aqui concentro minha resposta na questão durabilidade, mas no meu artigo mencionado acima, vou além disso.

NOTA AO MODERADOR

Você viu minha resposta acima. Viu que tem relevância, que é atual. Só porque tem link pro meu blog você marcar como spam? Que isso, só escrevo coisa relevante. Ninguém vai vir aqui no Fórum e escrever uma resposta tão técnica, tão boa, a troco de nada. Se o Fórum quer manter os "respondedores" de valor, precisa oferecer algo em troca. No meu caso, estou satisfeito e ter meu link publicado.

link permanente

respondeu Jul 30 '15 às 16:47

tarciso_melo's gravatar image

tarciso_melo
1210536

editou Jul 13 '16 às 11:07

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
31346227.9k

A partir do momento que se autopontua com login falso e chega batendo na mesa que sua resposta é melhor, eu ficaria com vergonha de acessar um conteúdo assim, nota 0 pela postura, vou deixar eternizado sua "melhor resposta atualizada" em prol de precisar divulgar seu conteúdo a qualquer custo.

Se eu tenho que relembrar as pessoas que aqui é voluntário, e você acha que precisa receber algo em troca...

Eu ajudo as pessoas sem vincular ao meu conteudo pessoal, é mais uma justificativa vazia para violar as regras do fórum, espero que tenha reflatido e queira ser um "respondedor" voluntário, como muita gente o faz, para ajudar por prazer, não para acessar blog.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jul 13 '16 às 11:09)

Cara tenho uma resposta simples e rápida, não sou fanboy da motorola pois uso galaxy, mas vou trocar, bem, Se você quer preço e benefício MOTO G , se não se importar com preços pega o MOTO X , se você for por modismo, vai de iPhone mesmo.

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 11:21

hora_alex's gravatar image

hora_alex
231

Eu tive Iphone 2, 3, 3gs mas resolvi mudar para a linha Galaxy, hoje tenho um S3 com Root e Cyanogenmod 10.2. e recomendo que sua compra seja de um Smart que tenha o Android Puro ! Pois a diferença entre os Customizados por fabricantes/operadoras e o Android Puro é gritante, é fato que algumas coisas na Touchwiz da Samsung parece ser mais bem feito mas nada se compara ao desempenho dos smarts com o Android Puro ou Cyanogenmod. Nexus4, MotoX, HTC One, S4 Google Edition...

É Fato que o IOS apresenta um SO muito mais estável e fluído mas nada justifica os preços exorbitantes praticados aqui no Brasil. Apple nos casos de Smartphone virou "Status" "Luxo". Até porque creio que a maioria dos Usuários não utilizam 50% da capacidade de um desses telefones, seja IOS ou Android.

Pagamos muito por algo que nem usamos direito.

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 11:41

diegopereira's gravatar image

diegopereira
324

1

Caro Diego, respeito tua opinião, principalmente em relação ao valores praticados no Brasil, porém, em relação ao considerar "luxo" ou de "não utilizam 50% da capacidade" eu discordo, eu utilizo tudo o que ele me oferece. Migrei para a Apple faz 3 anos e tenho todos os aparelhos deles, desde Mac, Apple TV, iPhone e iPad. Além de serem excelentes tenho a oportunidade de poder compartilhar todos eles, inclusive com os dos filhos e de minha mulher. Se você levar em conta o custo benefício, vida útil e de desenvolvimento, pois a Apple atualiza o IOS e OS X periodicamente, dos aparelhos, verá que a vantagem financeira seria comprar um Apple. O problema é que pensamos no gasto imediato, na hora da compra, e não a longo prazo (já foi assim comigo), desta forma queremos economizar na hora de comprar, o que, dependendo da escolha, a economia é mínima. Muitas pessoas arrependem-se depois, meu irmão, gastou +ou- R$ 1.700 em um Android 4 meses depois comprou o iPhone 5 por R$ 1.800, arrependimento caro. Como disse anteriormente, RESPEITO TUA OPINIÃO, cada um tem seus gostos e seus objetivos pessoais. Abç!!

cidtubino's gravatar image cidtubino (Dec 06 '13 às 12:04)
3

Esse é o problema da Apple, ou se vive em um mundo a parte ou nao se vive...o Android permite conexões com tudo quanto é tipo de aparelho, plataforma...nao tem nem comparação...e de verdade Diego se vc usasse realmente tudo o que um iphone possui já teria migrado para um android que lhe dá muito, mas muito mais possibilidades e com hardwares infinitamente melhores....

rafapoint's gravatar image rafapoint (Dec 06 '13 às 12:24)

