2
1

Estamos a beira do colapso hídrico e energético, problemas que já vinham sido vaticinados a décadas, mas ninguém procurou se preparar, sempre esperando que a natureza nos beneficie, afinal Deus é Brasileiro...

Mas agora que estamos em na iminência da completa falta de água e início de racionamento de energia, o que poderia ser feito, quais tecnologias, preferencialmente sustentáveis e renováveis (e alternativas) para não cair na mesma armadilha, poderia nos ajudar a sair desta solução?

Em termos de água potável... Bill Gates, por exemplo, criou uma máquina que extrái agua de fezes e usa as sobras para alimentar energeticamente a própria máquina. Existe dessalinizadores; https://www.youtube.com/watch?v=bVzppWSIFU0

E em temos de energia, temos energia solar, energia eólica, etc.

O que mais poderia ter sido investido? (sem partidarismos, por favor)

perguntou Jan 21 '15 às 07:27

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7479909.7k

Na verdade o Brasil em um todo está um "caos"

Poderiam ter investido em outros meio de energia, solar e eólica. Também não vejo um meio de contornar essa crise, pois nem a natureza parece querer ajudar nisso. (não que ela tenha culpa)

Com tantas arvores caindo, é perigoso também nós ficarmos sem Oxigênio limpo rs rs

Acho que deveríamos fazer que nem uma letra do Raú:

"A solução é alugar o Brasil!..."

link permanente

respondeu Jan 21 '15 às 08:04

Rick_Poldo's gravatar image

Rick_Poldo
3037588.8k

olha dificil, hein. Na minha opinião o nosso país é um zero a esquerda em se tratando de tecnologia, hoje o que temos (hidrelétricas, termoeletricas, etc) é o que foi feito a 50 anos atrás. E qual a medida que o governo atual toma para conter a crise? Multa quem consome e raciona o fornecimento! Não veja nada de bom que possa ser feito atualmente e nem no futuro no nosso país, o jeito é observar o que os países desenvolvidos estão desenvolvendo e torcer para que algo chegue aqui.

link permanente

respondeu Jan 21 '15 às 07:46

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

Eles estavam contando com o OVO no C* da galinha. Não tinham plano B, aliás, não tem plano B.

Emergencialmente deveriam ter colocado bombas por toda a cidade para bombear essa água para as represas. É caro? óbvio, mas não tem escolha. Daqui a pouco o período das chuvas acaba e a população vai ficar mais na mão ainda. Escolhas erradas feitas no passado dão um prejuízo incalculável.

A falta de cobrança por parte da população ajuda aos governantes a fazerem o que bem entendem. Água é o princípio básico para a vida, isso todo mundo sabe de cór e salteado, invertido e de cabeça para baixo, mas pouca gente dá o devido valor. Esses dias informaram que SP desperdiça 35% da água potável que "produz". Esse percentual não deve ser muito diferente em outras regiões do país.

link permanente

respondeu Jan 28 '15 às 10:53

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

Para sair dessa crise todos nós devemos nos concientizar.

Tecnologias aqui no Brasil é difícil, porque falta muito investimento.

Espero que no futuro nosso país se torne um ótimo lugar para morar.

link permanente

respondeu Jan 21 '15 às 08:48

valeriojunior's gravatar image

valeriojunior ♦
84921048.6k

Minha resposta seria o investimento pesado em usinas solares e eólicas(intercambio com a Alemanha pais numero 1 em captação de energia solar), junto com obras de melhor captação de água, por exemplo em São Paulo, poderia ser investido em piscinões e com ajuda de bombas ter um aproveito mas eficaz das chuvas.

Mas tudo esbarra em INVESTIMENTO, lembram que queriam fazer a transposição do Rio São Francisco? Da mídia, da voto, aparece.

Eles(governo estadual e federal) vão preferir ser lembrados como "no meu governo não esta acontecendo nada" ou então " TODOS estão errados, vai chover, fiquem tranquilos, vamos racionar" do que ser lembrados como Visionários e salvadores da PÁTRIA cortando gastos com parlamentos (dados de hoje 28/01/15 os 503 deputados custarão aos cofres 987 milhões de reais no ano de 2015) e indo na ferida, fazendo as devidas obras e escutando as pessoas que ESTUDARAM para dar o verdadeiro Laudo do problema. ME SINTO INCAPAZ

link permanente

respondeu Jan 28 '15 às 08:57

Wellington%20Ieto's gravatar image

Wellington Ieto
321

editou Jan 28 '15 às 08:59

Vamos ter racionamento de água 5 dias sem água e 2 com água. Com o início dos campeonatos de futebol novamente acredito que teremos apagões, pois vamos ter vários estádios e milhões de aparelhos ligados juntos.

