Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Posso configurar o roteador para dividir a banda de Internet?

Perguntou 11 anos atrás

Resolvido

Boa tarde, pessoal

Seguinte: tenho uma banda de Internet de 30MB e quero dividir com meu vizinho. Sendo 15MB pra ele e 15MB pra mim. 

Para vocês entenderem melhor, vou explicar como está sendo feita a divisão:

Tenho um roteador wireless da ASUS como base para o meu acesso e todos os dispositivos que acessam a rede na minha casa. Nesse roteador é ligado um cabo de rede que vai até meu vizinho. Lá, esse cabo é ligado em um outro roteador wireless TP-Link como base para ele acessar todos os dispositivos móveis. Ou seja, quero disponibilizar 15MB para o roteador Asus e 15 MB para o Roteador TP-Link, sendo que o TP-Link é ligado ao Asus.

Existe a disponibilidade de configurar o aparelho para dividir a banda? Ou preciso de algum outro ajuste?

PUBLICIDADE

Respostas

sando_ms

sando_ms

Moderador

11 anos atrás

Você pode usar o QoS para limitar o roteador dele em 15Mb, use o numero do MAC do TP_link para configurar no ASUS a limitação, lembrando que você não pode limitar o Asus pois vai limitar toda a rede. 

Este vídeo em inglês da ASUS ensina diversas maneiras de usar o QoS:

http://www.youtube.com/watch?v=t2rsUDIsx_w

Tatyka

Membro

7 anos atrás

boa noite!! eu divido internet com a minha vizinha ela mora em frente a minha casa,e eu divido através do roteador só que o sinal chega muito fraco na casa dela,sera que se comprar o repetidor o sinal melhoraria para ela?

11 anos atrás

Bom dia sando_ms.

Entendi, Obrigado pelas informações. O sinal provavelmente vai chegar, sem nada eu consigo pegar duas barras, colocando o repetidor deve dar conta sim. Então vou fazer assim.

Comprar um Roteador Dual-band e colocar antenas de 9Dbi. Nesse roteador vou ligar o Tp-Link para o meu uso, e o ASUS como repetidor que ficará no meio do caminho para ampliar o sinal para o meu vizinho usar. e dividir a banda em 15MB pelo IP do DHCP, só vou procurar um roteador que divida a internet por Kbps ou Mbps.

Obrigado desde já!

sando_ms

sando_ms

Moderador

11 anos atrás

A solução de colocar mais um roteador ligado ao modem é boa, com as funções QoS e DHCP para distribuir os IPs.

Colocar o Asus e o TP-link como repetidores, vai depender se o sinal WIFI chega forte no local, muitas paredes ou lajes que separam andares reduzem bastante o sinal.

É comum fixar o IP dos Roteadores/switches numa rede, fica na configuração do DHCP, então dá para usar o IP no QoS.

Melhor comprar um roteador dual-band e de preferencia com o novo protocolo AC, mas não sei qual deles tem a configuração do QoS mais flexível.

11 anos atrás

sando_ms, entendi.

Então eu posso fazer assim, comprar um novo roteador e fazer a ligação, digamos que esse roteador novo se chama A. Então eu ligo o modem no roteador A, no roteador A eu ligo o ASUS e o Tp-Link, e pelo roteador A eu divido a banda em 15MB para cada um. Assim funciona?

Sabe me informar um roteador que faça essa divisão pelo MAC? Porque ontem ao tentar fazer essa divisão pelo ASUS eu só conseguir por IP e sabemos que esse IP se renova e além disso não conseguir colocar taxa de banda (kbps - mbps) e sim importância (Baixo - normal - alto) e que também esse roteador tenha a antena desrosquear já que eu vou colocar uma de 9Dbi.

Uma outra dúvida, eu quero aposentar o cabo de rede, para eu aposentar eu quero comprar o roteador repetidor, esse roteador vai dar lugar ao roteador tp-link, eu consigo mesmo assim fazer a divisória? Além disso consigo ao mesmo tempo ampliar o sinal e usar ele como wi-fi, correto?

Obrigado desde já

11 anos atrás

sando_ms, boa tarde.

Eu estava olhando o QoS do roteador Asus, e percebi que consigo limitar a banda, porém fiquei na dúvida se eu estava limitado a banda que me compete ou a banda da rede. Por isso não mexi. Vamos ao que interessa, você disse que eu posso limitar a banda em 15MB pelo número do MAC do Tp-Link, pelo que eu entendi vou estar limitado apenas o Tp-Link, certo? Fazendo isso eu que vou usar a internet pelo roteador Asus vai estar limitado aos 15MB também?

Obrigado desde já!

PUBLICIDADE