Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Um servidor sem Ar-Condicionado pode dar defeito?

Perguntou 13 anos atrás

Resolvido

Bom dia pessoal, eu tenho uma duvida que acho que muita gente tem!

Eu tenho um Servidor Dell PowerEdge T310 na minha empresa que fica ligado 24 horas e a sala que ele fica tem um Ar-condicionado de 12 mil BTU´s, mais so fica ligado durante o dia, e a noite ele é desligado! Eu Gostaria de saber se isso é muito ruim para o equipamento e porque ?

Desde já, muito Obrigado a Todos.

PUBLICIDADE

Respostas

panda

Membro

13 anos atrás

Esse procedimento de desligar o AC e manter o servidor ligado é desaconselhável em qualquer ambiente que possua um servidor.

Esse tipo de ambiente tem por obrigação adequar e controlar não só a temperatura, mas outros fatores também. Porém a temperatura é fulcral para a vida útil e, por fim, segurança dos dados ali guardados. Além da confiabilidade.

A não ser, é claro, que o servidor seja desligado no mesmo horário do AC. Neste caso, não é problema do ambiente estar fora de um controle padronizado de temperatura.

Em hipótese alguma um servidor considerado importante dentro de uma empresa pode estar fora de um ambiente com controle de temperatura. Isso é absolutamente primordial, meu amigo.

Se você coloca o servidor num ambiente de 25~30 graus, a temperatura interna de todos os componentes sobe MUITO. Não segue uma proporção e este é o grande problema. Chipset, HDs, processadores, memória, tudo aumenta sua temperatura, transformando o gabinete do servidor em uma espécie de forno. Logo é fica fácil entender que a durabilidade e a confiabilidade do servidor pode ser reduzida de forma drástica.

E não é besteira isso.

ViNi

ViNi

Moderador

13 anos atrás

Bom dia amigo

Não existe problema algum, unica coisa que tens que cuidar é para não deixar o AR muito em cima do aparelho, e nem muito frio.

O Ar quando muito gelado, ele carrega um pouco de umidade, que ao passar dos anos acabam oxidando as peças do seu servidor.

Pode deixar o ar desligado em dias de temperatura ambiente visivelmente tranqüilas, os dias de muito calor, volte a ligar o ar.

Só lembrando que as maquinas que são desenhadas exclusivamente para servidores, ja tem uma preparação e uma engenharia para aguentar e ficar ligado praticamente sua vida inteira.

polo33

Membro

12 anos atrás

Olá Meu nome é Paulo Henrique e sou consultor de climatização!!!!
Vamos lá normalmente em casos como o seu em salas que tem servidores ou CPDS
são usados dois equipamentos de ar condicionado que são alternados sucessivamente e se der
problema em um deles o outo está pronto para entrar em ação.
então meu conselho para você é deixe seu ar condicionado sempre ligado.
Se tiver alguma duvida referente a ar condicionado acesse: www.poloarservice.com.brLá você pode tirar todas as suas duvidas

Um abraço
Paulo Henrique

13 anos atrás

Muito Obrigado a Todos... vou tomar mais cuidado com meu Servidor, ate por que a variação de temperatura hora frio e hora quente deve diminuir a vida ultil do equipamento tambem !!!

PUBLICIDADE