casagrande_nathanael
Membro
Como escolher o mouse ideal
Perguntou 11 anos atrás
Fechado

Você não precisa ser um mestre em computação para saber que sem dúvida, um dos acessórios de maior importância para simplificar o uso do sistema operacional e deixar a interação entre homem e computador muito mais amigável é o mouse!
Desde que foram inventados (há mais de 30 anos), pode-se dizer que pouca coisa mudou no aparelho, o que nos faz pensar que o seu inventor era um gênio.
Temos que concordar que depois do teclado, o mouse é o acessório mais usado para executar as mais variadas tarefas em um computador. Qualquer pessoa consegue instintivamente explorar uma área de trabalho tendo um mouse à disposição.
Sim, sim nós todos sabemos que é possível utilizar um computador sem o mouse, mas esse acessório é tão comum que a maioria prefere trabalhar com ele. O mouse é tão prático que até parece a extensão das mãos de uma pessoa.
Explicar o funcionamento dos mouses não é tão simples, mesmo porque eu realmente não sou como disse acima, um gênio da informática (estou bem longe de ser uma). Há diversas categorias disponíveis no mercado, mouses com esfera, mouses a laser, mouses ópticos, mouses wireless, enfim são muitos. O que torna a busca por um mouse ideal ainda mais complicada!
Portanto, qual modelo, tipo ou marca você deve escolher?! Tudo isso vai depender do seu perfil, se você vai utilizar do dispositivo para algo em especial como, por exemplo, para games ou se simplesmente precisa ter um ambiente de trabalho mais organizado.
JOGADORES
Para os jogadores de plantão, a melhor dica é que vocês testem alguns modelos de mouses antes de efetivar uma compra. Enquanto eu pesquisava sobre isso, vi que há várias discussões em fóruns especializados sobre o aparelho e as opiniões são diversas.
Outra dica é que você opte em um mouse que tenha mais de três botões (o que é o padrão atual nos mouses comuns). Isso é importante para que você não precise de atalhos ou acessar o teclado, facilitando na hora de realizar algumas ações dentro de alguns games.
USUÁRIOS COMUNS
Se você não precisa de um mouse especial, há hoje no mercado modelos de diversos preços diferentes e a melhor dica é que você analise o preço, os benefícios e principalmente as suas necessidades. A boa notícia é que os preços dos mouses são bem acessíveis em algumas marcas e opções. Então dificilmente você precisará dos melhores e mais caros modelos do mercado, pois a maioria dos mouses já atende às necessidades básicas de (quase) todos nós.
Veja a seguir algumas sugestões de mouses encontrados em lojas parceiras:
MOUSES SEM FIO OU WIRELESS
São interessantes porque ajudam a diminuir a bagunça gerada pelos diversos cabos de um computador, assim como aumentam sua movimentação na mesa ou no local em que o seu computador está posicionado. Para funcionar sem o fio, boa parte dos modelos desse mouse utiliza tecnologias de radiofrequência para transmitir os dados do mouse para o computador. Um receptor é conectado ao computador, geralmente em uma porta USB. Para funcionar o mouse utiliza pilhas ou baterias recarregáveis e a tecnologia de captação de movimentos é óptica, LED ou laser.
Para Mouse Gamer
Resolução
Medida por DPI (pontos por polegada, traduzido do inglês), é a referência mais comum para aferir a sensibilidade do mouse: quanto maior o valor, mais sensível. Os mouses mais modernos já possuem um botão específico para configurar a sensibilidade, descartando a necessidade de usar um software. Frequentemente o ideal é um valor de sensibilidade não tão alto, sendo importante regular a taxa de captação para um valor maior.
Taxa de Captação
Comumente conhecida entre os gamers por “Polling Rate”, a taxa de captação é o valor em Hz (Hertz) do intervalo em que o mouse manda informações para o computador. Ou seja, uma taxa maior significa que o mouse manda mais vezes as informações de sua posição. Há quem acredite usar um valor mais alto faz decair a vida útil do mouse. Nada confirmado, na realidade.
Peso e tamanho
São dois fatores determinantes em um mouse. Felizmente, hoje em dia, os bons mouses vêm com regulagens para controlar o peso. Em relação ao tamanho, vai do gosto e, por isso mesmo, é bom testar o mouse antes: alguns mouses são pequenos e outros grandes demais, o que prejudica a jogatina e, mais ainda, as tarefas cotidianas.
Aceleração
A taxa de aceleração também está atrelada à resolução do mouse e, nos modelos mais novos, costuma a chegar em até 30g (onde “g” significa gravidade), ou seja, 30 vezes a força da gravidade. Na prática, é meio que “perfumaria”: confie sempre mais na resolução e taxa de captação do seu mouse.