Cidtubino mas veja bem, um Iphone hoje te custa 2.700,00 um Imac na média de 7.000,00 são quase 10 mil reais por um computador e smartphone. Que também se tornará ultrapassado em 3 anos. e pela metade do preço vc compraria um equipamento similar mantendo a mesma performance. Ou seja você gasta a metade do valor e fica atualizado e guarda a outra metade do dinheiro para um upgrade posterior. E a Apple tinha a vantagem de seus produtos não apresentarem defeitos mas ainda mantem o pós venda muito bom em termos de assistência, mas seu hardware apresenta defeitos ao longo do tempo também. Quanto as atualizações, a Google também mantem atualizado o Android, veja que em 4 anos foram 9 atualizações de SO. Mas é obvio que o IOS ainda é melhor, agora com a compra da Motorola, acredito que em breve veremos o Android Puro brigando de Igual p/ Igual com o IOS. Recentemente 2 amigos migraram do Iphone 3gs e 4 para o Nexus 4 e hoje estão muito satisfeitos com seus aparelhos. Cada um economizou 2 mil reais em sua compra e ainda assim atendendo as suas necessidades. E Quando eu me referia ao Luxo é referente ao Brasil, para o Brasil produtos Apple significam Luxo.

diegopereira's gravatar image diegopereira (Dec 06 '13 às 12:57)

diegopereira, você está correto em teus argumentos, mas veja bem... Na minha operadora de celular paguei pelo 5S R$1.900 (com plano 4G, os 5S vindo dos EUA não são compatíveis), preço de Samsung, Apple TV(HD) e Mac trouxe dos EUA por MENOS da metade do preço do Brasil. Se for fazer upgrade no Mac comprando as peças nos EUA sai MENOS da metade do valor do Brasil. Então, quem tem condições de comprar nestas condições não vale a pena comprar outra marca. Resumindo: iPhone 5S R$1.900 + MacBook Pro display Retina R$2.850 + Apple TV HD R$217 = R$4.967 (veja bem, EM REAIS)... Tudo isso ao preço de um PC bom aqui no Brasil.

cidtubino's gravatar image cidtubino (Dec 06 '13 às 16:52)

diegopereira, esqueci de comentar a respeito de teus amigos, 3GS e 4 não são parâmetros, estão desatualizados em relação aos outros, inclusive Androids.

cidtubino's gravatar image cidtubino (Dec 06 '13 às 16:57)

Tive um galaxy s4 até mes passado, qd troquei por um iphone 5C. Mesmo tendo 1gb de ram contra 2gb do s4 não senti travamento nenhum. Estou gostando do iphone, atualizações de segurança sempre rapidas, ao contrario do Android modificado q a gente fica a merce das empresas.

lilivix's gravatar image lilivix (Mar 02 '14 às 11:11)

cidtubino, você iria para os EUA e traria pra gente? Nem todo mundo pode! Então nesse caso estamos falando de preço BRASIL. Eu não ligo a mínima para fabricantes, e se os preços fossem equivalentes obviamente compraria o que tem a melhor especificação técnica, o que não é o caso. Não acho que vale apena gastar >2.000,00 (Iphone ou Galaxy em um Smartphone, é supérfluo, vale mais apena gastar isso em um PC parrudo.

guerreiro_tricolor's gravatar image guerreiro_tricolor (Mar 18 '14 às 11:59)
exibindo 5 de 7 Todas

Quem possui um IPhone, seja 4 ou 5, não tem necessidade de efetuar testes em um outro aparelho qualquer; DO TIPO QUEM ESTÁ DENTRO ACHA QUE SERIA BOM SAIR E QUEM ESTÁ FORA QUER ENTRAR. Adquirí um IPhone5 em Los Angeles e por descuido e acidente o quebrei aquí no BR, enviei à Apple Care Brasil e, sabem o que fizeram: me enviaram um novo (zero bala). Não acredito que outras empresas do setor e sediadas aquí no BR fariam isso, portanto lhe dou uma dica: entre em contato com a Apple (0800-7610880), relate teu problema; acredito que em menos de uma semana teu problema estará resolvido e ainda além daquilo que você imagina como bom atendimento. SENHORES DA APPLE: PARABÉNS, É DIFÍCIL ENCONTRARMOS EMPRESAS COM TANTA SERIEDADE E RESPEITO COMO VOCEIS TÊM PELOS SEUS CLIENTES.

