Estou pensando em trocar a minha placa mãe, pois está meio ultrapassada no momento... mas estou querendo saber se ao instala-la terei que instalar o windows novamente? ou a placa simplesmente executa algum arquivo que inicia o windows que esta no hd? (sou meio leigo no assunto :P)

perguntou Jan 17 '15 às 20:25

guilherme_mori's gravatar image

guilherme_mori
991251

As vezes não é necessário, porque se o chipset for o mesmo pode funcionar. De qualquer forma, bom é formatar para ficar tudo novinho em folha.

link permanente

respondeu Jan 17 '15 às 21:13

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

Quando a nova placa mãe é bem mais nova o Windows pode até não entrar.

É sempre bom reinstalar o Windows, por que o Windows vai perdendo a velocidade com o tempo!

link permanente

respondeu Jan 17 '15 às 20:33

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192612.4k

Sim amigo, eu reinstalei o windows 7 a uns 2 meses atrás, mas o que eu queria saber é se sem fazer a instalação novamente, o pc com essa placa-mãe nova acessaria o windows normalmente.

guilherme_mori's gravatar image guilherme_mori (Jan 17 '15 às 20:37)
2

Não é só questão de tempo que o Windows está instalado, são todos os drives e utilitários da placa mãe antiga e que o Windows carrega, além de diminuir a performance do Windows, pode travar o Windows, como já falou @andreitajai só as placas mãe que usam o mesmo chipset são compatíveis.

Caso você queria manter o Windows, desinstale os drives da placa mãe que aumenta a chance do windows entrar, depois você instala os drives da nova placa mãe.

Quais são os modelos das Placas mãe?

Deepouter's gravatar image Deepouter (Jan 17 '15 às 21:36)

O chipset é diferente nas duas placas, mas achei algumas coisas na internet, e gostaria de saber se realmente dão certo:

"se o equipamento antigo ainda funciona, é possível sim fazer esta troca. Primeiramente, é bom ter um backup para evitar o pior. Depois, remova os drivers que foram instalados no Windows. Depois disto, entre na pasta WindowsSystem32Sysprep. Abra o executável Sysprep.exe. Abrirá uma tela. Em "Ação de Limpeza do Sistema", selecione "Entrar na Configuração Inicial pelo Usuário do Sistema" e, em "Opções de Desligamento", selecione "Desligar". Clique em "OK". A máquina realizará um procedimento e, após o seu término, será desligada. Quando a máquina se desligar, troque os seus componentes internos. Com a nova máquina montada, ligue o computador. Você verá um assistente igual aquele de quando se compra uma máquina nova. Ative o Windows e instale os novos drivers. Este procedimento é válido para o Window Vista, Seven e 8."

e

"É possível sim, entretanto, será necessário na primeira vez que inicializar com a nova placa mãe, logar em MODO DE SEGURANÇA, entrar em PAINEL DE CONTROLE -> SISTEMA -> GERENCIADOR DE DISPOSITIVO. E excluir os drivers da placa mãe antiga, após, reiniciar o computador e tudo dará certo, já fiz aqui e deu certo comigo!"

Eles funcionam? tem chance de dar erro ou coisa assim?

link permanente

respondeu Jan 17 '15 às 21:57

guilherme_mori's gravatar image

guilherme_mori
991251

Achei boa a segunda opção, por que no modo de segurança são carregados só os drivers necessários.

Pode tentar por que qualquer coisa você reinstala o Windows, então salve primeiro seus dados pessoais e os números das licenças que você já usou.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Jan 17 '15 às 22:14)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,158
×786
×557

pergunta feita: Jan 17 '15 às 20:25

pergunta lida: 3,526 vezes

última alteração: Jan 17 '15 às 22:14