É possivel danificar algum equipamento com eletroestática tocando com as mãos desprotegidas nos pinos do plug do aparelho? pois os pinos do plug e o cabo do aparelho (seja filtro, tv, dvd etc) são condutivos

perguntou Dec 23 '13 às 08:59

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

Em peças de computador sim (memória/processador), mas nos plugues das tomadas não. Como peças trabalham em voltagens e amperagens muito baixas, uma descarga estática pode sim queimar um hardware. Já as tomadas a voltagem e amperagem que passam por ali são maiores que o corpo pode produzir, por esse motivo não estragam eletrônicos segurando o plugue da tomada.

Existem esses artigos que você pode dar uma olhada.

http://www.tecmundo.com.br/ciencia/16339-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-energia-estatica.htm

http://www.hardware.com.br/artigos/eletricidade-estatica/

link permanente

respondeu Dec 23 '13 às 14:13

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

1 obrigado pela sua ajuda, eu ja sabia q peças de PC tem esse problema da eletroestatica, ai pensei: como um cabo e um plugue são condutivos, tenho q ficar evitando tocar nos pinos metálicos para não dar uma descarga eletroestatica e percorrer todo o cabo ate chegar ao equipamento e danifica-lo

2 tocar nos pinos metalicos do plug reduz em alguma coisa a vida do equipamento?

3 onde nesses artigos diz que tocar nos pinos do plug não danifica em nada e nao reduz a vida do equipamento por causa da eletroestatica descarregada nos pinos?

4 no review do link tecmundo diz q um corpo pode acumular até 12.000 volts, como não vai estragar e danificar ou reduzir a vida do equipamento e o plug se eles só suportam no maximo 220 volts?

link permanente

respondeu Dec 23 '13 às 20:33

gamemaniaco
366369372100

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 01:25

andreitajai ♦
43465413.8k

isso nao explica a minha duvida, alguem q entenda do assunto responda as minhas duvidas:

eu ja sabia q peças de PC tem esse problema da eletroestatica, ai pensei: como um cabo e um plugue são condutivos, tenho q ficar evitando tocar nos pinos metálicos para não dar uma descarga eletroestatica e percorrer todo o cabo ate chegar ao equipamento e danifica-lo

2 tocar nos pinos metalicos do plug reduz em alguma coisa a vida do equipamento?

3 onde nesses artigos diz que tocar nos pinos do plug não danifica em nada e nao reduz a vida do equipamento por causa da eletroestatica descarregada nos pinos?

4 no review do link tecmundo diz q um corpo pode acumular até 12.000 volts, como não vai estragar e danificar ou reduzir a vida do equipamento e o plug se eles só suportam no maximo 220 volts?

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 09:08

gamemaniaco
366369372100

LOLBR DETECTED!

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 10:54

andreitajai ♦
43465413.8k

eu ja expliquei q esse link q vc postou nada tem haver com a minha duvida

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 11:43

gamemaniaco
366369372100

[...]A voltagem não é um fator determinante para o fenômeno do choque elétrico. Em algumas situações, apesar da voltagem ser relativamente grande as cargas elétricas envolvidas são muito pequenas, e em conseqüência disso o choque elétrico produzido não apresentam nenhum risco[...]

A "quantidade de carga no corpo de uma pessoa é tão baixa que nem faz cocegas em um plugue" A amperagem é muito baixa e não é uma fonte constante de energia. É o suficiente para um componente de computador, mas não para um eletrônico.

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 11:51

andreitajai ♦
43465413.8k

1 entao vc quis dizer q é a amperagem que danifica os equipamentos e nao a voltagem? tipo: se uma pessoa tem 12.000 volts de eletroestatica no corpo como diz no tecmundo e descarregar isso tudo tocando nos pinos de um plug de qualquer aparelho isso não vai reduzir a vida do equipamento ou ate danifica-lo mesmo ele só suportando 250v? no plug dos meus equipamentos tem escrito 250v

2 mas se a voltagem é alta e a amperagem é baixa da eletroestatica presente em um corpo, porque isso danifica placa-mãe e outros componentes com o contato e não danifica tocando nos pinos metalicos de um plug? quanto de volts e amperagem suporta no maximo um plug de qualquer aparelho eletrico?

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 12:17

gamemaniaco
366369372100

editou Dec 24 '13 às 12:19

Sei la cara, eu nunca vi nada queimando por segurar na ponta do plugue. Só disse que a quantidade que o corpo tem (se é que podemos saber quanto de carga tem) é tão pequena que é insignificante para um equipamento eletrônico, mas suficientemente perigoso para um componente de computador.

> quanto de volts e amperagem suporta no maximo um plug de qualquer aparelho eletrico?

Sei la, isso deve variar de equipamento para equipamento. Cada um deve ter o seu. Deve ter no manual, leia. Se não constar la, ligue para o fabricante.

link permanente

respondeu Dec 24 '13 às 16:10

andreitajai ♦
43465413.8k

conselho de amigo andreitajai, não se gaste muito com esse usuario, vou te mandar uma MP depois contando as coisas que esse menino faz, mas vou te resumir, se tem o custume de acessar outros fóruns, pode procurar por esses nicks: forummaniaco e gamer1987 no CDH, gygabytemb no adrenaline entre outros, ele já fez essas perguntas, já foi bem respondido, mas não evolui.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Dec 24 '13 às 16:18)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×274
×95
×50
×24
×19
×9

pergunta feita: Dec 23 '13 às 08:59

pergunta lida: 1,755 vezes

última alteração: Dec 24 '13 às 16:20