2
1

Tenho vontade de se torna um empreendedor trabalhando no ramo de games, vendendo desde acessórios a consoles. Já li muita coisas na rede, mas preciso saber mais para dar esse passo importante. Espero que vocês possam me ajudar. Desde já agradeço.

perguntou Jan 22 '12 às 10:57

erickmou's gravatar image

erickmou
11216

editou Jan 23 '12 às 02:58

PedroCardoso's gravatar image

PedroCardoso ♦♦
121420932

Experiência específica no ramo não tenho, mas sou administrador de empresa, então algumas dicas posso dar para ajudar. Primeiro, eu vejo muitas lojas de game aqui na minha cidade (300 mil hb) fechadas, algumas conheci e frequentei há uns 15 anos atrás, e percebo que aquelas que ficaram apenas com games fecharam. As que sobreviveram foram as que incluíram serviços e venda de outros produtos de informática. Acredito que a pirataria, tanto na web, quanto de ambulantes, seja um dos grandes problemas deste ramo. Outro fator é que hoje se baixa um arquivo de 700mb em questão de poucos minutos. Ok, digamos que mesmo assim você acredite que possa oferecer algo diferente dos concorrentes. Agilidade de entrega. Enquanto uma loja virtual leva até 10 dias, você vai entregar o game ou acessório na hora, só que para isso precsa ter estoque, pelo menos daqueles itens que mais circulam. Você precisa ter preço competitivo, e isso não é fácil ao concorrer com grandes redes que fazem compras de centenas de unidades do mesmo produto. Atendimento? Sim, isso é algo que na sua loja pode ser infinitamente melhor do que em qualquer loja virtual. Costumo pegar muito no pé dos meus funcionários quanto à qualidade do atendimento. Você pode ter preço, pode ter estoque ou o que for, mas o que vai fidelizar seu cliente é a qualidade do atendimento, não apenas na hora da venda, mas quando ele enfrentar algum problema, que pode ser desde ajuda na instalação de um game quanto na assistência técnica do console. Fazer ele se sentir seguro e estabelecer uma relação de confiança com a loja. Não sei se você pensou nisso, mas talvez uma boa ideia seja ter uma assistência técnica dentro da empresa. Correr atrás de algum acessório que o cliente queira (pedindo um sinal antes, obviamente) e que ele não encontra em nenhum lugar. Conhecer os games, consoles e acessório, mostrar que na sua loja as pessoas são especialistas no assunto, que sabem até as tendências do mercado e quais serão os próximos lançamentos. Coisa mais desagradável é entrar numa loja de informática e ser atendido por alguém que não sabe a diferença entre um chipset de boa qualidade de um mediano, ou de um i3 para um C2Q. E claro, não esqueça que antes de montar a sua loja, você pode ser cliente dos seus futuros concorrentes. Vá até a loja de cada um deles, e se precisar, compre alguma coisa, isso é um investimento e servirá para analisar os pontos fracos e fortes deles. Se mantenha sempre atualizado, não pare no tempo. Perceba o que o mercado estará fazendo daqui a 5 anos e antecipe o que puder. Planejar para o mês que vem é coisa de amadores que certamente farão parte daquela estatística de 75% das empresas que fecham as portas antes de completar um ano de atividade. Antecipe, estude, planeje. Seja o maior crítico do seu negócio. Veja onde você é deficiente, seja em conhecimento, em qualidade de atendimento, em simpatia, ou o que for e melhore nisso. Precisando de alguma dica, é só dar continuidade ao tópico, mas desde já, sucesso e boa sorte no seu novo negócio!

:)

link permanente

respondeu Jan 22 '12 às 15:34

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Boa contribuição, gostei.

raposa's gravatar image raposa (Jan 22 '12 às 17:35)

Dou minha opnião como cliente, e o pontelli tem razão, não há nada mais desagradável que entrar numa loja e ser atendido por algém que não tem a mínima idéia do que está falando, eu lembor que quando começou a febre do "HD TV"! entrei em uma loja de eltronicos e perguntei se a tv tinha esta função e a vendedora disse que não tinha tv com "HD" para gravação (ou seja, ela imaginou que fosse um HD "Hard Disk"), então, dê treinamento aos funcionários, no caso de loja online, longo tempo de espera para antendimento no telefone, cao o cliente precise falar com a loja, é algo que não pode existir, mantenha semper a linha disponível, atendentes simpaticos, e que entendam do assinto, um site limpo, sem muita propganda, fácil de achar as coisas (estamos no Brasil), cores não muito chamativas, espaço para que os clientes possam dar dicas, e fazer perguntas, e estas, que sejam respondidas logo. Você pode pensar também em serviço de instalação, parece bobeira, abrir uma caixa e por o cabo HDMI na TV, mas acredite, tem gente que não sabe fazer isso. Caso esteja no rio, passe pra mim o endereço da loja de pois, se não, passe o site... Boa sorte no novo negócio, muito sucesso. Abraço.

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 08:03

rec_lip's gravatar image

rec_lip
5253587.0k

Também sou leigo no assunto, mais vou opinar. Dependendo do seu mercado local você pode abrir somente uma loja física pesquise por negócios similares e ofereça vantagens que eles não tem, crie seu diferencial, o diferencial tanto no preço como em outros serviços é o que faz a empresa crescer, busque ajuda de empresas como o Sebrae e estude se o negócio é viável..

link permanente

respondeu Jan 22 '12 às 11:41

raposa's gravatar image

raposa
68142.2k

Com a popularização da nova geração em 'jogar online' creio que existe chance de fazer sucesso se não for muito caro como algumas lojas do shopping pois não vai vender nada. Humilde opinião.

