4
2

Se todo o tráfego virtual internacional passa por Fortaleza, aqui no Nordeste, e toda a rede brasileira é conectada aqui, por que a internet do Norte/Nordeste é tão inferior a do Sul/Sudeste?

Vejam o que eu digo, os 4 cabos submarinos intercontinentais que ligam o Brasil e os Estados Unidos(Globo Net, SAM-1, Américas-II, SAC) e o que liga o Brasil a Portugal (Atlantis-2)estão instalados em Fortaleza. Isso deveria avançar muito a internet daqui, mas não é o que vemos.

E digo mais, os novos cabos que vão ser lançados (Um pra África, um novo para Portugal, um novo para os EUA, e o Cabo BRICS que vai ligar Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) vão ser instalados aqui e com 90% de certeza a internet nordestina vai continuar a merda que está hoje.

Antes que comecem uma briga, não estou dizendo que nenhum lugar é melhor que o outro, longe de mim, amo meu Brasil por completo, só quero entender o por que da desigualdade.

perguntou Feb 16 '14 às 18:11

brunosamp's gravatar image

brunosamp
11451

editou Oct 27 '15 às 19:04

TainahTavares's gravatar image

TainahTavares ♦♦
1313744

Liga para a Anatel meu amigo, agora as empresas de telefonia são obrigadas a prestar pelo menos 70% do serviço de internet contratado.

link permanente

respondeu Feb 16 '14 às 21:58

bruno_nobrenerd's gravatar image

bruno_nobrenerd
141

2

Não sei o que é mais difícil, ficar com a péssima qualidade e preços absurdos oferecida pelo OI e seu monopólio na minha região ou tentar fazer a Anatel fazer alguma coisa. De qualquer forma vou tentar resolver com a OI, em último caso vou apelar pra Anatel.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Feb 16 '14 às 22:52)

Já estive em São Paulo, no Rio e em Santa Catarina, nem se compara, lá a internet tem outro nível. Em São Paulo já está sendo instaladas redes 100% fibras ópticas. Conhecendo o Brasil em uns 60 anos talvez chegue aqui.

E sim, o Brasil como um todo é péssimo em investimentos na internet (na verdade em tudo) Um amigo meu Português disse que Portugal inteiro tem conexões de fibra óptica a mais de 5 anos e que não acreditava que isso só estava chegando no Brasil agora.

link permanente

respondeu Feb 16 '14 às 19:22

brunosamp
11451

editou Feb 16 '14 às 20:13

A rede de fibra óptica do Brasil deve ser maior do que o de Portugal.

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 16 '14 às 20:15)
2

Tá, mas 5 anos de diferença é demais. E sobre regiões com maior PIB terem maiores investimentos deveria ser o contrário, deveria ter mais investimentos para no futuro aumentar o PIB do país todo.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Feb 16 '14 às 21:47)

ok, mas fibra óptica já existia a mais de uma década no pais. Lembro de que em 2001, quando fiz estágio em um laboratório de pesquisas de fibra óptica, já existia grandes backbones de fibra óptica, mas não para o usuário final. Foi gradativo a abertura, se não me engano, primeiro a faculdades e depois em 2009 para usuários comuns em sampa (5 anos). O problema é que a nossa rede é muito maior, para atender todos é necessário o aumento do backbone e troca dos equipamentos existente também, o que necessita um investimento muito maior. E convenhamos, não dá para comparar Portugal com o Brasil por diversas razões. Não trabalho mais com isso e tenho acompanhado muito pouco. Sobre investimentos em diversos Estados, bom discordo. Mas é questão de opinião e poderia também levar a discussões partidárias sem sentido, o que dispenso.

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 16 '14 às 22:08)
2

De fato, deixemos esse assunto de PIB pra lá. O Brasil tem muitos problemas, como a 6ª economia mundial não tem satélites? como não tem uma educação pública de qualidade? Por que tanto desemprego? Mas enfim.

Pelo que andei lendo estão levando internet E ELETRICIDADE para algumas regiões do Norte só agora. Como isso é possível? Acho pura falta de respeito com essa região do País.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Feb 16 '14 às 22:56)

colega, você sabe muito bem que tem lugares que nem água, saneamento e alimentos tem direito...e ainda roubam o pouco que tem. Poderia estar falando de vários lugares do Nordeste, ou mesmo de grandes cidades, tal com Guarulhos (quase a cidade inteira, como pode?)

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Feb 17 '14 às 05:47)
1

Isso é um absurdo, falta de respeito com a vida.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Feb 17 '14 às 21:58)
exibindo 5 de 6 Todas

Meu amigo vc reclama porque não conhece a internet do Maranhão, junte tudo de ruim que vc conhece eleve ao cubo aí sim vc chega nos serviços prestados no Maranhão, moro aqui ha 20 anos e ainda não me acostumei com os absurdos deste estado, estive em um hotel em Salvador no mês passado quando fui acessar a rede do hotel me deparei com 50mb, aqui no maranhão venho capengando com 2 mb e quando solicito aumentar a velocidade a resposta é se,pre a mesma da porcaria da oi "seu cep só dá suporte a 2mb" na Bahia vilarejo de pouco mais de 1000 habitantes tem internet de 5 mb, enquanto aqui morando quase no centro so tenho 2mb.