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 11:11

jsaccaf's gravatar image

jsaccaf
11329

concordo plenamente. Só quem já precisou de alguma assistência da Samsung sabe o verdadeiro inferno que é. Apesar do aparelho (Galaxy S3) apresentar bons recursos, não se compara ao iphone. Além do aparelho depois de pouco tempo travar com freqüência e receptar sozinho. Troquei meu Galaxy S3 por um iphone 5 e não penso em voltar ao android e principalmente Samsung jamais. Iclusive tive grande prazer em martelar o galaxy até não sobrar nada.

zacche's gravatar image zacche (Dec 06 '13 às 20:38)

Esclareça que você teve que pagar para ter o Apple Care. Do jeito que você disse até parece que a Apple vai trocar o aparelho porque você derrubou no chão e quebrou. A Apple não faz caridade pra ninguém. Eu tenho o Apple Care para o meu MacBook Air e já precisei usá-lo. Usei também quando tinha um MacBook Pro. Isso mostra duas coisas: é muito vantajoso ter o Apple Care, e os produtos da Apple não são tão confiáveis como as pessoas acham. Dão problema e muito.

arseniocromo's gravatar image arseniocromo (Mar 02 '14 às 15:44)

Concordo, também precisei da Apple Care e me mandaram um celular novo e olha que o meu tina 2 anos de uso!

rcpaiva's gravatar image rcpaiva (Mar 03 '14 às 00:20)

Foi como o Arseiocromo falou acima. Não tem essa de Apple não dar problema e pau, a dif. é que a linha de produção da Apple é ultra restrita e quando você paga CARO por um produto deles, já está na conta a assistência técnica padrão. Pagar mais por applecare é igual pagar por um seguro otimizado. Não tem mistério! Pagando, qq um faz. Prefiro meu Lumia 920 que já apanhou mais que saco de boxe e caiu de alturas e formas INACREDITÁVEIS e continua inteirão!

coelho_rj's gravatar image coelho_rj (Sep 01 '14 às 10:11)

Amigo, Você esta recebendo opiniões de muitos "Fanboys" (Dos sistemas que usam e claro, não são todos que são alucinados em provar que o seu smartphone é superior) e vou falar com você como uma pessoa neutra.

1º) Preço: Neste quesito, os smartphones da Apple perdem feio. Não digo que o hardware seja ruim porem, dificilmente você irá pagar o valor da tecnologia que esta levando para casa. Isso me incomoda muito porem, testei o iPhone e tive minhas próprias conclusões. Já os smartphones Android tem milhões de escolhas disponíveis que vão de R$300,00 a aproximadamente R$2.800,00. Para você que esta vindo de um smartphone Apple, deve ficar claro que o Android é um sistema operacional e as fabricantes tem TOTAL capacidade de condenar um smartphone com péssimas customizações de sistema. Em outras palavras, não espere um desempenho maravilhoso de um processador Single Core com 512MB de memória RAM. A experiência obtida será a mesma que rodar um Windows 8 em uma máquina de 5 anos atrás que

já não foi vendida como "top". Tenho acompanhado os smartphones Android desde o HTC G1 (Primeiro smartphone Android) e acompanhei esta evolução de perto. Para as pessoas que dizem que o Android trava a todo momento, saiba que grande parte destes problemas são provenientes das fabricantes dos smartphones.

Por fim, temos os novos Windows Phone. Infelizmente, não tive a oportunidade de testar um por cerca de um mês para tirar minhas conclusões porem, pelo que pude testar com aparelhos dos meus colegas de trabalho, são extremamente rápidos e estáveis. Falando de valor, você pode obter um bom smartphone por um valor relativamente baixo (Cerca de R$500,00).

2º) Biblioteca de Aplicativos e Games Os smartphones da Apple possuem uma ampla gama de games de fabricantes famosas como "Capcom" e "SquareEnix". No quesito aplicativo, eles perdem feio para a concorrência. São muito básicos e limitados devido as politicas da Apple.

Com os smartphones Android você vai ter muitos games porem, nem sempre de grandes fabricantes. Já em aplicativos, temos milhões de escolhas inimagináveis que são ricas devido ao desenvolvimento livre pelo código aberto.

Já com o Windows Phone, a história se torna um pouco mais complicada. Por ser muito recente e de pouca aceitação, a biblioteca de aplicativos é muito inferior se comparado ao IOS e ao Android.

3º) Velocidade Sem dúvida este ponto vai para os iPhones visto que o sistema é escrito para um único hardware. Sendo assim, a harmonia se torna perfeita!

Com os Android isso pode não ocorrer sempre devido a hardwares limitados ou muitas customizações. Atualmente, a Motorola tem apresentado grandes resultados com o Moto X e Moto G devido ao seu Android limpo e sem customizações. Cerca de 5% apenas recebe um certo "toque" da Motorola. Venho acompanhando a série Galaxy S da Samsung e atualmente, possuo um Samsung Galaxy Note 3 a qual não posso me queixar. Realmente o recomendo porem, algumas pessoas não gostam do tamanho dele. Eu adoro pois é perfeito para games e leitura.

