Saudações cordiais a todos

Como ocorreu com o windows que permitiu, a não programadores, o uso dos computadores pessoais até mesmo profissionalmente.

Hoje, por exemplo, todos podem ter uma loja virtual configurável sem ter acesso ao diretório no FTP e sem nunca ter ouvido falar em FileZilla, PHP, ASP etc.

Seria correto pensar que novos softwares permitiriam até mesmo o aluguel de servidores de hospedagem dedicados, criação de servidores locais e outras tecnologias tenderiam para possibilitar que um usuário leigo em programação pudesse empreender no setor de hospedagem de sites sem uma revenda.

E em outras áreas de TI isto também poderia ser verdadeiro?

Obrigado AReis

perguntou Jan 01 '14 às 20:02

AReis's gravatar image

AReis
(suspenso)

Eu vou resumir minha resposta com uma coisa ridícula, mas correta que ele falou:

"Montar um servidor e criar um website é fácil como criar um servidor de Minecraft"

Hoje com poucas dilmas é já possível contratar uma hospedagem que te da direito a um "criador de sites" online, que permite criar até mesmo lojas onlines.

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 20:07

vinmi's gravatar image

vinmi
2124321.9k

editou Jan 01 '14 às 20:08

Olá Vinmi

Eu mesmo já montei experimentalmente com alguns desses aplicativos disponíveis nos sites de downloads tipo PHP + MySQL + APACHE e realmente não é tão complicado.

Mas me refiro às possibilidades para pessoas que nem isto desejariam fazer, ou seja, seria como ocorreu com o windows realmente, eu por exemplo, que não sou tão novo, cheguei a programar em Basic e Fortran e possui (possuo sem utilizar) um dos antigos TK 82, que eu mesmo programava em Basic em 1988. Quando surgiu o windows todos puderam usar um PC sem precisar programar e com uma aprendizagem muito fácil e intuitiva.

Já tive uma loja virtual toda pronta e configurável que funcionava muito bem e nunca precisei acessar o código, e nem teria acesso se quisesse. Neste caso não havia CPANEL nem similar.

Quando faço esta pergunta é pensando no empreendedor que não deseja ou não pode contratar um programador mas pensa alugar um dedicado, comprar um software, e criar o seu servidor de hospedagem apenas clicando Next e lidar somente com configurações de painéis administrativos.

Obrigado AReis

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 20:40

AReis's gravatar image

AReis
(suspenso)

Acredito que o ensino de programação deveria ser incentivado desde criança, assim como musica, pintura, escultura etc, por que perdemos muitos talentos.

Porem não podemos parar a evolução, para que reescrever todo o código se já existem soluções prontas, claro que muitas vezes com perda de qualidade.

Mesmo no desenvolvimento de sistemas sofremos algo parecido, os primeiros sistemas eram escritos em Assembler e a produtividade era muito baixa.

Atualmente todas as linguagens possuem bibliotecas de objetos (Framework) que modelam a forma de desenvolver programas, os programadores são obrigados a conhecer muito bem estas bibliotecas, para ser possível interagir com todas as novas tecnologias.

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 20:47

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.5k

Olá Deepouter

É por aí que eu vejo também!

Observo que cada resposta insere mais um pouco de conhecimento.

Obrigado

A.Reis

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 21:04

AReis's gravatar image

AReis
(suspenso)

Existem sites de lojas prontas tipo Ebay, Etsy, Elo7, MercadoLivre que te dão lojas prontas com um design decente :D

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 21:11

vinmi's gravatar image

vinmi
2124321.9k

Obrigado Vinmi

Não é que eu esteja interessado no momento sobre lojas virtuais. Na verdade a pergunta é somente para adquiri conhecimentos sobre novas tecnologias disponíveis ou em andamento.

Mas um setor que provavelmente me interessaria para o futuro seria em softwares para servidores de hospedagem, penso em um servidor dedicado para futuramente hospedar meu próprio site de anúncios grátis (Anuncie e Ache)mas sem me preocupar com PHP, Bancos de Dados e etc, estou ficando velho.

Mas valeu a intenção.

Obrigado.

AReis

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 21:38

AReis's gravatar image

AReis
(suspenso)

Eu sei que você não quer sites, mas queria mostrar a quantidade de sites GRANDES que já estão fazendo esse tipo de serviço.

vinmi's gravatar image vinmi (Jan 01 '14 às 21:52)

Como sua pergunta é direcionada a tendência de mercado, vou deixar de lado outros aspectos para me focar justamente em sua questão.

Hoje em dia tudo é feito buscando acessibilidade por parte dos usuários comuns, que são a grande maioria com pouco ou nenhum conheciimento técnico, proporcionar a estes usuários a possibilidade de trilhar por caminhos antes de domínio exclusivo de programadores é gerar um nicho amplo de mercado ainda pouco explorado.

O comercio eletronico tem sido pioneiro nisso, tal como criação e hospedagem de websites, a tendencia é que tudo que antes viesse a demandar conhecimento em programação esteja disponivel ao usuário comum em pouco tempo.

Essa é sim uma nova tendencia de mercado.

*CONTUDO VALE RESSALTAR QUE PARA QUE ESTA ACESSIBILIDADE SEJA POSSIVEL DE MODO TAO INTUITIVO, É NECESSARIO UM NOVO PADRAO NA CRIAÇAO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, OU SEJA, O MESMO MERCADO QUE FECHA UMA PORTA AOS PROGRAMADORES OFERECENDO SOLUÇÃO AOS LEIGOS, ABRE UMA JANELA NECESSITANDO DELES PARA CRIAR SOLUÇÕES PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL.

link permanente

respondeu Jan 01 '14 às 22:51

dvza's gravatar image

dvza
2832446.0k

Obrigado Companheiros Vinmi, Dvza e os demais

Estou aprendendo muito com todos vocês. Feliz 2014 para todos e famílias. Muito sucesso em suas vidas e atividades.

AReis

link permanente

respondeu Jan 02 '14 às 00:34

AReis's gravatar image

AReis
(suspenso)

O termo faça sozinho estará cada vez mais presente no mercado de TI.

Espaços colaborativos onde o usuário resolve os problemas por meio de autoatendimento será o padrão nos próximos anos, a interação com profissionais de suporte terá uma grande redução.

Em meu ponto de vista é uma questão sem volta, que suplanta agilidade e objetividade ao projetos.

link permanente

respondeu May 29 '16 às 14:53

Triology's gravatar image

Triology
127571

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×527
×456
×166

pergunta feita: Jan 01 '14 às 20:02

pergunta lida: 1,506 vezes

última alteração: May 29 '16 às 14:53