eu sou estudante de engenharia, estou agora no 3° semestre do ciclo básico de engenharia e vou seguir na área de engenharia da computação na especialização, eu gostaria se saber alguma dica de cursos para eu fazer junto com a faculdade pois tenho minha tarde livre e gostaria de preencher meu currículo, queria alguém que soubesse me dizer quais cursos são interessantes de fazer que vão me ajudar na minha profissão, por exemplo estava pensando em auto-cad, é um bom curso para eu investir para me ajudar futuramente? e quais outros mais podem me ser útil? eu já tenho um de manutenção de computadores e redes, tem algo mais que pode complementar? obg

perguntou Feb 12 '14 às 14:28

danidafs's gravatar image

danidafs
1111

Estudante de qual engenharia?

Civil?

CAD é mais pra civil e elétrica, depende do que o mercado de onde você mora (ou vai morar está necessitando). Importante seria conversar com gerentes e administradores de empresas (visitando-as) e ver que tipo de profissional teria emprego garantido se fosse formado no curso X ou Y. A partir dai você tira uma base. Tenha contatos, esse "Networking" é muito importante para sua futura carreira. Lembre-se, você não está indo atras de emprego, mas se surgir uma oportunidade, vá em frente.

link permanente

respondeu Feb 12 '14 às 20:32

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

editou Feb 12 '14 às 20:54

1

ele vai optar por computação...ou seja, CAD é dinheiro jogado fora. CAD é interessante para engs. Mecatrônica, Mecânica, Civil e um pouco elétrica até de Alimentos (e muito para Arquitetura). Para computação é um desperdício muito grande. Pouquíssimas chances de uso.

Acho que as opções que eu dei no outro post são muito boas como extra-curriculares. Aliás, melhor ainda seria se ele fizesse um curso de direito em paralelo.

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 12 '14 às 20:45)
1

A pegunta título é sobre curso extra curriculares...mas ponderando sobre a pergunta detalhada formulada, percebo que talvez o danidalfs não saiba exatamente o que é um curso extra curricular...

Networking é muito importante mesmo, muitas vezes mais importante do que a capacidade técnica pessoal na hora de conseguir um emprego... mas é muito difícil conversar com gerentes e administradores de grandes empresas, ainda mais quando se é alguém de fora. Por isso é importante ter diferenciais no currículo.

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 12 '14 às 20:59)

Você poderia fazer um curso de PMI, ms Project, six-sigma..cursos de línguas estrangeiras é importante também...mandarim, espanhol, inglês...

cad a meu ver seria perda de tempo e dinheiro...aliás, acho que um fórum deste tipo não é o lugar mais apropriado para orientação para um aluno de engenharia. No terceiro ano você já deveria ter uma visão formada do que te espera (agora sei onde os grandes portais contratam estagiários)...

se você tem tempo livre você poderia se dedicar a ajudar o próximo, cogite entrar em uma ong. Isso contará na hora da entrevista em grandes empresas.

link permanente

respondeu Feb 12 '14 às 16:59

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7479909.7k

bom, primeiro eu estou no 3° semestre não no terceiro ano, estou começando meu segundo ano de ciclo básico agora, e quanto ao que vc falou que aqui não é o melhor lugar, vc saberia me informar algum fórum, ou site, algum lugar bom sobre engenharia na internet de pessoas que compartilham experiências e dúvidas desse tipo para poder me informar melhor sobre essas coisas? estou fazendo essa pergunta aqui pq não achei mais nenhum lugar que respondessem minha dúvida!

danidafs's gravatar image danidafs (Feb 13 '14 às 23:26)

tem um lugar, chamado empresa júnior, localizado na sua própria faculdade que você quer cursar, lá você poderá inclusive fazer um estágio (se não tiver, ótima oportunidade para fundar uma e demonstrar um espírito de empreendedorismo). Uma iniciação científica ou estágio em uma empresa te ajudará e enriquecerá o teu currículo. Um curso no exterior também (procure intercâmbios, tipo o "Sanduiche" ou outro alternativo) te valorizará ainda mais.

Onde você estuda afinal? Qual cidade?

e pense bem sobre a possibilidade de se fazer direito em paralelo. Te deixará mais preparado para assumir cargos gerenciais, abrirá o teu leque profissional e também te possibilitará mais chances no caso de querer passar em um concurso público (ou só acessar foruns específicos sobre concursos públicos, se você já se preparar já estará uns 3-4 anos a frente de seus contemporâneos ao se formar)

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 14 '14 às 01:47)

Eu estudo na unip de são paulo capital, quanto a fazer direito junto acho q isso já seria um pouco puxado demais, engenharia já exige muito, o intercâmbio é sim um dos meus planos ai pros meus próximos anos, já estava planejando isso mais ou menos, e essa tal empresa júnio vc saberia explicar melhor oq é isso, eu tentei dar uma pesquisada mas não consegui achar nada, e eu tbm queria achar algum fórum desse tipo, com engenheiros onde eu possa tirar dúvidas e fazer perguntas, vc sabe de algum?

danidafs's gravatar image danidafs (Feb 16 '14 às 17:16)

Espero que o puxado a que você se refere seja sobre questões financeiras. A resiliência de um engenheiro é um dos diferenciais dos que se destacam. o intercâmbio vc já deveria ter pesquisado desde o primeiro ano, pois existe programas com bolsa financiado pelo governo para alunos que se destacam e conseguem passar em um determinado exame, em especifico para os engenheiros. os fóruns sobre engenharia que eu participo são fechados, dificilmente dão acesso a gente de fora do circulo...mas você pode começa tentando em fóruns de ex-alunos,da sua faculdade. empresas jr são geralmente empresas sem fins lucrativos que prestam pequenas consultorias. são dirigidos por estudantes em graduação sob a coordenação de um professor. Converse com o coordenador do seu curso para saber mais a respeito. Já imaginou se você for o fundador? Só que você tem que se dedicar, pois a responsabilidade só aumenta e seu nome já pode ir para a lama se for um profissional não dedicado

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 16 '14 às 18:54)

bom eu digo puxado tbm em questões financeiras e porque 2 cursos superiores em paralelo é muita coisa, talvez quando terminar eu penso sim em ter mais de um ensino superior no currículo, o intercâmbio na verdade que eu estava pesquisando é intercâmbio a trabalho, intercâmbio de férias para ter uma experiência profissional no exterior, e eu vou procurar saber melhor sobre essa empresa jr perguntar para os coordenadores da minha faculdade, tentar me informar melhor sobre essas dúvidas gerais tbm q eu estou tendo, valeu pela dica!

danidafs's gravatar image danidafs (Feb 16 '14 às 22:47)

É o ideal. E não é querer menosprezar o teu curso ou querer te desestimular, mas estudar certas matérias em paralelo vai te preparar para prestar bons concursos públicos que paguem bons salários...pense nisto também. Principalmente após alguns anos, se realizar profissionalmente também é ganhar um bom salário, mesmo tendo funções administrativas que não tem muito a ver com o que você se formou (que também seria a tendência quando você vai subindo de carreira)_

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 17 '14 às 06:09)
exibindo 5 de 6 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×119
×39
×32
×28

pergunta feita: Feb 12 '14 às 14:28

pergunta lida: 23,586 vezes

última alteração: Feb 17 '14 às 06:25