Tenho um pc gamer e mesmo em dias frios, com uns 10 minutos jogando, o pc parece um furacão... Esse barulho dos coolers incomodam mto e etc... O que fazer ?

perguntou Sep 03 '14 às 20:18

Juliano%20Maia's gravatar image

Juliano Maia
44444376

Verifique o que está esquentando mais, use o HWMonitor que é grátis:
http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

• Se for o chipset (placa mãe), coloque ventoinhas no gabinete, as de 120mm não fazem tanto barulho, coloque ao menos uma na frente soprando para dentro do gabinete e uma atrás retirando ar do gabinete.

• Se for o processador, coloque uma pasta térmica a base de prata e dê uma polida na base do dissipador usando uma lixa d'agua, que reduz até 10ºC na temperatura. Uma solução mais cara é colocar um Water cooler.

• Se for a Placa de vídeo, a solução é a mesma do processador, é mais difícil mas é possível trocar a pasta térmica e polir a base do dissipador.

Veja como deve ficar a base do dissipador bem polida:

alt text

link permanente

respondeu Sep 04 '14 às 00:42

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

editou Sep 06 '14 às 20:57

Primeiro de tudo organize os cabos no interior do seu pc, pois isso irá facilitar a passagem de ar. Procure vídeos no youtube.

Nunca deixe seu pc encostado em uma parede com os lados dos coolers tampados.

Os barulhos que você escuta aumentar pode ser da placa de vídeo que aumenta sua ventilação em decorrer do quanto você a usa. Os coolers do gabinete e do processador, em sua maioria, tem uma velocidade constante.

Tente ligar seu pc com a tampa aberta para ver qual componente está fazendo mais barulho e por que, dai procure o melhor metodo para parar o barulho. Se for a placa de vídeo, ela pode não estar dando conta dos seus jogos ou então está tendo um gargalo com o processador.

link permanente

respondeu Sep 03 '14 às 21:43

thiagoperdiga's gravatar image

thiagoperdiga
5959641.3k

editou Sep 03 '14 às 21:44

O pc esta inserido tipo numa prateleira de madeira... O pc foi montado há dois meses, a placa de video é a geforce GTX 550 Ti e o processador é o AMD FX 6300

link permanente

respondeu Sep 03 '14 às 23:37

Juliano Maia
44444376

editou Sep 05 '14 às 18:48

Bom, baixei o programa e constatei que jogando uns dez minutos no modesto crossfire, que nao requer tanto da placa de vídeo, ela chegou a temperatura de 57ºC... Posteriormente vou testar após jogar fifa 14. E então devo mudar o pc de lugar para ver se é esse o real motivo ? E essas ventoinhas podem ajudar de alguma forma a placa de vídeo ? Valeu !!

link permanente

respondeu Sep 05 '14 às 18:29

Juliano Maia
44444376

editou Sep 05 '14 às 18:43

Melhor circulação do ar e ventoinhas no gabinete reduzem as temperaturas de todos componentes, a placa mãe é mais beneficiada pois muitos componentes não possuem resfriamento.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Sep 05 '14 às 19:20)

valeu... sobre instalar essas ventoinhas, é fácil ?

link permanente

respondeu Sep 05 '14 às 19:59

Juliano Maia
44444376

sim, é bem tranquilo, em 5 minutos sem pressa instala

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 05 '14 às 20:08)

Tenho um pc antigo sem uso e acabei retirando o coolerzinho do processador dele ( o processador era o amd phenom xIII)... Eu posso utiliza-lo no meu pc? Como instalo ? valeu !

link permanente

respondeu Sep 06 '14 às 19:55

Juliano Maia
44444376

Pode até colocar, mas nos gabinetes atuais o encaixe é para ventoinhas maiores.

Já que você não gosta de barulho, Tenta colocar duas ventoinhas de 120mm com controle de velocidade(4 Pinos), acelera de acordo com a temperatura.

Mas vai depender do gabinete, da placa mãe ter os plugues de 4 pinos e o controle de velocidade pela Bios e ou programa de controle.

Mas qual seu gabinete e Placa mãe?

Estou usando este modelo: http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/xtraflo-120-red/

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Sep 06 '14 às 20:56)

Meu gabinete é um maxxxtro e a placa mãe é a Asus M5A78

link permanente

respondeu Sep 07 '14 às 17:31

Juliano Maia
44444376

Essa placa tem plug de 3 pinos para ventoinhas, então o controle de velocidade não é eficiente, não compre ventoinhas barulhentas.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Sep 07 '14 às 18:13)

Me indica uma, por favor ?

link permanente

respondeu Sep 07 '14 às 20:30

Juliano Maia
44444376

Pela marca do gabinete não dá pra saber qual tamanho de ventoinha, só sabendo o modelo, mas verifica se é de 80mm ou 120mm.

Lembro que a placa mãe M5A78, só tem um plugue de 3 pinos, então compre com conector para ligar direto na fonte.

Uma outra solução é um cooler Exaustor, que pode ser colocado no Slot ao lado da placa de vídeo, veja na loja:

http://www.kabum.com.br/produto/9465/cooler-akasa-exaustor-aksbbl

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Sep 08 '14 às 06:40)

Mas esse cooler na especificação diz que ele é 4 pinos ...

link permanente

respondeu Sep 08 '14 às 18:12

Juliano Maia
44444376

Mas é outro tipo, é o conector de 4 pinos da fonte, toda fonte tem este tipo de conector.

http://multilogica-shop.com/imagens/SparkFun/Conector_Molex_4_pinos_com_cabos_2_M.jpg

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Sep 08 '14 às 18:33)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,988
×177
×15

pergunta feita: Sep 03 '14 às 20:18

pergunta lida: 5,222 vezes

última alteração: Sep 08 '14 às 18:40