Bom dia, queria entender uma coisa eu tenho uma partição com o Windows XP e fui criar outra partição para instalar o Windows 7, só que quando eu fiz isso na hora de escolher qual SO iria iniciar, o XP simplesmente só reiniciava. Porque aconteceu isso? conseguir resolver, pesquisei pesquisei ate que eu encontrei uma solução: dei boot com o cd xp fui em reparar e digitei os seguintes comandos: fixmbr dei enter; fixboot c: dei enter; bootcfg /rebuild dei enter; e bootcfg /list. resolveu, conseguir iniciar o xp normalmente. Porque usando esses comandos resolveu? Mas depois o Windows 7 nao aparecia para escolher qual SO. Fui no xp em propriedade do sistema> inicializaçao e recuperaçao> fui ver se estava la o Windows 7 para escolher mas nao estava, estava assim: [boot loader] timeout=30 default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS [operating systems] multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="bootcfg /list" WINDOWS XP multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /NOEXECUTE=OPTIN /FASTDETECT Agora porque aconteceu isso? conseguir resolver usando o cd do 7, simplesmente reparei e resolveu. Agora todos dois estao funcionando. Mas queria entender o porque aconteceu tudo isso, e entender os comandos que eu fiz?? Obrigado desde ja ^^ Abraços

perguntou Mar 31 '14 às 10:22

Leo%20Andrade's gravatar image

Leo Andrade
171720113

Quando se instala dois sistemas operacionais em partições diferentes no mesmo disco, os sistemas operacionais ficam dependentes do "Administrador de Boot" que é instalado pelo ultimo sistema operacional instalado, então qualquer problema nenhum dos dois windows entra.

O Ideal é deixar os sistemas operacionais independentes, usando a BIOS para escolher qual windows será carregado, mas isso só é possível usando dois discos diferentes, e na hora de instalar temos que que desconectar o disco do outro windows para evitar que seja instalado um "Administrador de Boot".

Para testar um sistema operacional o melhor é usar a virtualização, que evita o risco de destruição do sistema operacional já instalado, veja este tutorial do Techtudo:

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/virtualbox.html

link permanente

respondeu Mar 31 '14 às 11:00

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

editou Mar 31 '14 às 11:01

Obrigado sando_ms? pela resposta, deu para entender. Só nao entendi como fazer para "desconectar o disco do outro windows para evitar que seja instalado um "Administrador de Boot"". Será que você pode me explicar como fazer isso?! desde ja grato... abço

link permanente

respondeu Mar 31 '14 às 11:25

Leo Andrade
171720113

1

Tem que abrir o gabinete e desconectar o plugue de energia do disco, o preto usado em discos SATA e o branco em discos IDE:

http://e.cdn-hardware.com.br/static/blog/44001-conectores_html_m608554a4.jpg.optimized.jpg

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Mar 31 '14 às 11:34)

ah sim, entendi. Obrigado pela sua ajuda. abço

link permanente

respondeu Mar 31 '14 às 11:40

Leo Andrade
171720113

Não há problemas em se instalar mais de um sistemas no mesmo HD, você não precisa instalar em HD's. É muito simples, o gerenciador de boot do Windows é muito franco e da esses problemas, para contornar esse problema é só você instalar o GRUB que é um excelente gerenciador de boot.

link permanente

respondeu Apr 02 '14 às 13:21

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

Pode até ser mais seguro que o dual-boot do windows, mas vai continuar com a mesma vulnerabilidade, se o GRUB danificar nenhum dos sistemas operacionais entra.

Alem de tudo não é nada fácil recuperar o GRUB, enquanto no windows basta dar boot por um CD de instalação que o boot é reconstruído automaticamente.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 02 '14 às 14:12)

@Deepouter você está enganado, a recuperação do GRUB é bem simples.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Apr 02 '14 às 14:15)

Interessante isso que voce falou callazzans! O que é GRUB e como que funciona?

link permanente

respondeu Apr 02 '14 às 13:29

Leo Andrade
171720113

"Em computação, GNU GRUB (ou apenas GRUB) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. Em termos técnicos ele é um programa que pode carregar qualquer arquivo (ficheiro) executável com um cabeçalho multi boot nos seus primeiros 8 kB. Este cabeçalho consiste uma sequência de bits com: 32 bits de um "número mágico", 32 bits de flags mais 32 bits de um outro número mágico seguidos pela imagem do arquivo executável."

Fonte Wikpédia.

O GRUB geralmente vem com distribuições Linux, e utilizado por quem usa Windows e Linux na mesmo HD, mais nada impede que utilize versões do Windows com ele. A vantagem dele é que ele não fica no SO, então é mas seguro.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Apr 02 '14 às 13:43)

callazzans entendi para que serve, muito obrigado, agora queria entender como usar, poderia me dar um exemplo? suponhamos que eu tenho que instalar outro Sistema Operacional, como executar essa opção? como fazer esse procedimento correto com o GRUP? Obrigado, Abraço!

link permanente

respondeu Apr 02 '14 às 13:52

Leo Andrade
171720113

O próprio GRUB reconhece os SO's instalados, e também reconhece quando instala um novo SO.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Apr 02 '14 às 14:09)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,699
×350
×275
×60

pergunta feita: Mar 31 '14 às 10:22

pergunta lida: 1,616 vezes

última alteração: Apr 02 '14 às 14:15