victor_arakaki
Membro
Como o tecnólogo é visto pelo mercado de trabalho?
Perguntou 11 anos atrás
Resolvido
Salve galera!
Ando com uma dúvida que vem me rodeando há um bom tempo. Atualmente curso tec. em análise e desenvolvimento de sistemas na Unicamp. Tenho a intenção de trabalhar na área de programação tanto em empresas, quanto na área de empreendedorismo. Tenho planos de, se possível, realizar algum intercâmbio ou pós-graduação. Diante de tudo isso pergunto-lhes algumas coisas: como o tecnólogo é visto pelo mercado de trabalho? As oportunidades para tecnólogos são as mesmas comparadas aos outros tipos de graduação? Alguém sabe como a Unicamp é vista no mercado da tecnologia?
Desde já agradeço a atenção de vocês. Valeu!
Respostas
toleranciazero
Membro
11 anos atrás
Tenho visto pessoas conseguindo emprego nas empresas com cargo de tecnologia, principalmente áreas de serviço e indústria. Acho que técnicos e engenheiros tem oportunidades mais definidas, contudo nada impede do tecnólogo concorrer a uma vaga...desde que tenha experiência.
Digamos o seguinte, Unicamp valoriza o teu currículo, vai te dar base, mas não é tudo, principalmente pelo fato de você ter feito uma faculdade pública que muito provavelmente deve dar muita ênfase na teoria e pouco na prática. E é muito valorizado se você tiver experiência profissional no currículo (a não ser que o teu entrevistador tenha feito a mesma universidade que você). E acho fundamental alguma complementação (cursos graduação ou pós).
O fato de você fazer o curso em Limeira, longe de certa forma de Campinas e São Paulo trazem algumas desvantagens, como a facilidade de conseguir um bom estágio.
Acho que você está indo pelo lado interessante pela que você está falando....intercâmbio, pós-graduação.
Empreendedorismo? É uma palavra bonita, mas acho que você tem que saber bem onde está pisando...não é tão fácil assim. E diverge um pouco do objetivo de querer uma carreira em uma empresa...pense um pouco a respeito.
Não sei exatamente o que tem mais em Limeira hoje em dia, só me lembro da fábrica de ração de gatos. Se não tiver muitas oportunidades na cidade e não conseguir sair da cidade para estágios, preencha já de alguma forma o seu currículo com cursos extra curriculares que não tenham data de vencimento próximo (ex. línguas, etc.). Mas faça algo efetivo que realmente faça diferencial.