A Google acaba de vender a Motorola Mobility para a Lenovo. Para mim, foi uma surpresa. Surpresa de mal gosto, pois acreditava que a Motorola tinha um grande futuro com a Google.

A Google comprou a Motorola por 12 bilhões e vendeu por 3 bilhões. Esse tipo de atitude às vezes me faz desconfiar que a Google atua com muita improvisação, com ausência de estratégia a longo prazo.

Essa semana foram duas notícias que me chatearam. A primeira é a venda da Motorola e a segunda ainda é um rumor: o fim da linha Nexus.

Ainda vale a pena comprar Moto X e Moto G? As atualizações contuarão garantidas?

FONTE:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/01/google-vende-motorola-para-lenovo.html

perguntou Jan 29 '14 às 23:22

carlos_fraccini's gravatar image

carlos_fraccini
33652

editou Jan 28 '16 às 11:46

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
222428834

A compra da Motorola pelo Google foi principalmente para que o Google adquirisse as patentes da empresa para poder fortalecer o Android, mas acho que a parceria do Google com a Lenovo/Motorola vai continuar forte

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 12:47

flavio_prado_2013's gravatar image

flavio_prado_2013
(suspenso)

editou Jan 30 '14 às 17:26

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349252

fudeu agora!!!

link permanente

respondeu Feb 03 '14 às 17:50

dioneskiko_2013's gravatar image

dioneskiko_2013
16

Galera, pelo que li, o real prejuízo do Google não foi tão grande assim. Aqui há uma melhor explicação: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fqz.com%2F172207%2Fwhy-google-just-sold-motorola-to-lenovo-for-3-billion%2F&h=AAQFrHX4r

Eu mesmo tenho um Moto X, e não gostei nem um pouco da notícia quando tomei conhecimento. Realmente eu tinha muitas esperanças pra parceria Google-Motorola. Mas agora não tem mais jeito e talvez não seja tão ruim assim... Na minha opinião, depois de ter lido essa reportagem ao lado (http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.technobuffalo.com%2F2014%2F01%2F29%2Flenovo-ceo-discusses-plans-for-motorola-mobilitys-future%2F&h=CAQF4wQgJ), fiquei um pouco mais confiante. A Lenovo parece realmente ter vontade de se inserir com força no mercado móvel, coisa que a sua própria marca faz mal, não por sua própria culpa. Vamos encara, a competição é absurda e o mercado móvel muda num piscar de olhos. Um exemplo bem a ver foi a própria compra da Motorola, e sua própria venda. Duas surpresas.

Agora, não podemos negar, e quem conhece o Moto X de perto e for bem informado sobre os produtos da Motorola, provavelmente vai concordar comigo. O aparelho é influencia pura do Google, do design ao sistema, que não é igual ao android de outros aparelhos, pois ele é otimizado pra rodar no Moto X. Pegue um aparelho com o mesmo processador e veja se ele roda tão bem. Provavelmente não.

O que me fez escolher o Moto X, ao contrário de verdadeiros tops, como S4, G2 e iPhone, foi o apreço aos detalhes, inclusive ao bolso do cliente. O Google tornou isso possível também... Já viu um preço de um Nexus 5 lá fora? E de um S4? O Nexus é $300,00 mais barato. Acredito, não tenho como provar, mas o Google pode suportar projetos como o Moto X, e ajudar a melhor posicionar o produto em termo de valor porque eles tem uma situação econômica muito favorável...

O que na minha opinião perdemos, é com uma Motorola mais criativa, mais voltada ao cliente, com produtos inovadores, ao invés de novos. Não é a mesma coisa. E concordo com quem acha que vamos perder com as atualizações... Meu Moto X está com Android 4.4.2. A última versão disponível. Não sei se agora o Google vai se preocupar muito com isso, porque a Motorola não é mais dela e o aparelho está envelhecendo. A Motorola está na mesma situação que outros fabricantes. Porque deveria receber tratamento especial? (Porque o tratamento é especial mesmo. Android 4.4.2, OEM, só no Nexus e no Moto X, em primeira mão). Espero que eu esteja errado sobre isso, mas de qualquer maneira, todo mundo ia preferir que a Motorola ainda fosse do Google. Mas a única coisa que podemos fazer é depositar nossa confiança na Lenovo e esperar que ela continue indo para frente. Mas do jeito como eu esperava, dado tudo que o Google inventa ou renova, acredito que não vai ser. Mas não quer dizer que vá ser ruim!

Essa é minha opinião, com o que sei e minha intuição. E já que estamos falando de opinião, ainda acho o Moto G imbatível na sua categoria! Pra mim, é escolha certa.

link permanente

respondeu Feb 03 '14 às 18:06

rbarbosa's gravatar image

rbarbosa
16

Vale a pena comprar um moto x ou um moto g agora depois que o Google vendeu a motorola? Pois atualizações que viam da Google direta pode ou não vir mais.

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 01:51

brunohyago's gravatar image

brunohyago
1

O Google não estava se dando bem administrando a Motorola, os chineses da LENOVO tem um perfil melhor para administrar fabricas.
O Google sempre atuou no setor quaternário da economia, são as atividades de produção do saber, comunicação e da propriedade intelectual, que são bem mais rentáveis.