Por fim, com o Windows Phone tudo é perfeito nos primeiros meses. Algumas pessoas relatam que com após algum tempo de uso, o sistema começa a apresentar "lags".

4º) Tamanho de tela Este item pode ser generalizado. O ponto é, você possui um smartphone com uma tela de 3.5'. No primeiro momento, qualquer aparelho com tela superior a sua será um absurdo. Acredite, após 1 ou 2 semanas você se acostuma e irá achar sua tela atual muito pequena. Não se prenda a isto.

Resumo: - Não quero que compre um Android ou um Windows Phone ou até mesmo um novo iPhone. Acredito que neste momento você está de portas abertas para novas aventuras. Você esteve ao lado da Apple por 3 anos e conhece exatamente o que o sistema pode oferecer. Então eu lhe faço a seguinte proposta: Porque não arriscar e conhecer um novo smartphone com um novo sistema?

Você não perde em nada. Só ganha conhecimento e se diverte!

Pense bem em sua decisão e não deixe que escolham por você. Faça o que seu coração escolher. Esta não é e nem será uma decisão fácil.

Amigo, BOA SORTE em sua próxima jornada! :)

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 14:05

LoKoLiVe's gravatar image

LoKoLiVe
121

Apple é Apple, não adianta !

É igual Brastemp... quem tem não troca.

Obrigada Steve Jobs !!!

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 11:20

alesinha's gravatar image

alesinha
220

editou Dec 06 '13 às 11:26

1

Mais uma pobre com iPhone. Geladeira é GE, Panasonic, LG, Samsung, Electrolux e não Brastemp.

arseniocromo's gravatar image arseniocromo (Mar 02 '14 às 15:47)

cara. com 400-500 reais tu compra um galaxy sII, coloca uma rom customizada (não é nada difícil de fazer - tem milhões de vídeos e sites especializados) - no meu caso coloquei a cyanogenmod estável 10.1 (android 4.2.2). Roda tudo que tu vai precisar. Meu defy (MB525) rodava dead space com uma qualidade que eu até me assustei. Os aparelhos android rodam com uma facilidade absurda a maioria das coisas que a gente precisa e até que não precisa. Mas as customizações feitas pelas empresas que vendem acabam estragando os aparelhos. Com roms alternativas até aparelhos bem antigos acabam ficando ótimos. Iphone é a mesma coisa, só que não tem como fugir...tem que comprar o novo, se não nem candy crush tu joga direito...

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 11:39

pintorjr's gravatar image

pintorjr
116

Dá uma olhada nas opiniões de profissionais, o sistema operacional Android é infinitamente inferior ao iOS, e se vc tem um iPhone dificilmente se acostumará com um Android, seu celular hj está lento porque as atualizações de seus aplicativos já requerem um celular mais potente, porém isso ocorre com os Android tb só que no caso do Android isso te obriga a sempre trocar seu celular por um mais potente pq tem aparelhos que vão ficando obsoletos para os softwares e o Android não aceita atualização em alguns casos. A vida útil em alta performance hj é estipulada em +ou- 1 ano para Android e 3 anos para iOS, já que vai gastar, já adquira um 5S que ficará muito feliz, essa foi a minha escolha, troquei o 4S 16G por um 5S 32G. Abraço!

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 10:56

cadutesta's gravatar image

cadutesta
125

Nota-se que é um usuário "otimizado" pra apple. Nunca nem ouviu falar de windows phone, mas já ficou de queixo caído com as fotos daquele colega com Lumia que deram banho nas do iphone top de linha dele :D

coelho_rj's gravatar image coelho_rj (Sep 01 '14 às 10:16)

Sinceramente as empresas que lançam aparelhos com Android não estão nem ai pra seus clientes como a Apple faz... eu sou técnico de celulares e a algum tempo ainda respeitava marcas como Samsung e LG, mas nos últimos tempos isso virou piada, lançam um aparelho a cada hora, fazendo com que seu aparelho que acabou de ser lançado "amanhã" e sem exageros esteja ultrapassado... além da qualidade dos materiais ser horrível... já produtos Apple são muito diferentes, apesar de serem mais caros mas você tem um produto confiável e que raramente trava... outro produto com boa qualidade são os aparelhos da Sony que apresentaram uma melhora muito grande!

link permanente

respondeu Dec 06 '13 às 11:34

silaswf's gravatar image

silaswf
211

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,644
×4,190
×3,341
×2,171
×755
×543
×485
×399
×228
×169