O que é

Com o apoio do TechTudo e do CDI (Comitê para Democratização da Informática), o Movimento Brasil sem Vírus irá promover uma vacinação em massa. Além de vacinar o maior número de computadores contra ataques de vírus, hackers e programas espiões, ele irá alertar a população sobre navegação segura na internet.

A rede é uma importante ferramenta de transformação social e está cada vez mais presente em todos os lugares. Porém, ela tem um inimigo. Atualmente, 80% dos adultos brasileiros já foram vítimas de crimes na internet. Já são 220 mil vírus circulando no país! E, a cada 39 segundos, um hacker ataca um computador. Resumindo: qualquer um pode fazer parte dessa estatística, mesmo sem saber.

Aqueles que já têm antivírus também poderão participar: basta escolher a opção “Seja um voluntário” e espalhar o movimento para seus amigos e familiares. “Quanto mais gente se engajar, mais rápido a vacina chega aos usuários desprotegidos e mais rápido começamos a inverter o jogo”, convoca Nick Ellis, voluntário do Brasil sem Vírus e editor-chefe do TechTudo.

CDI

O CDI (Comitê para Democratização da Informática) é uma organização não governamental global, com sede no Brasil, que tem a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Pioneiro da inclusão digital na América Latina, o CDI usa a tecnologia para estimular o empreendedorismo e a cidadania, por meio de seus 821 CDIs Comunidade existentes no Brasil e no mundo. Em 16 anos, esse trabalho já impactou mais de 1, 368 milhão de vidas.

Atualmente, a ONG está presente em 13 países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Inglaterra, Jordânia, Madri, México, Peru, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos, onde funciona um escritório de captação de recursos, network e divulgação do trabalho social promovido pelo CDI.

“A inclusão digital é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mas tem de estar vinculada à conscientização dos usuários sobre segurança digital e é esse processo que vamos apoiar com o Brasil sem Vírus”, diz Rodrigo Baggio, porta-voz do movimento e fundador do CDI.

Ele destaca que, como uma ONG referência na área de inclusão digital, o CDI tem o papel de ajudar no processo de conscientização de como utilizar a tecnologia de forma segura e responsável. “Se hoje os números são assustadores, imagine em quatro anos, quando 70% dos brasileiros deverão ter acesso à internet?”, alerta.

Fonte e site da campanha

perguntou Jan 22 '12 às 15:25

raposa's gravatar image

raposa
68142.2k

editou Jan 24 '12 às 11:22

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

como ant-virus gratuito, recomendo o microsoft securit, leve e funcional.

link permanente

respondeu Jan 24 '12 às 07:38

rec_lip's gravatar image

rec_lip
5253587.0k

Eu recomendava o MSE, mas percebi que tanto na detecção quanto na remoção ele é deficiente.

Pontelli's gravatar image Pontelli (Jan 24 '12 às 09:05)

qual gratuito você me recomenda?

rec_lip's gravatar image rec_lip (Jan 24 '12 às 09:06)

eu também gostava/recomendava o MSE deixei de lado devido isso ._. cara os do links já oferecem uma boa segurança Avira e Avast são considerados os melhores free é só escolher =3

raposa's gravatar image raposa (Jan 24 '12 às 09:50)

Aí é que está... dos free, nenhum parece ser tão eficiente quanto um dos bons AV pagos. Eu já usei Avast, AVG, Avira, MSE e outros e mais de uma vez tive que recorer ao BitDefender ou ao Kaspersky. Este último tem uma coisa muito interessante que é a varredura automática em mídias removíveis assim que são conectadas. Estou analisando seriamente a compra do Kaspersky, só não o fiz ainda porque aqui na empresa são "algumas" máquinas, e o custo ficaria alto. O outro lado da questão é que certamente o prejuízo causado pela perda de algum dado deve ser maior do que o preço do AV.

Pontelli's gravatar image Pontelli (Jan 24 '12 às 15:21)

eu geralmente usava o Symantec Norton Internet Securit, dai comprei um Dell que veio com o McAfee, quase não notei diferensa, o 2º ainda mais leve, poréma cabou o período de licensa, e fiquei com preguiça de baixar e crakear um AV pago, decidi seguir a dica que tava lá no baixaki, na época, do MSE, instalei, e gostei, até hoje não tive problemas... Vou experimentar o Kaspersky. Abraço

rec_lip's gravatar image rec_lip (Jan 25 '12 às 08:07)

Muito importante essa iniciativa. Já me cadastrei e estou divulgando a campanha no meu site.

link permanente

respondeu Jan 22 '12 às 15:35

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

É isso ai.

raposa's gravatar image raposa (Jan 22 '12 às 19:47)

Não preciso de antivírus. Viva o Linux :)

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 00:58

tiago's gravatar image

tiago
2170

Pontelli's gravatar image Pontelli (Jan 23 '12 às 08:57)

Pois então, o artigo só reforça o que eu penso. Não há necessidade de antívirus em um sistema Linux :)

tiago's gravatar image tiago (Jan 23 '12 às 21:14)

As chances são menores, mas daí a dizer que não precisa de anti-vírus é outra história. Segurança nunca é demais, ainda mais em épocas de internet-banking, pay-pal e outros.

Pontelli's gravatar image Pontelli (Jan 23 '12 às 21:49)

Continuo dizendo que não precisa :)

tiago's gravatar image tiago (Jan 23 '12 às 23:08)

Acho interessante uma pessoa achar que nao precisa de antivirus pq ëh quase impossivel de pegar", "a probabilidade eh quase zero!"... acho que a propria pessoa ja tem sua resposta no "quase"...

Filipe's gravatar image Filipe (Jan 24 '12 às 15:01)

Sensacional! Vou divulgar meu link também o/

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 13:03

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

tb uso linux...mas segurança nunca é demais...concordo plenamente co o ponteli....

tecomuza's gravatar image tecomuza (Jan 23 '12 às 23:57)

Tenho o Microsoft Essentials no note e AVG no desktop. Nunca tive problemas com meus computadores. O MS Essentials se mostrou uma grata surpresa. Muito bom!

Alem disso, meus computadores sempre possuem um perfil alem do administrador, protegido por senha. Isso dificulta muito para quem tenta atacar seu computador.

Tb uso o CCleaner para apagar lixos no registro.

link permanente

respondeu Jan 24 '12 às 14:34

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Espertinho. Colocou o link para contabilizar no teu perfil. :P

link permanente

respondeu Jan 24 '12 às 16:48

allanmelo's gravatar image

allanmelo ♦♦
912221.8k

1

UAHUAHA' Claro, o mundo é dos espertos.

raposa's gravatar image raposa (Jan 24 '12 às 18:11)

Não entendi direito essa campanha, ela oferece o anti-vírus mcafee gratuito por três meses? Isso?

link permanente

respondeu Feb 10 '12 às 14:16

VIEIRA_A_S's gravatar image

VIEIRA_A_S
262732351

Essa campanha oferece a versão gratuita dos seguintes anti-vírus:

• AVG
  • Avast
  • Microsoft Security Essentials
  • MSNCleaner
  • NOD32 Antivirus
  • Norton
  • Panda Cloud Antivirus
  • PSafe
  • Avira AntiVir Personal
  • McAfee Security Scan Plus
link permanente

respondeu Feb 10 '12 às 14:54

raposa's gravatar image

raposa
68142.2k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,116
×415
×368
×366
×286
×90
×4
×2
×1
×1