Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

dvza

Membro

Qual a real vantagem da arquitetura de 64 bits para processadores de Smartphones ?

Perguntou 11 anos atrás

Resolvido

Com o lançamento do Iphone 5S e o processador A7 se inaugura um novo padrão de arquitetura para processadores móveis, a arquitetura de 64 bits, a mesma utilizada em computadores pessoais.

Esta arquitetura permite melhor aproveitamento de processamento e uso de maior capacidade de memória RAM, mas até que ponto isso é válido em se tratando de um processador para dispositivo móvel, smartphone?

Contudo pouco ou nada até o momento está adequado para trabalhar fazendo uso desta arquitetura, assim sendo qual a vantagem real para o consumidor e ou usuário desta arquitetura?

PUBLICIDADE

Respostas

Matheus K

Membro

11 anos atrás

Então, muita gente diz o termo Arquitetura, para se definir aos 64 bits, mas eu considero isso apenas como Parte da arquitetura do processador, em especial, a banda. A banda de 64 bits permite que o processador rode até 64 bits de informação final, a informação é defracionada pelos compartimentos de memória do processador até chegar a um tamanho final, que o processador de fato "rodará" (ou processará) isso implica conseguir rodar maior quantidade de informação no mesmo tempo que os processadores de 32 bits.

Mas isso não significa que dobra o desempenho do processador, afinal nem todas as aplicações são tão pesadas assim (no campo dos smartphones) pra necessitar de tanta informação, além do que a informação é defracionada dentro do processador, e a passagem de 64 pra 32 bits é uma só (uma divisão por dois), ou seja o ganho em velocidade em essência queima só uma etapa... detalhe que hoje em dia processamos dados na ordem de MB e GB, então uma única etapa por si só não faria diferença.

Porém, pode ser um avanço, dado que em PC's hoje os processadores são todos de 64bits, bem como os atuais Sistemas Operacionais pra PC são denominados de 64 bits (ou seja softwares que para funcionar requerem que o Hardware suporte essa banda de informação), então se no futuro SO's e app's para smartphones começarem a demandar esse tamanho de banda, provavelmente o 5S poderá ainda se atualizar, enquanto que os demais smartphones com processadores de banda inferior não. 

Mas o futuro é incerto e se em breve a apple resolver lançar um iOS 64 bits quem comprou Iphone 5 ou 4s já num vai acompanhar a atualização e em geral a apple não costuma obsoletar os aparelhos tão rapidamente (embora a maior parte dos fanboyz saia trocando sem nem pensar se precisa...)

Creio eu que o sucesso de desempenho do A7 só possa ser explicado por outros itens de sua estrutura como os cachês de memória e seu funcionamento, ou mesmo o processador gráfico auxliar M7, ou a Apple assim como a samsung (ficou provado recentemente) desenha o software pra burlar os programas de benchmark como AnTuTu e etc, ou uma conjunção desses fatores, hehehe

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco o assunto.

11 anos atrás

É muito bom sim, permite os dispositivos trabalhar com mais de 4 Gb de Ram. Quanto mais memória RAM, mais apps podem ficar abertos ao mesmo tempo e o tipo de memória pode aumentar a velocidade de acesso a elas.

11 anos atrás

Complementando, possibilita a produção de aparelhos com 4 ou + Gigas de memória RAM.

vinmi

Membro

11 anos atrás

Irá permitir a evolução e o aumento de velocidades de aplicativos que necessitam de maiores velocidade de processamento, nessa categoria entram principalmente os jogos que usam a maior parte do processamento do smartphone, mas até mesmo para funções do sistema pode ser útil. 

P.S: Quando a Apple anunciou a arquitetura 64bits para o iPhone 5s o principal uso relacionado para ele foi o do jogo Infinity Blade III, mas quem sabe mais para frente não descubram mais modos de usar essa tecnologia "miniatura".

dvza

Membro

11 anos atrás

AS vantagens técnicas eu compreendo bem, mas será que nós realmente necessitamos disso ?

PUBLICIDADE