Com o lançamento do Iphone 5S e o processador A7 se inaugura um novo padrão de arquitetura para processadores móveis, a arquitetura de 64 bits, a mesma utilizada em computadores pessoais.

Esta arquitetura permite melhor aproveitamento de processamento e uso de maior capacidade de memória RAM, mas até que ponto isso é válido em se tratando de um processador para dispositivo móvel, smartphone?

Contudo pouco ou nada até o momento está adequado para trabalhar fazendo uso desta arquitetura, assim sendo qual a vantagem real para o consumidor e ou usuário desta arquitetura?

perguntou Jan 01 '14 às 19:21

dvza's gravatar image

dvza
2832446.0k

editou Jan 01 '14 às 19:50

Irá permitir a evolução e o aumento de velocidades de aplicativos que necessitam de maiores velocidade de processamento, nessa categoria entram principalmente os jogos que usam a maior parte do processamento do smartphone, mas até mesmo para funções do sistema pode ser útil.

P.S: Quando a Apple anunciou a arquitetura 64bits para o iPhone 5s o principal uso relacionado para ele foi o do jogo Infinity Blade III, mas quem sabe mais para frente não descubram mais modos de usar essa tecnologia "miniatura".

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 19:44

vinmi's gravatar image

vinmi
2124321.9k

É muito bom sim, permite os dispositivos trabalhar com mais de 4 Gb de Ram. Quanto mais memória RAM, mais apps podem ficar abertos ao mesmo tempo e o tipo de memória pode aumentar a velocidade de acesso a elas.

link permanente

respondeu Jan 02 '14 às 12:24

thiaguinho's gravatar image

thiaguinho
1113201.1k

Então, muita gente diz o termo Arquitetura, para se definir aos 64 bits, mas eu considero isso apenas como Parte da arquitetura do processador, em especial, a banda. A banda de 64 bits permite que o processador rode até 64 bits de informação final, a informação é defracionada pelos compartimentos de memória do processador até chegar a um tamanho final, que o processador de fato "rodará" (ou processará) isso implica conseguir rodar maior quantidade de informação no mesmo tempo que os processadores de 32 bits.

Mas isso não significa que dobra o desempenho do processador, afinal nem todas as aplicações são tão pesadas assim (no campo dos smartphones) pra necessitar de tanta informação, além do que a informação é defracionada dentro do processador, e a passagem de 64 pra 32 bits é uma só (uma divisão por dois), ou seja o ganho em velocidade em essência queima só uma etapa... detalhe que hoje em dia processamos dados na ordem de MB e GB, então uma única etapa por si só não faria diferença.

Porém, pode ser um avanço, dado que em PC's hoje os processadores são todos de 64bits, bem como os atuais Sistemas Operacionais pra PC são denominados de 64 bits (ou seja softwares que para funcionar requerem que o Hardware suporte essa banda de informação), então se no futuro SO's e app's para smartphones começarem a demandar esse tamanho de banda, provavelmente o 5S poderá ainda se atualizar, enquanto que os demais smartphones com processadores de banda inferior não.

Mas o futuro é incerto e se em breve a apple resolver lançar um iOS 64 bits quem comprou Iphone 5 ou 4s já num vai acompanhar a atualização e em geral a apple não costuma obsoletar os aparelhos tão rapidamente (embora a maior parte dos fanboyz saia trocando sem nem pensar se precisa...)

Creio eu que o sucesso de desempenho do A7 só possa ser explicado por outros itens de sua estrutura como os cachês de memória e seu funcionamento, ou mesmo o processador gráfico auxliar M7, ou a Apple assim como a samsung (ficou provado recentemente) desenha o software pra burlar os programas de benchmark como AnTuTu e etc, ou uma conjunção desses fatores, hehehe

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco o assunto.

link permanente

respondeu Jan 24 '14 às 21:00

Matheus%20K's gravatar image

Matheus K
198

Complementando, possibilita a produção de aparelhos com 4 ou + Gigas de memória RAM.

link permanente

respondeu Jan 02 '14 às 08:10

eduardonovaes's gravatar image

eduardonovaes
161722240

No momento nenhuma, nenhum sistema operacional mobile é desenvolvido para 64 bits.

link permanente

respondeu Jan 25 '14 às 01:38

CompreMuitopontocom's gravatar image

CompreMuitopontocom
(suspenso)

AS vantagens técnicas eu compreendo bem, mas será que nós realmente necessitamos disso ?

link permanente

respondeu Jan 02 '14 às 10:00

dvza's gravatar image

dvza
2832446.0k

Só vejo vantagens para o desenvolvimento de tais aparelhos, até porque com essas especificações os smartphones estão se aproximando cada vez mais dos Notebooks e "possivelmente" poderão substituí-los ou complementá-los em um futuro próximo. Hoje, os smartphones têm agilizado muito meu trabalho, seja por pequenas mensagens, e-mails, acesso à internet, "imagine" se funcionar com a visão do Ubuntu em unir os dois aparelhos e torna-los em algo que se complementam. http://www.ubuntu.com/phone/ubuntu-for-android

eduardonovaes's gravatar image eduardonovaes (Jan 06 '14 às 10:33)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,878
×3,533
×1,952
×460
×436
×86
×2

pergunta feita: Jan 01 '14 às 19:21

pergunta lida: 4,138 vezes

última alteração: Jan 25 '14 às 03:47