Como realmente funcionam as urnas eletrônicas poucas pessoas sabem (inclusive eu). Todo mundo sempre diz que o voto é secreto, mas eu acho muito fácil fazer um sistema que vincule o número do seu título com os votos dados. Para quem tem acesso, isso serviria para identificar se um filiado realmente votou no partido/candidato como "jurou fazer".

O que há por trás das urnas eletrônicas, os votos são secretos e as eleições limpas ou vocês acham que sempre há o que esconder?

Tecnologicamente falando, isso seria possível?

perguntou Feb 01 '14 às 18:30

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

editou Feb 05 '14 às 17:27

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349252

Meu camarada de linha de frente, para começar a ficar chateado, comece por algo leve:

http://www.canaldootario.com.br/videos/responde/urnas-eletronicas-brasileiras-lixo-comentado/

nos falamos...rs

link permanente

respondeu Feb 01 '14 às 19:00

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.7k

Sim, tecnologicamente é possível vincular o voto ao número do título de eleitor, pois a máquina só é liberada para votação depois que o número é digitado, mais isso não acontece porque aí deixaria de ser secreto. As máquinas são auditadas.

Eu sou mesário e tenho acesso aos votos da minha seção antes da apuração porque tenho que imprimir as zerésimas que servem como garantia, caso o pendrive com a contagem dos votos dê pau. Posso assegurar que os resultados só exibem o número de votos e os candidatos a quem eles foram destinados, mas não exibem quem votou em quem, não há identificação do eleitor.

link permanente

respondeu Feb 01 '14 às 19:26

alisson's gravatar image

alisson
4846543.1k

editou Feb 01 '14 às 19:28

O código fonte da urna foi analisado e descobriram que era possível relacionar a sequencia do "arquivo dos votos" com a sequencia dos "Eleitores que votaram", mas isso já foi corrigido com o uso de randomização na gravação dos arquivos. Mas quem compra voto, não precisa de um controle tão rígido, seria necessário acessar cada urna para rodar um programa que fizesse o relacionamento entre o voto o eleitor.

Realmente a urna brasileira não é assim tão moderna, a impressão digital dá muito problema de leitura, em matéria biometria o reconhecimento facial é mais rápido e seguro.
Mas a justiça eleitoral prevendo uma futura mudança, incluiu no recadastramento além das digitais uma foto para um futuro reconhecimento facial.

O impressionante do reconhecimento facial é que você pode envelhecer e os parâmetros usados no reconhecimento facial não mudam, um programa de reconhecimento facial é capaz de reconhecer todas as pessoas numa multidão em movimento.

Voltar ao voto de papel é um atraso, pois permite muitas fraudes que foram extintas com a Urna eletrônica e a biometria (Eleitores fantasmas, mais votos que eleitores ..).

Deveríamos seguir a Estônia onde o voto é pela Internet, poderíamos até aprimorar a democracia, usando esta facilidade de voto para decidir temas importantes, sem Deputados ou Senadores que troquem de ideais quando chegam ao poder.

link permanente

respondeu Feb 01 '14 às 20:48

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

Ninguém puxa conversa, então eu o fiz.

link permanente

respondeu Feb 01 '14 às 19:02

andreitajai ♦
43465413.7k

só criam tópicos qual a melhor toalha de mesa, comprei um micro no mercado e quero transformar em gamer, como fazer? rsrsrsrs

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 01 '14 às 19:30)

@marcmira, eu vi num dos vídeos do "CDO" onde ele faz a pergunta: por que não abrir o código para universidades estudarem o código e aprimorar o sistema da urna? Acho que em geral o Brasil explora pouco as "cabeças" que tem, parece mais fácil dar "bolsa qualquer coisa" do que formar cientistas. Ah, não que não tenha melhorado a vida de muita gente, mas não me parece justo com quem estudou. Enfim, não quero perder o foco do tópico, até porque aqui não é lugar para comentar se o governo vai bem ou mal, faz ou deixa de fazer.

@alisson, A questão das urnas, quero muito acreditar que sejam invioláveis, que os votos não possam ser vinculados ao numero do título e que a única coisa que todo mundo frisa "que as eleições são limpas" sejam realmente limpas.

link permanente

respondeu Feb 02 '14 às 20:35

andreitajai ♦
43465413.7k

se liberassem uma urna para estudo e aprimoramento, seria 1000x mais acertada, é fácil arrotar segurança se coloca métodos patriarcais como não tentar certas formas para invadir a urna, ou analisar seu código.

att

link permanente

respondeu Feb 02 '14 às 20:54

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.7k

Fora que poderiam criar um sistema mais rápido e seguro para contagem dos votos.

andreitajai's gravatar image andreitajai ♦ (Feb 02 '14 às 20:57)

As Urnas não tem acesso a internet, então para hackear necessitaria presença física em muitos lugares ao mesmo tempo!
Só se o esquema envolver toda a equipe técnica do TRE, pois o software da Urna é validado por muitas pessoas e partidos, existe até premio para quem conseguir hacker a Urna, além de existir uma validação automática dos programas e arquivos ao ligar a Urna.

Impressão dos votos não ajudará em nada só vai gastar dinheiro, pois se a Urna estiver hackeada a impressão também estará, pois a impressão não será vista por ninguém.
A sugestão de imprimir o voto para o eleitor verificar e colocar numa Urna paralela, aumentaria a possibilidade de erros com eleitores levando o voto pra casa, ou mesmo paralisação da votação por defeito nas impressoras, que são equipamentos mais vulneráveis

A maior vulnerabilidade é a totalização dos votos e não nas Urnas, melhor seria uma apuração paralela por um órgão suprapartidário, usando os boletins emitidos ao fim da eleição, atualmente o boletim é emitido por cada urna para os partidos, mas os boletins são ignorados!

Mas tem muita gente que está reclamando da Urna por que perdeu a garantia de reeleição com votos irregulares.
O recadastramento com identificação biométrica(Digitais), apontou que em muitas cidades havia quase o dobro de eleitores que moradores, por isso certas famílias permanecem no poder por décadas, mesmo roubando e com péssima administração.

link permanente

respondeu Feb 02 '14 às 21:53

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425021.5k

editou Sep 24 '18 às 02:05

Eleições 2014; fique por dentro de apps e outros recursos para acompanhar apuração

Todas as dicas aqui ;)

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/segundo-turno-das-eleicoes-2014-ganham-novo-doodle-do-google.html

link permanente

respondeu Oct 26 '14 às 01:22

melissacs's gravatar image

melissacs ♦♦
1161461573.2k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,281
×5
×4
×3

pergunta feita: Feb 01 '14 às 18:30

pergunta lida: 6,004 vezes

última alteração: Sep 24 '18 às 02:05