gamemaniaco
Membro
Qual a diferença entre um sistema operacional de 32 e 64 bits?
Perguntou 13 anos atrás
Resolvido
Quais são as diferenças entre sistema operacional 32 e 64bits?
Quem é melhor?
O 64bits consome mais memória ram e é mais pesado q o 32bits?
Respostas
nevareth
Membro
13 anos atrás
vou dar uma pequena aula sou formado em sistema de informação
Primeiramente, o que é bit? (Binary digiT) é e menor unidade de informação que pode ser transmitida. Ou seja, é a maneira como o processador de um computador processa informações. Quanto mais bits mais informações ele pode processar ao mesmo tempo.
Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. As versões de 32 bits e 64 bits do Windows foram desenvolvidas para uso em computadores com processadores de 32 e 64 bits, respectivamente.
As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória que as versões de 32 bits do Windows. Isso ajuda a reduzir o tempo despendido na permuta de processos para dentro e para fora da memória, pelo armazenamento de um número maior desses processos na memória de acesso aleatório (RAM) em vez de fazê-lo no disco rígido. Por outro lado, isso pode aumentar o desempenho geral do programa.
Como você pôde perceber o processador de 64bits tem essa diferença em relação aos 32 bits, mas não é só o processador, os softwares também possuem estas mesmas diferenças.
Conheça algumas vantagens e desvantagens de cada versão:
32 bits Vantagens
Facilidade em encontrar softwares para esta plataforma.
É o mais indicado para maquinas com baixo desempenho.
A versão 32bits em geral é mais barata.
Desvantagens
Só trabalha com no máximo 4gb de memoria RAM.
Se você decidir instalar um jogo que exige um pouco mais da máquina, o desempenho do sistema ficará comprometido.
Com a nova plataforma a Microsoft pretende ‘aposentar’ a versão 32 bits.
64 bits Vantagens
Lida melhor com altas quantidades de memória RAM.
Suporta até 128gb de memoria RAM.
Pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits.
Desvantagens
Necessita de uma maquina mais robusta para desfrutar de todas as vantagens.
Versões 64 bits não funcionam em processadores com capacidade inferior.
Incompatibilidade com alguns softwares.
Dicas:
Para rodar aplicativos leves em uma máquina de configuração simples, recomendo utilizar uma versão 32 bits do Windows. Aqui se encaixam usuários de internet, editores de texto, jogos simples e a maioria dos programas comuns.
Mas, se você já tem um processador de arquitetura 64 bits, vale a pena usar o sistema equivalente. Computadores que trabalham com grandes aplicações gráficas, jogos e programas pesados, obtêm um rendimento muito superior com as versões 64 bits, desde que possuam um hardware adequado para isso.
Matheushop
Membro
13 anos atrás
64 bits tem muito mais desempenho para maquinas que tem acima de 4 gb de memoria ram. ja o 32 bits se vc tiver um micro com 4 gb ou mais d memoria so vai ler 3,4 gb por ai... e hoje em dia a maioria dos programas ja sao compativeis com o windows 64 bits, principalmente o windows 7
Rodrigo0010
Moderador
13 anos atrás
64bits é uma droga, me arrependi e instalei o Vista 32bits após 1 semana de uso do 64bits. Dá alguns erros que voce procura na internet e só acha solução para o 32bits. Vai instalar algum programa ex: Bittorrent, e tem que procurar a versão 64bits, o 32bits é o padrão e todos os programas funcionam nele, alguns não funcionam no 64bits. O 64bits é um pouco melhor no desempenho, mas pra minha máquina que é um i5 não tem muita diferença não
silorsp
Membro
13 anos atrás
Então um SO de 32 bits, não adianta o computador ter 8gb de RAM?? Estou correto?? Abs
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
com 4GB DDR3 1333 dá para usar um sistema 64 bits sem travar ou ficar lento mesmo eu abrindo várias páginas da internet, vários programas ao mesmo tempo e jogos pesados?
Tenho uns jogos q gosto muito mas só joguei no Windows XP Professional SP3 32bits, os jogos são: Dracula: Resurrection, Dracula 2: The Last Sanctuary, Dracula 3: The Path of the Dragon, Age of Empires 2, Solder of Fortune 1, Soldier of Fortune 2, Soldier of Fortune Platinum, tbm rodo emuladores como zsnes, snes9x, bsnes, kega fusion, gens, pSX, ePsxe, emurayden, project64, nestopia enfim, tudo q q eu rodava no XP Pro SP3 32bits q citei acima poderei rodar no Windows 7 ou 8 de 64bits?
AirthonGalaxy
Membro
13 anos atrás
de 32 bits, rs
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
com 4GB DDR3 1333 dá para usar um sistema 64 bits sem travar ou ficar lento mesmo eu abrindo várias páginas da internet, vários programas ao mesmo tempo e jogos pesados?
Tenho uns jogos q gosto muito mas só joguei no Windows XP Professional SP3 32bits, os jogos são: Dracula: Resurrection, Dracula 2: The Last Sanctuary, Dracula 3: The Path of the Dragon, Age of Empires 2, Solder of Fortune 1, Soldier of Fortune 2, Soldier of Fortune Platinum, tbm rodo emuladores como zsnes, snes9x, bsnes, kega fusion, gens, pSX, ePsxe, emurayden, project64, nestopia enfim, tudo q q eu rodava no XP Pro SP3 32bits q citei acima poderei rodar no Windows 7 ou 8 de 64bits?
carlosonline
Membro
13 anos atrás
Isso depende de sua utilização, siga essa dica: se você não tem interesse real em alto desempenho e deseja apenas rodar aplicativos leves em um computador com configuração mais simples, recomenda-se o uso do sistema de 32 bits. Aqui entram os usuários de editores de texto, internet, jogos leves e programas simples.
Caso você já tenha em seu computador um processador de 64 bits, dê preferência a um sistema do mesmo porte. Se você gosta de jogos de última geração, lida com o Photoshop e outros programas gráficos, vai notar uma sensível diferença de desempenho quando utilizados em um computador que possuí um processador de 64 bits e um sistema equivalente.
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
4GB DDr3 1333 e i3 2100 é ruim para rodar 64bits? vai travar em situações q exigem muito? vale a pena ou não? só iriei usar ele se realmente não travar e ficar lento com essas configs q citei
carlosonline
Membro
13 anos atrás
Olha amigo, utilize OS 32 bits, mas qdo vc utilizar mais memória vc não vai poder usufruí-la devido as limitações naturais do sistema 32 bits, nem vai poder aproveitar todo potencial de seu processador.
No início eu também tinha certa resistência na utilização do sistema 64 bits, mas depois que utilizei a primeira vez disse adeus ao 32 bits, é outra vida, melhorou em desempenho e todos os aspectos.
A evolução naturalmente aponta para mais consumo de memória a medida que os softwares e hardwares evoluem, pode não ser hoje, nem no ano que vem, mas um dia você vai utilizar o sistema 64 bits, é uma simples questão de tempo.