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 05:32

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425021.9k

editou Jan 30 '14 às 05:34

Pois é. O que me resta saber é se o moto x e o moto g serão afetados em relação a atualizações ou a continuação da linha.

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 12:26

brunohyago's gravatar image

brunohyago
1

Achei a melhor coisa que a Google poderia ter feito. Comprou a Motorola sangrando dinheiro, dando prejuízo atrás de prejuízo, e quando conseguiu estabilizar o lucro era ridículo, vale mais a pena se livrar da empresa (mantendo as patentes, como ela fez) e focar seus esforços no desenvolvimento do Android, que é o que gera lucro para a empresa...

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 12:33

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

É... Acho que a Google fez bem em vender a Motorola, apesar do prejuizo de uns 10 bilhoes de dolares, coisa pouca para a empresa e dinheiro que tem. Mas o Larry Page vai precisar explicar muito bem como vai recuperar estes 10 Bi futuramente.

Quando soube da compra da Motorola, não entendi muito, pois a própria Google já tinha em seu portfolio de HW os (excelentes) tablets Nexus 7 e nexus 10 e o (também excelente) Nexus 4, em que possuo todos estes Gadgets. Ao comprar a Motorola, pensei como seria a estratégia da Google, pois a Motorola produzia smartphones e tablets. Será que poderiam desistir da linha Nexus?? Pelo visto, com esta venda, a linha Nexus continua no mercado firme, é sim correta a venda da Motorola (apesar do big prejuizo) e a Google continuará no seu desenvolvimento do Android, muito melhor que o tal do IOS.

Sobre a nova dona da Motorola, a Lenovo, sei não, acho que em médio prazo a marca Motorola vai desaparecer, pois ela começou a virar joguete para um lado e para outro. Triste fim para uma marca que dominou o mercado a um bom tempo atras.

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 13:04

germanez_mundo's gravatar image

germanez_mundo
141

Não acho que seja um prejuízo pequeno, viu o faturamento da Google no ultimo ano? ridículo perto das outras grandes empresas...

wallace_mote's gravatar image wallace_mote ♦ (Jan 31 '14 às 09:17)

7 - A Google perdeu dinheiro na transação. Será mesmo? Quando comprou a Motorola a Google pagou US$ 12,5 bilhões pela empresa e, na negociação com a Lenovo, vendeu a companhia por US$ 2,91 bilhões. Numa primeira análise você pode imaginar que ela perdeu pouco mais de US$ 9,5 bilhões nessa brincadeira, não é mesmo? Bem, saiba que não é bem assim. Entenda por quê.

7 motivos pelos quais a Google vendeu a Motorola para a LenovoDinheiro não tem sido problema para a Google. (Fonte da imagem: Reprodução/The Democratic Daily)

Do valor de US$ 2,91 bilhões, US$ 600 milhões serão pagos em dinheiro e outros US$ 750 milhões serão pagos em ações ordinárias. O restante será pago ao longo de três anos em forma de notas promissórias. Quando a Google comprou a Motorola, a fabricante de celulares tinha US$ 3 bilhões em dinheiro em caixa e mais US$ 1 bilhão em taxas de crédito a receber.

Assim, você pode descontar US$ 4 bilhões do negócio inicial e temos um déficit, por enquanto, de US$ 8,5 bilhões. Em seguida a Google vendeu a divisão de set-top boxes por US$ 2,4 bilhões. O déficit na nossa conta cai agora para US$ 6,1 bilhões. Agora, foi a vez da divisão de celulares ser vendida, por US$ 2,91 bilhões. O déficit em nossa conta cai para US$ 3,2 bilhões.

Das 17 mil patentes do início da compra, apenas 2 mil delas vão para a Lenovo. As outras 15 mil permanecem com a Google e serão ainda licenciadas para Lenovo utilizar em seus produtos. Ou seja: é razoável supor que essas 15 mil patentes possam valer US$ 3,2 bilhões. No final das contas é como se a Google tivesse desembolsado apenas essa quantia para ficar somente com aquilo que mais achava importante.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/google/49782-7-motivos-pelos-quais-a-google-vendeu-a-motorola-para-a-lenovo.htm#ixzz2sGSOiyNV

Gilbertoinfo's gravatar image Gilbertoinfo (Feb 03 '14 às 11:14)

Lamentável, para que investir tanto no lançamento e divulgação do moto x e g para depois simplesmente abandonar o barco? Nada justifica uma atitude tão apressada por parte do Google, perderam minha preferência.

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 14:32

Claudinei's gravatar image

Claudinei
11

editou Jan 30 '14 às 14:32

É triste que povo ficar sabendo que Lenovo vai lidar Motorola e aparelhos potente tais como: Moto X, Moto Razr HD, Moto G, etc.. Pode afetar satisfação nas compras aparelhos Motorola a partir agora e linha top vai ficar pra trás !

link permanente

respondeu Jan 30 '14 às 17:38

Rupestre's gravatar image

Rupestre
116

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,828
×4,767
×1,734
×1,282
×807
×533
×415
×333
×169
×164