Já conversei com um amigo sobre isso e volta-e-meia voltamos ao assunto. Pensando em games mais antigos, como Heretic, Blood, Shadow Warrior, Duke Nuken, vejo os games mais atuais quase como uma cópia do outro. Um dos que mais gostei nos últimos anos foi o Fear e suas continuações, mas mesmo tendo elementos de terror e sobre-naturais, o desenrolar é o mesmo: matar os inimigos com 4 ou 5 armas à disposição e explodir meia-dúzia de coisas pelo caminho. Parece que houve um lapso de criatividade nos programadores, especialmente do gênero tiro em primeira pessoa. Tanto que qualquer gamer vira qualquer jogo em questão de 2 ou 3 dias, pois as ações são sempre iguais. Estou falando besteira ou mais alguém tem essa impressão?

perguntou Jan 18 '12 às 22:35

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Pontelli
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editou Dec 06 '16 às 13:55

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Carolina_Oliveira ♦♦
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é isso mesmo ta muito facil os jogos de hoje rsrsrsrsrsrsrsrsr

tecomuza's gravatar image tecomuza (Jan 19 '12 às 00:13)

Fato! Maior exemplo de todos: The Dig

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respondeu Jan 18 '12 às 23:33

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Rebecca ♦♦
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acho que hoje os games são "zerados" nessa velocidade, porque hoje temos acesso fácil a detonados... Mas concordo que basicamente é matar e acabou, pra mim não saiu game melhor que Maxpayne!

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respondeu Jan 19 '12 às 12:36

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rec_lip
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Costumam associar qualidade à inovação e criatividade, mas não é bem assim. Os jogos antigos eram melhores porque tinham design melhor como um todo.

A sensação de que os jogos estão muito parecidos é que o design de hoje em dia é linear demais, o objetivo é sempre ir do ponto A ao B passando por alguns inimigos e então vendo uma cutscene que faz a história progredir, repetindo o processo até terminar o jogo

O objetivo nos jogos sempre foi mais ou menos o de sair do A ao B, como do início da fase até a bandeira no final, o que realmente mudou foi o acontecia durante. Em Mario, Mega Man, Alex Kidd, Sonic, você podia seguir por vários caminhos diferentes, pegar power ups diferentes e cada vez que você passasse por aquela fase a experiência seria diferente

Nos jogos de hoje em dia, produzir conteúdo é caro demais para você criar qualquer coisa que não tenha certeza que o jogador vai ver. Um caminho subterrâneo alternativo que só uma pequena porcentagem dos jogadores irá utilizar não é um investimento inteligente do ponto de vista financeiro.

Então a experiência de passar por uma fase é sempre igual, independente de quantas vezes você joga. É também muito igual entre jogadores diferentes, enquanto nos jogos antigos, pessoas diferentes tinha espaço para se expressar jogando de maneiras diferentes.

Como a experiência é sempre a mesma, jogamos o jogo uma vez, zeramos e colocamos na estante pra nunca mais jogá-lo novamente. Enquanto isso, com jogos antigos, sempre podemos rejogar aquela partida no mundo 1-1 ou Green Hill Zone e o conteúdo ainda parece rico.

Essa sensação existe de leve em jogos com mundo aberto, como The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 3, Dead Island, a qual é parte do motivo do sucesso deles.

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respondeu Jan 20 '12 às 00:15

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Rafael Monteiro
1581631712.0k

Rebecca, Particularmente prefiro Monkey Island... :) Mas concordo com o Pontelli apenas em parte. Hoje ainda encontramos novas ideias para os jogos - algumas não dão muito certo -, mas não vejo a indústria com esse declínio todo de criatividade como costumo ler por aí. Hoje também a informação viaja muito rápido, temos muito mais franquias do que tínhamos há 10 anos, então é natural que cada uma aproveite características de outras.

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respondeu Jan 19 '12 às 08:06

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BrunoAlmeida
14461

Muito! Monkey Island rules!!

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 19 '12 às 19:32)

Checa ULTIMA ONLINE (1997), jogo com players online, num estilo de visão como WOW. Se passa na época encantada dos cavaleiros, magos e dragões. O jogo até hj eh apreciado. http://www.chaosage.com.br - Esse site leva para o Shard (Espécie de Servidor) mais ativo do Brasil com uma média de 100 a 170 players todas as noites. Kem jogou nunca esquece, pelo contrário, retorna. A qtidade de players está aumentando cada vez mais, pelo mesmo princípio de q os games de hj embora bonitos, estão fáceis e simples demais.

Convido a espionarem o CHAOS - Ultima Online Server (Gratuito!!)

Aki flw o OpenYourEyes! Até.

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respondeu Jan 23 '12 às 13:18

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OpenID
16

Criativos são mas acho os jogos bem mais fáceis que os das gerações 8 e 16 bits.

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respondeu Jan 30 '12 às 15:33

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DedeRockeR
11580

porque o objetivo agora é terminar

Rodrigo0010's gravatar image Rodrigo0010 ♦ (Jan 31 '12 às 10:02)

acontece que na época do atari e etc era novidade... as crianças eram mais "burras" digamos assim, (sim eu também) e hoje os mais velhos tem esperiência das relíquias e a mais novas, bem as crianças de hoje em dia só faltam nascer falando.

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respondeu Jan 19 '12 às 13:43

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Rodrigo0010 ♦
697310115.9k

Vou pegar como exemplo o Blood, um jogo de uns 15 anos atrás: para matar os inimigos, você tinha pistolas, objetos do cenário e até um boneco voodoo (coincidência: na época "a" placa era a VooDoo 3500). Hoje os gráficos estão dezenas de vezes melhores, mais próximos da física real, efeitos de luz que parecem filme... mas tenho a impressão que a parte técnica melhorou na mesma proporção que a criatividade (talvez para contornar a falta de recursos técnicos da época) caiu.

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respondeu Jan 19 '12 às 16:01

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Pontelli
47516510.3k

Pontelli, depois você escolhe a melhor resposta! =D

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 19 '12 às 19:32)

acho que não,estão evoluindo,alguém se lembra do principe da pércia pro nes e agora quanta diferença,a realidade é que pra que joga a muito tempo,acaba claro vendo situações iguais em muitos jogos.

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respondeu Jan 19 '12 às 21:36

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daniel_silva
7711450

ou da pérsia

Rodrigo0010's gravatar image Rodrigo0010 ♦ (Jan 31 '12 às 10:02)

Pontelli ? deve ter levado em consideração que até hoje tem gente que não larga o atari, megadrive, snes, dreamquest...

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respondeu Jan 20 '12 às 08:32

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Rodrigo0010 ♦
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última alteração: Dec 06 '16 às 13:55