Boa tarde, queria saber se eu posso trocar minha placa mãe sem trocar nenhum outro hardware e se eu fazendo essa troca eu vou ter que formatar o HD, se eu vou poder acessar pelo menos os documentos para preparar o HD para ser formatado. Será que isso é possivel? Trocar a placa mãe e nao fazer nenhu conflito no HD?

perguntou Jan 10 '14 às 14:01

mkillercs's gravatar image

mkillercs
7710181

editou Jan 14 '14 às 13:18

silveirarita's gravatar image

silveirarita ♦♦
2628361.6k

Quando a placa mãe é parecida (mesmo chipset) não tem problema.

Porem se a placa mãe for muito diferente o Windows nem consegue entrar, e quando entra fica problemático.

Apesar do windows identificar novos dispositivos (Plug and play), no caso de dispositivos básicos usados para carregar o windows, o "Plug and Play" ainda não está no Ar.

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 15:21

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

verdade, bem lembrado!

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Jan 10 '14 às 15:23)

na epoca do windows 98 era possível fazer isso sem muito medo, mas 2000 em diante além claro do mesmo chipset que é possível, não compensa, o tempo que vai perder remendando, pois dá muitos erros e telas azuis.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jan 10 '14 às 19:26)

Nunca aconteceu comigo, mas a Microsoft também desativa o Windows quando ocorre muitas mudanças na configuração, tem um limite.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Jan 10 '14 às 19:47)

pode sim trocar a placa mae sem precisar formatar o hd, esses dias minha placa mae queimou e tive que troca-la, não precisei mexer em nada, a unica coisa que voce vai ter que fazer é apos trocar a placa mae reintalar os drivers que vem no cd da placa mae.

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 14:03

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

Sempre que se troca um componente dos mais importantes (placa-mãe, processador, placa de vídeo - especialmente se a anterior era Radeon e a nova é Nvidia ou vice-versa), é sempre recomendável reinstalar o Windows do zero, senão ele pode até entrar, mas vai começar a dar uns erros malucos e no mínimo irritantes. O Windows detecta a sua configuração na hora da instalação e faz uma série de autoajustes e otimizações internas em função disso, que não dá para mudar depois, a não ser fazendo uma instalação limpa, do zero.

É claro que antes de fazer a troca você vai fazer um backup de todos os seus dados num pen drive, HD externo e/ou na "nuvem" (dependendo do tamanho dos seus dados). Aliás, backup é algo que se deve fazer todo dia, não apenas quando se vai reinstalar o Windows. (O que dá mais trabalho são os e-mails do Outlook, se você usar - eu não uso. Backup deles, só com um utilitário especial, do qual existem vários por aí.)

Eu nunca tenho esse problema, não só porque meus backups estão sempre atualizados, como também porque há muito tempo meus dados não ficam no drive de boot. Atualmente uso um SSD para o boot do Windows e os programas, e um HD convencional separado para os meus dados, mas mesmo quando eu fazia boot do HD, eu tinha nele uma partição menor, separada, para o Windows e os programas, e outra bem maior para os dados. Se eu precisasse reinstalar o Windows, eu reformatava só a partição do sistema, e os dados ficavam intactos na outra partição.

Você pode transferir pastas do sistema como Documentos, Imagens, Vídeos, Pesquisas, Jogos Salvos, Favoritos e Contatos para outro drive ou partição clicando nelas com o botão direito do mouse e acessando as "Propriedades" de cada uma delas. Na janela de "Propriedades", há uma aba chamada "Local" que permite a você mudar a localização da pasta. Deixe o Windows transferir todos os arquivos e confira se não sobrou algum para ser movido manualmente, e está pronto. Repita a operação para cada uma das pastas de dados do sistema.

Não vai dar para você fazer isso no seu HD atual sem perder os dados, mas quando for reinstalar o Windows, pode deixar preparado para a próxima vez. Apague a partição existente, crie uma nova menor no início do disco para o Windows e os programas (com algumas dezenas de gigabytes) e outra maior pegando todo o resto do disco para os seus dados. Para isso, você pode usar um utilitário de disco baseado em CD, como o Parted Magic, o Acronis Disk Director ou o Paragon Hard Disk Manager, ou fazer isso a partir da própria instalação do Windows (mas aí é mais limitado e desajeitado).

