Como excluir arquivos que já foram apagados no Windows?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Boa noite!

Pessoal, Eu já percebi que nenhum arquivo é excluído permanentemente no PC e Pendrive. Os arquivos ficam no disco rígido com o nome modificado e que é possível recuperar usando softwares, por exemplo, Recuva.. Mas no meu caso, eu não quero recuperar, eu quero deletar de vez. Eu já usei o Ccleaner e não resolveu nada, ele não exclui arquivos que foram deletados, só exclui arquivos de cachê e temporários.

Desculpe se não fui muito claro, agradeço se puderem me ajudar.

PUBLICIDADE

Respostas

9 anos atrás

O jeito mais seguro é seguindo estes três passos deletando antes todos os arquivos que você deseja que desapareçam de vez do hd ou pendrive:
1 - Desabilite temporariamente a opção no windows de cópia de sombra( em propriedades do sistema, segurança, criar pontos de restauração).
2 - Use o ccleaner clique em restauração do sistema e apague todos os arquivos sombra que irão ser indicados menos o primeiro(isto para os arquivos no hd, para pendrive não há necessidade). Depois vá em ferramentas e depois clique em limpeza do dispositivo. Selecione sobrescrever complexo 7 passos.
3 - Assim que o processo terminar, demora um pouco dependendo da máquina e tamanho do hd, reabilite a opção para criação de cópias de sombra e crie um novo ponto de restauração. Ao terminar abra novamente o ccleaner e apague o último ponto de restauração que irá surgir e faça novamente o processo de sobrescrever dispositivo só que desta vez escolha o modo simples. Pronto. Adeus arquivo e chance de identificar/recuperar o mesmo.
Eu já tentei e até surge alguns arquivos mas o cabeçalho dos mesmos fica muito, mas muito ilegível para uma recuperação. Não se esqueça de reiniciar a máquina pois alguns traços dos arquivos podem ficar de modo persistente na memória RAM (quem lida com perícia e recuperação de dados em máquinas com problemas sabe do que estou falando).
Nenhum dos programas indicados nos outros posts faz o trabalho de modo completo deixando o cabeçalho do arquivo ilegível. Se depois disto tudo você ainda desfragmentar o disco, só sendo um ser sobrenatural para recuperar os arquivos deletados.

marcmira

Moderador

10 anos atrás

Tem muitas ferramentas que dificultam, saem bagunçando os dados em n ciclos, com 0 e 1, grava e regrava, como o zero fill, secure erase, tem no hirens boot, ja brinquei usando elas e depois usando uma ferramenta de recuperação, e ainda veio uma coisinha ou outra, mas a melhor solução é destruir fisicamente o disco, sentando a marreta nele...rs

att

andreitajai

Moderador

10 anos atrás

Zero Fill tem a mesma proposta.

http://www.youtube.com/watch?v=AtLJ_Wq4Two

MatheusSW

Membro

10 anos atrás

Meu amigo, se vc excluiu os arquivos, o espaço já esta liberado.
Agora com relação a sua pergunta a resposta é NÃO, não da para excluir sem que seja possivel recuperar ele.

Agora vou me contradizer, por esse motivo leia com atenção.
Especialistas em TI Forense, são capazes de recuperar coisas que estavam no HD, até 8 ou 9 formatações, isso mesmo, você formata seu PC 6 vezes, e sera possível recuperar o que tinha nele. Agora a pergunta é: E qual o segredo para que os arquivos não possam ser recuperados?

A resposta é a seguinte, vc devera utilizar uma ferramente Linux, até onde sei só tem essa ferramenta no Linux, onde ela irá formatar seu HD e depois de formatado ela ira escrever 0 e 1 em todo o HD, você pode configurar quantas vezes você quer que ela faça 10, 25 depende do seu tempo e da sua necessidade. Depois de fazer isso, nem Einstein recupera esses dados. Após 9 passadas desse software a única coisa recuperavel no HD, sera um bilhão de 0 e 1.

Dessa forma como eu disse, não tem como deletar definitivamente os arquivos do HD, que não foram excluídos com o famoso Shift + Del e sem formatar o mesmo.

andreitajai

Moderador

10 anos atrás

Nem com "Shift + Delete" ?

Estranho, aqui some tudo, "ao menos sobra mais espaço em disco". Pelo que eu sei, as informações referentes a estes arquivos ficam no disco até você gravar outra coisa em cima. Obviamente ninguém sabe onde exatamente estavam esses arquivos (qual alocação exata), mas o HD faz isso automaticamente. Por isso sempre leio coisas do tipo: "não grave nada no seu HD antes de tentar recuperar algo".

9 anos atrás

Não confie na maioria dos programas de Remoção segura de dados , a maioria já vem com plug-in pré carregado e envia o que você acha estar removendo com "Segurança" pra eles.
um Exemplo disso é a Qihoo , uma empresa de Segurança que foi banida de vários países por roubo de dados e atua no Brasil sob o nome de "Psafe" .

eu descobri isso Descompilando programas escritos sob o .Net framework e alguns em c++ usando o Boomerang. (http://boomerang.sourceforge.net/)

No Entanto posso lhe recomendar o Eraser :(http://sourceforge.net/projects/eraser/?source=directory) porque eu analisei seu código fonte por completo.

http://www.securitieslendingtimes.com/securitieslendingnews/article.php?article_id=218214#.U4pywfldUVUhttp://www.businessinsider.com/citron-still-working-on-qihoo-fraud-story-2012-2http://www.techinasia.com/qihoo-committing-fraud-google-making-huge-mistake/

10 anos atrás

Eu achei um outro programa legal que elimina os arquivos apagados sem a necessidade de formata o PC, Glary Utilities.