Depois de implementar o fim da navegação com velocidade reduzida na telefonia móvel após o consumo da franquia, o próximo passo das operadoras é acabar com o modelo de tráfego ilimitado na banda larga fixa.

Isso é o que prevê o superintendente de Competição da Anatel, Carlos Baigorri, que participou nesta sexta, 28, de debate sobre o tema no conselho consultivo da Anatel.

Para ele, é natural que as empresas adotem limites de tráfego também na banda larga fixa, de modo a garantir a sustentabilidade do negócio que hoje sofre principalmente pelo aumento do consumo de vídeo.

E realmente agora as franquias de consumo de dados, comuns nos planos de internet móvel, estão chegando ao Vivo Internet Fixa, antigamente conhecido como Speedy. Os novos contratos da conexão ADSL oferecida em velocidades de 200 kb/s a 25 Mb/s estão vindo com uma cláusula que estabelece o bloqueio ou redução de velocidade após o limite ser atingido pelo cliente.

O contrato estabelece que a franquia será "promocionalmente" ilimitada até 31 de dezembro de 2016. Após o período, "poderá ocorrer o bloqueio ou redução da velocidade", segundo o texto.

O esquema já era adotado por outras empresas de banda larga, como a NET, com a justificativa de que a prática ajuda a manter a rede bem dimensionada para todos os assinantes. O Vírtua, por exemplo, estabelece franquias de 30 GB (no plano de 2 Mb/s) a 500 GB (no plano de 500 Mb/s) no contrato de prestação de serviço. Quando o limite é atingido, a velocidade da conexão do cliente pode ser reduzida até o final do mês.

A Vivo confirmou que os novos clientes do Vivo Internet Fixa, com tecnologia ADSL, estão sujeitos ao limite de franquia. Quem assinou o serviço antes da última sexta-feira (5/2) mantém as condições contratuais já existentes, segundo a operadora. De acordo com a empresa, as franquias citadas acima "são apenas referências e poderão ser ampliadas".

Você acha que isso é um avanço ou um retrocesso para o serviço de internet no Brasil?

Fonte:aqui e aqui

perguntou Dec 02 '14 às 12:47

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

editou Feb 19 '16 às 19:44

TainahTavares's gravatar image

TainahTavares ♦♦
1313744

Tem um site, melhor escolha, ele facilita comparar planos de Internet móvel e fixa.

Vale guardar, para quando os novos começaram a valer.

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/melhor-escolha.html

melissacs's gravatar image melissacs ♦♦ (Apr 22 '16 às 10:55)

Eu vou ser o primeiro a fazer uma onda de boicote em todas as redes sociais, avazz oque for preciso para mudar isso. eu não tolero mais o desrespeito dessas empresas e desse governo fajunto do brasil. dane-se as operadoras se acontecer vamos boicotar. ai eu quero ver se vão continuar com esse modelo de mercado sujo e desleal.

link permanente

respondeu Mar 03 '15 às 09:03

lavosierbarbosa's gravatar image

lavosierbarbosa
231

A ANATEL está com péssima reputação entre os consumidores, veja um artigo publicado pelo site JUSBRASIL.

http://goo.gl/LyOezV

link permanente

respondeu Feb 18 '15 às 20:31

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425223.0k

editou Feb 23 '15 às 15:13

Tem um site, melhor escolha, ele facilita comparar planos de Internet móvel e fixa.

Vale guardar, para quando os novos começaram a valer.

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/melhor-escolha.html

link permanente

respondeu Apr 22 '16 às 10:53

melissacs's gravatar image

melissacs ♦♦
1161461583.2k

Pois é, essas operadoras encontraram mais um jeito de assaltar o consumidor. Eu pago R$ 25,00 por um plano para o Smartphone, em 15 dias a franquia acabou e a vivo cortou a internet e obrigando a comprar um pacote de 50 MB por 2,99. Nessa brincadeira acabei gastando mais R$ 20,00 ¬¬

link permanente

respondeu Mar 03 '15 às 10:57

Naviton%20Ribeiro's gravatar image

Naviton Ribeiro ♦
5557698.4k

1

Tipo, eles cercam o consumidor de todo modo e não tem pra onde correr. Em algumas regiões só tem uma opção de escolha, então é ou usa, ou fica sem.

andreitajai's gravatar image andreitajai ♦ (Mar 03 '15 às 11:24)

Retrocesso total. Se eles fizerem isso vai ser horrível.

Já tá confirmado isso?

link permanente

respondeu Dec 02 '14 às 13:41

valeriojunior's gravatar image

valeriojunior ♦
84921048.6k

Não, é só uma conversa dentro da Anatel, mas dado a credibilidade que a anatel tem não duvido se num futuro isso vir a se tornar uma realidade. Afinal aqui é Brasil onde o lucro das empresas está acima da satisfação do cliente.

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Dec 02 '14 às 13:55)

Retrocesso total (2).

Mas eu ainda acho que um dia eles farão o seguinte: Vão adotar o modelo de como é com a energia, água e gás. Você paga o que consome. "Parece justo", porém aqui na empresa utilizamos um servidor squid proxy que eu posso acompanhar em tempo real o que é navegado.

Você abre um simples endereço www.google.com.br e o squid começa a multiplicar as linhas de navegação, porque você não está navegando apenas no google.com.br e sim numa lista imensurável de links que rodam por trás do google. Ou seja, está, obrigatoriamente consumindo algo que não sabe e que não solicitou (links agregados). Nesse modelo quem estiver com spyware instalado no PC está literalmente lascado.

Acho que eles deveriam se preocupar em oferecer um serviço de qualidade e parar de enrolar os clientes com tecnologias ultrapassadas e o que vem como "novidade" para os brasileiros custa 3~5x mais caro que em países mais desenvolvidos. Eles mesmos fazem promoções para os clientes comprarem o smartphone X ou Y porque tem recursos de vídeo, compartilhamento rápido e fácil para depois querer impor um limite? meio estranho não?

link permanente

respondeu Dec 02 '14 às 14:05

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

Acho até justo, desde que tivesse uma senhora infraestrutura, vai gerar tanto onus que duvido que se mantenha depois de uma enxurrada de processos e barulho.

assinar um atestado de burrice, o serviço é ruim e tenho que pagar mais pra usar.

att

link permanente

respondeu Dec 02 '14 às 14:12

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.7k

alt text isso ja é usado!!

link permanente

respondeu Feb 24 '15 às 20:37

fernandoo27's gravatar image

fernandoo27
26

Eu acho isso muito lindo. se a operadora que eu contratei vim com papo de limitar minha banda primeira coisa que eu faço é cancelar e boicotar essa merda

link permanente

respondeu Mar 03 '15 às 08:54

lavosierbarbosa's gravatar image

lavosierbarbosa
231

As grandes corporações fecham contratos extremamente vantajosos com o governo, com a garantia de lucratividade extrema e investimento mínimo,a fiscalização exercida pela Anatel é amplamente permissiva quando se trata de beneficiar as operadoras esta soma de fatores fazem do Brasil o país ideal para se explorar o consumidor, ou seja.

link permanente

respondeu Mar 04 '15 às 14:18

ricoduarte2010's gravatar image

ricoduarte2010
323

editou Mar 04 '15 às 14:39

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.7k

concordo com seu argumento, mas tirei a parte do acordo erótico, nada pessoal.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 04 '15 às 14:39)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,116
×62
×16

pergunta feita: Dec 02 '14 às 12:47

pergunta lida: 15,133 vezes

última alteração: Apr 22 '16 às 12:05