link permanente

respondeu Feb 17 '14 às 00:59

Canzimbar's gravatar image

Canzimbar
16

2

Aqui na Bahia onde moro, na minha região tem planos de no máximo 10mb, difícil é eles entregarem tal velocidade, geralmente não passa de 4mb. Mas só consegui 10mb por que ameacei tirar, diziam que minha linha só podia a 2mb. Aqui no Nordeste só funcionam as capitais por assim dizer, a internet de Recife e de Salvador é boa, mas ta longe de ser ótima. Espero ansiosamente a chegada da GVT aqui, por que a Oi eu já não suporto mais.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Feb 17 '14 às 22:03)

A internet no Brasil é uma vergonha, em termos de velocidade e preço, o único jeito é burlando as operadoras com tutoriais da net, e funciona :)

link permanente

respondeu Feb 17 '14 às 02:04

Naviton%20Ribeiro's gravatar image

Naviton Ribeiro ♦
5557698.4k

2

Nunca vi essas formas de burlar.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Feb 17 '14 às 22:03)
2

Só basta procurar no Google, é o que mais tem. Digite, "como burlar a internet de "tal" operadora". Você vai encontrar vários sites com tutoriais.

Naviton%20Ribeiro's gravatar image Naviton Ribeiro ♦ (Feb 18 '14 às 13:44)

Muito mais fácil ligar logo para anatel, pois caso a mesma não consiga resolver voce pega o protocolo e coloca um processo juridico na Oi, dai, alem de resolverem seu problema da internet em dois tempos, ainda sim ganhará um bom dinheiro por danos morais.

Curte ai se puder. Bruno Nobre Nerd

link permanente

respondeu Feb 17 '14 às 07:49

bruno_nobrenerd's gravatar image

bruno_nobrenerd
141

Estou esperando chegada da GVT em minha região, pelo que vejo pela internet tem boa qualidade e preços melhores, mas já que ela ta vindo poderia fazer a rede já com fibra, mas ta vindo com cobre ainda. Bom, melhor que nada.

link permanente

respondeu Feb 18 '14 às 20:54

brunosamp
11451

Sou obrigado a concordar, nunca entendi essa diferença de qualidade de internet, mas é sempre assim, o Nordeste e o Norte estão sempre em segundo plano.

link permanente

respondeu Mar 10 '14 às 17:41

wesleybrunohp's gravatar image

wesleybrunohp
11416

1

Tbm percebo isso sempre. Uma pena, não adianta tentar crescer uma parte do país e deixar outras "atrasadas".

brunosamp's gravatar image brunosamp (Mar 10 '14 às 19:42)

Aonde você mora mesmo? Tem um outro colega do fórum do Ceará que falou que tem internet via fibra óptica na região dele

link permanente

respondeu Mar 10 '14 às 20:29

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7479909.7k

2

Moro na Bahia, esse cara aí deve morar em Fortaleza ou arredores, como eu disse, as capitais funcionam, Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Aracaju e etc. Eles tem fibra e "boa" velocidade. O problema é que tal velocidade não se espalha pelo território nordestino como nos outros, fica concentrada apenas nas capitais.

brunosamp's gravatar image brunosamp (Mar 10 '14 às 20:52)

Cara...demorou pelo menos uns 5 anos para que outras cidades do interior começassem a ter fibra aqui em SP. Nem em Sampa temos fibra óptica em todos os bairros. É normal começar nas capitais. Torço para que chegue logo para você.

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Mar 10 '14 às 21:43)

a minha internet oi velox é uma vergonha, pago mais de 100 reais por 1mb de velocidade+o fixo e sou de limoeiro do norte-ce, eu preciso do fixo e da bandalarga e o pior é q me empurrarm um plano oi total no qual diziam q ficaria com 2mb e eu receberia um cartao com beneficios, depois q eu dei o sim nada disso aconteceu e para cancelar esse novo plano diziam q eu tinha q pagar uma multa de 200 reais

link permanente

respondeu Mar 15 '14 às 09:52

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

1

Então você tem que processar esses filhos da mãe.

Naviton%20Ribeiro's gravatar image Naviton Ribeiro ♦ (Mar 15 '14 às 10:59)
1

Tbm fizeram isso comigo, esse maldito oi total, pelo menos é 5M+ Fixo por R$ 114,00. Antes era 2M aí ameacei ir no Procon pra tirar essa merda, ai eles aumentaram pra 5Mb sem abaixar o preço. Essa multa de R$ 200,00 é um absurdo, por que não me avisaram antes, o jeito é ir no Procon.

BrunoBertrand's gravatar image BrunoBertrand (Mar 15 '14 às 14:28)

Enfim, não me resta escolha a não ser me contentar, não retiro minha Oi-Lerdox por que preciso de internet. Duvido muito que a internet daqui algum dia melhore.

link permanente

respondeu Mar 10 '14 às 19:43

brunosamp
11451

1

depende do toque de caixa, se ele passar na sua região melhora.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 10 '14 às 21:45)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,116
×1,283
×248
×42
×4

pergunta feita: Feb 16 '14 às 18:11

pergunta lida: 7,316 vezes

última alteração: Oct 27 '15 às 19:04