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 15:43

goyta's gravatar image

goyta
246

Meu amigo, se o equipamento antigo ainda funciona, é possível sim fazer esta troca. Primeiramente, é bom ter um backup para evitar o pior. Depois, remova os drivers que foram instalados no Windows. Depois disto, entre na pasta WindowsSystem32Sysprep. Abra o executável Sysprep.exe. Abrirá uma tela. Em "Ação de Limpeza do Sistema", selecione "Entrar na Configuração Inicial pelo Usuário do Sistema" e, em "Opções de Desligamento", selecione "Desligar". Clique em "OK". A máquina realizará um procedimento e, após o seu término, será desligada. Quando a máquina se desligar, troque os seus componentes internos. Com a nova máquina montada, ligue o computador. Você verá um assistente igual aquele de quando se compra uma máquina nova. Ative o Windows e instale os novos drivers. Este procedimento é válido para o Window Vista, Seven e 8.

link permanente

respondeu Jan 14 '14 às 18:04

daniel_danielmcity's gravatar image

daniel_danielmcity
151

Opa.. Na dica que eu dei acima, a do Sysprep, tem que marcar a caixa "Generalizar" para funcionar... Este é o procedimento oficial da Microsoft para trocar o hardware do equipamento. Atualize o Windows antes. É recomendável.

link permanente

respondeu Jan 15 '14 às 08:22

daniel_danielmcity's gravatar image

daniel_danielmcity
151

Ótima dica Daniel salvou minha vida

link permanente

respondeu Apr 03 '15 às 13:39

Tuxinformatica's gravatar image

Tuxinformatica
26

Mas no caso ele iria conseguir iniciar o pc ne? eu iria poder entrar no HD e fazer um backup antes de formatar. O computador iria iniciar normalmente e iria dar alguns erros depois de iniciar, correto?

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 15:51

mkillercs
7710181

mkillercs, o ideal é fazer o backup ainda na configuração antiga, antes de fazer qualquer mudança, a menos que por alguma razão a configuração antiga não esteja mais disponível.

Se você já fez a troca, por falta de planejamento ou porque não teve outro jeito, o mais provável é que o Windows entre, sim, mesmo que dê um monte de erros, e que você ainda consiga fazer a cópia, mas isso não é garantido.

Se você não conseguir entrar no Windows de jeito nenhum, há ainda uma alternativa: dê o boot no novo PC através de um CD, DVD ou pen drive preparado com uma distribuição do Linux (Mint, Ubuntu ou Parted Magic - para o que você vai fazer, recomendo esta última porque é mais enxuta e fácil de usar, e ainda por cima tem recursos para, depois de fazer o backup, você já reparticionar seu HD como aconselhei em outra mensagem). Obviamente, nesse caso você terá que baixar a imagem ISO e queimar o CD/DVD ou gravar o pen drive a partir de outro PC.

A interface do Linux é diferente da do Windows, mas nem tanto, e todas as versões vêm com algum gerenciador de arquivos muito parecido com o Windows Explorer, que você pode usar para fazer seu backup. Não é difícil, basta fuçar um pouco que você pega a manha.

goyta's gravatar image goyta (Jan 11 '14 às 19:18)

Informe qual o modelo da placa mae que voce vai trocar e a antiga, nem sempre é necessario formatar.

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 15:55

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

Placa Antiga: MCP61M-M3 Placa " Nova " : GA-7LMT-S2

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 16:37

mkillercs
7710181

Neste caso é melhor voce fazer um backup dos seus arquivos, pois vai ter que formatar e reisntalar o windows na nova placa mae, pois essa placa mae GA-78lmtt é mais nova que a anterior, e provavlemnte vai dar conflito conforme explicou o colega acima.

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Jan 10 '14 às 16:50)

É possível sim, entretanto, será necessário na primeira vez que inicializar com a nova placa mãe, logar em MODO DE SEGURANÇA, entrar em PAINEL DE CONTROLE -> SISTEMA -> GERENCIADOR DE DISPOSITIVO. E excluir os drivers da placa mãe antiga, após, reiniciar o computador e tudo dará certo, já fiz aqui e deu certo comigo!!

link permanente

respondeu Jan 14 '14 às 18:06

paikawa's gravatar image

paikawa
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,835
×1,974
×1,170
×996
×984
×945
×557
×428
×357
×102