4
2

Como resolver conflito de IP na rede de um PC com Windows?

Tenho tido esse problema na rede doméstica da minha casa.

O computador avisa que tem conflito de IP e eu não sei como consertar isso.

Podem me ajudar?

perguntou Jan 16 '14 às 20:23

carlos_dias's gravatar image

carlos_dias
2502562591.3k

editou Nov 17 '16 às 13:42

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
222428864

Outra possibilidade é o seguinte. Tem um computador na sua casa que fica sempre ligado enquanto um ou mais dispositivos conectam esporadicamente, tal como um notebook, smartphone ou tablet. Você tem um roteador que roda um serviço chamado DHCP, que distribui endereços IP na sua rede doméstica com um range, que costuma ser 192.168.0.x, onde x varia de 100 a 254, conforme os dispositivos que se conectam na rede.

Vamos começar o dia do zero, roteador acabou de ser ligado e todos os equipamentos estão desligados. Ai, você conecta o tablet, que ganha 192.168.0.100, depois você liga o smartphone que ganha 192.168.0.101, depois liga o PC desktop que ganha 192.168.0.102 (este ligado via cabo). Alguma hora do dia, a internet caiu, ou o roteador travou e você fez um desliga/liga. Neste momento, a tabela do DHCP é zerada e o roteador "esquece" os IPs que ele já atribuiu. O DHCP tem um parâmetro chamado de lease time, que é o tempo que o dispositivo fica com o endereço que foi atribuído sem ter que renovar. Isto costuma estar dimensionado para 1 dia e o seu PC continua usando o endereço .102. Aí você conecta novamente o tablet e o smartphone sem problemas, e eles ganha o ip final 100 e 101, respectivamente. Ai chega um amigo e conecta o smartphone na sua rede, e o DHCP oferece a ele o endereço final .102 que já está em uso pelo seu PC, causando o conflito de IP.

Se for este o caso, sugestão é, sempre que reiniciar o roteador, reiniciar também todos os dispositivos que conectam via cabo, para que eles ganhem um novo IP do DHCP. Se você tiver intimidade com seus micros, pode iniciar uma sessão DOS e dar o comando IPCONFIG /RENEW, para renovar o IP do micro.

Espero que ajude!

Wiliam Redig

link permanente

respondeu Jan 17 '14 às 18:02

wredig's gravatar image

wredig
26

Ola amigos.... Me ajudaram muito. Realmente da erro do DHCP no roteador. E só foi desabilitar no roteador e voltou tudo a normal. Roteador Tp-Link Modelo TL-WR740N. Logo, (para os iniciantes) no navegador voce digita 192.168.0.1 (a senha padrão é admin e senha admin) No menu do lado esquerdo vai ter o DHCP. Desabilite e clique em salvar abaixo. Ele vai pedir para renovar para a ação ser valida. E pronto, vai voltar ao normal. Grato a todos.

link permanente

respondeu Feb 25 '16 às 15:11

acaciolemos's gravatar image

acaciolemos
126

Algum micro deve estar com IP fixo configurado:

Exemplo:

Seu micro tem IP 192.168.0.2 configurado manualmente. O IP do modem/roteador é 192.168.0.1 com servidor DHCP ativado. Ai você liga um 2º micro que pega o ip 192.168.0.1 automaticamente, então você liga esse micro com ip manual configurado e surge a mensagem de conflito de IP.

Se você tiver que utilizar IP fixo, deixe com IP FORA DA RANGE DO ROTEADOR/MODEM Range é o intervalo de IPs que o DHCP distribui, tipo de 192.168.0.1 até 192.168.0.199.. Obviamente você não tem 100 micros na sua casa, então pode abrir as configurações do modem ou roteador e reduzir essa range. Mas se não há porque o micro/notebook estar com IP fixo, basta então você deixá-lo para receber IP automaticamente. No painel de controle, conexões de rede você configura isso.

Usei o exemplo do 192.168.0.1, mas ai na sua casa pode ser outra configuração.

link permanente

respondeu Jan 16 '14 às 22:32

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

editou Jan 16 '14 às 22:33

A melhor forma de resolver é acessando as configurações de DHCP do roteador. Essa matéria mostra como fazer, dá uma olhada:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/06/conflitos-de-ip-o-que-sao-e-como-resolver.html

Depois conta para a gente se funcionou ;)

link permanente

respondeu Jul 12 às 16:58

nathsilva060191's gravatar image

nathsilva060191
646677815

estou com um problema comprei uma placa de rede dai ta sem sinal estalei tudo sertinho mas quando vou por o ip diz que o indereço que vç digito esta sendo usando pelo outro dispositivo realtek neste computador e ambos se tornarem ativos e pode somente um deles usara esse indereço. isto podera resulta na configuraçao incorreta do sistema. alguem pode me ajuda

link permanente

respondeu Mar 09 '16 às 20:52

cosmo's gravatar image

cosmo
1

Para uma rede doméstica está muito estranho esse conflito. Talvez, ajustar o seu dhcp para habilitar mais números ips para evitar esse problema. De qualquer forma, você pode resolver esse conflito muito facilmente assim:

• Abra o prompt de comando (DOS) como administrador (clicar com botão direito no ícone do Prompt e Executar como administrador); Depois no prompt digite:

ipconfig /release (aguarde até receber a resposta de ip liberado)

• Agora digite:

ipconfig /renew (aguarde até receber a resposta de ip restabelecido)

• E por último, digite:

ipconfig /flushdns

Assim que concluir, feche o prompt de comando e pronto.

link permanente

respondeu Jun 15 '16 às 16:11

marciofrancalima's gravatar image

marciofrancalima
346

editou Jun 15 '16 às 16:12

Meu notebook começou a apontar conflito de IP entre roteador e repetidor com a Oi Velox. Desabilitei o DHCP e voltou a funcionar no dia seguinte.

link permanente

respondeu Nov 17 '16 às 13:44

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
222428864

Boa tarde a todos. Tenho uma linha voip em minha casa, uso um adaptador ATA conectado no roteador por cabo com iP fixo (em 180) e tenho tbm um app voip no celular que nao loga se estiver conectado no wifi (mesmo se o ATA estiver fora da tomada!) apenas na rede movel. Ja tentei reiniciar modem, celular e ATA e nao resolve. O wifi no celular funciona normal, apenas o app que nao loga no wifi. Alguem pode me ajudar por favor.

link permanente

respondeu Jan 09 '17 às 17:46

uovfqkbfhbintsypdfoe's gravatar image

uovfqkbfhbintsypdfoe
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,174
×2,871
×2,074
×1,170
×866
×618
×301
×143
×25
×2