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 10:29

Rodrigo0010's gravatar image

Rodrigo0010 ♦
697310115.9k

Boa galera!

As opiniões estão ajudando muito. Espero que apareçam mais pessoas que possam posta mais opiniões a respeito, sendo elas leigas ou não no assunto, por que sempre é bom pessoas com visões diferente.

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 18:54

erickmou's gravatar image

erickmou
11216

Gostaria de acrescentar, deve vender além de games, consoles, acessórios e peças básicas de informática, revistas, acessórios para celular, todos os games, compram estas coisas, se encontram tudo no mesmo site/loja, não vão precisar ficar indo em otras...

Boa sorte"

link permanente

respondeu Jan 24 '12 às 07:49

rec_lip's gravatar image

rec_lip
5253587.0k

Ola boa tarde a todos, tópico interessante e com pessoas muito inteligentes opinando. Eu já tive duas lojas, uma de games e uma com produtos diversos, ambas fecharam por causa de meus sócios que infelizmente não tinham domínio de conhecimento na área, isso fez com que o público alvo e até mesmo fornecedores se afastassem de nosso empreendimento, eu sempre estava resolvendo problemas na rua e perdi muito por causa deles. Hoje, concordo com os amigos, o atendimento é péssimo, lamentável principalmente em lojas de departamento e grandes magazines, e isso impulssiona as vendas online, pois não temos que ficar perto de pessoas estúpidas ou garotas burras que só tem aparência, o mercado online é simples e rápido você compra o que quer, sem interrrupção, finaliza, paga e espera chegar. Mas não há nada melhor do que chegar em uma loja e ter um atendimento de excelência, um vendedor que sabe o que vende e te explica de uma forma fácil sobre o produto, várias vezes olhando uma vitrine e dando algumas opiniões, pessoas me perguntaram se eu trabalhava na loja, bom, hoje estou pensendo em voltar ao negócio pois tenho vasto conhecimento, sei como chegar nos clientes, participo da produção de um evento de games em minha cidade e sei realizar um excelente pós venda pois as pessoas sempre voltam para adquirir outros produtos comigo (produtos de outro gênero), mais o maior desafio é fixar fidelidade com este mercado de games de hoje, que sobretudo está saturado, com duas gerações, uma que ainda não acabou e outra que verdadeiramente nem começou, ficamos a mercê de alguns games que todos já possuem como Call of Dutty e Assassins Creed que tem data marcada para sair, um dos poucos momentos que o mercado é fomentado, esperamos que o ano de 2015 tenha mais lançamentos e novidades, pois com o passar dos anos o mercado de games se tornou tão repetitivo que fica fácil imaginar o que vem por aí, com exceção da Platinum Games o resto das empresas copia ou recria mais do mesmo. Hoje a Nintendo deu um golpe de Marketing no Brasil tirando suas operações relativamente "ativas" de nossas terras, EUA tem um novo gigante chamado STEAM e a Eletronic Arts segue seus passos com o Origin e o seu novo sistema para XBOX, e a Sony volta a ser japonesa depois de uma geração brilhante com o PS3, agora tudo de bom sai no Japão primeiro e o resto se tornou um conjunto que o resto do mundo desfruta, PSNs que tinham autonomia como a PSN Europa, ficaram iguais a PSN BR (que é péssima em relação as outras espalhadas pelo mundo), isso não compensa e por isso quando adquirir o meu PS4 minha conta japonesa será ativada nele pois sei que esta geração pertence ao japão. Bom espero ter ajudado compartilhando algumas informações, valeu e boa sorte!

link permanente

respondeu Jan 26 '15 às 16:29

celoshin's gravatar image

celoshin
1

Pontelli que baita resposta cara! Aliás, de todos!

Também sinto isso (que há sérias ponderações) aqui em minha cidade (Joinville, 500mil hb).

É um ramo cruel, mas se for arriscar, boa sorte!!!

link permanente

respondeu Feb 16 '15 às 16:18

montes_edu's gravatar image

montes_edu
257

Aonde eu moro com 50 mil habitantes, tem uma loja de games, como cliente, o preço deve ser moderado. A loja deve oferecer também a possibilidade de alugar e testar os jogos, isso ajuda muito o gamer na decisão de comprar ou não. A localidade deve ser boa também nem tão longe e nem tão perto. Tenta colocar um preço semelhante ao da internet, tenta concorrer com eles apesar de ser um pouco difíceis, na loja aqui eles falam isso, não podemos porque temos imposto para pagar e o salários dos funcionário. É melhor comprar na loja da sua cidade do que online que demora 3,4 dias mais ou menos, a ansiosidade é fogo.

link permanente

respondeu Feb 17 '15 às 03:03

vini95's gravatar image

vini95
901011182.5k

Erick, estou pretendendo abrir uma loja de games tambem, se puder me add skype ou facebook para trocarmos algumas ideias, skype: flavio.l.silva e facebook: https://www.facebook.com/flavio.augusto.9484

link permanente

respondeu Mar 09 '15 às 14:54

figuet's gravatar image

figuet
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,015
×449
×388
×157
×5

pergunta feita: Jan 22 '12 às 10:57

pergunta lida: 23,451 vezes

última alteração: Jun 09 '15 às 10:31