Até 2016 se não chover para melhorar vamos ter muitas consequências, as usinas estão trabalhando no máximo para prover energia.

Eu vi na televisão esses dias, o Brasil podia ser bancado em questão de energia pelas usinas eólicas. Estamos neste caos porque estamos perto do fim do mundo!

link permanente

respondeu Jan 28 '15 às 10:13

bzhospedagem's gravatar image

bzhospedagem
5811145

Deveriam dar educação a população, isso sim!

link permanente

respondeu Jan 28 '15 às 12:05

CeciNobrega's gravatar image

CeciNobrega
1138

É um misto da falta de preparo com falta de educação e mal costume. Você educa as crianças para que elas se tornem adultos conscientes, mas alguns adultos de hoje dificultam o trabalho. Eu posso me incluir nessa lista, ninguém é 100% certinho. Eu gasto mais água do que eu deveria.

andreitajai's gravatar image andreitajai ♦ (Jan 28 '15 às 13:47)
1

Sim, as vezes nem é por mau e sim distração. Mas o governo deveria ter um plano B mesmo, ou acharam que isso nunca iria acontecer? Todos temos que usar a água com consciência, mas o maior desperdício é mesmo antes de chegar em nossas torneiras, com tantos vazamentos nos dutos, etc. O jeito é torcer para chover e muito, porque se for esperar dos governantes....

Rick_Poldo's gravatar image Rick_Poldo (Jan 28 '15 às 13:52)
1

A única certeza que tenho é que os governantes estão fazendo a dança da chuva em seus respectivos gabinetes.

andreitajai's gravatar image andreitajai ♦ (Jan 28 '15 às 13:57)

aah pode ter certeza KKKKK Mas na casa deles dificilmente vai faltar água...

Rick_Poldo's gravatar image Rick_Poldo (Jan 28 '15 às 14:01)

Mas quem mora em apartamento não tem muita opção, tento em vão convencer o sindico e os vizinhos a tomarem medidas para economizar energia e água.

Quem mora em casa pode armazenar água da chuva, colocar placas solares ou aerogeradores, aqui no RIO-RJ a Light compra a energia excedente que quem estiver gerando, o governo podia incentivar estes tipos de tecnologia, pois os preços são altos.

A obrigação de novos prédios colocarem hidrometro separado para cada e apartamento é uma boa medida, mas em prédios já prontos seria meio que inviável, no meu apartamento entram 3 colunas de água; cozinha, banheiros e outra para água quente.

Já existem empresas que instalam hidrômetros em cada apartamento, sem modificar os encanamentos e independente das empresa de águas (CEDAE, SABESP..). Mensalmente eles passam em cada apartamento para ler o consumo, e depois rateiam a conta do condomínio de acordo com o percentual do consumo de cada apartamento. A ideia é boa, mas entrar nos apartamentos mensalmente não é pratico, pensei logo na possibilidade de fazer a leitura remotamente.

link permanente

respondeu Feb 15 '15 às 22:13

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425223.6k

editou Feb 15 '15 às 22:20

A matriz energética brasileira tem como principal fonte a água dos rios. Sim, até 2014, 63% da energia gerada no Brasil vinha das usinas hidrelétricas. Então fica a dúvida; represamos a água para o consumo humano ou uso no agronegócio e nas indústrias ou deixamos a água passar pelas turbinas das usinas, gerando energia elétrica, até desaguarem no oceano Atlântico? Felizmente, a tecnologia das fontes eólica, solar e biomassa já são uma realidade no país. Em 2014, as chamadas fontes alternativas renováveis representavam 11% na nossa matriz energética. E o que cada um de nós pode fazer sobre a questão água/energia? Evitar o desperdício de água, reutilizar a água para lavar o quintal e a calçada e principalmente, gerar a própria energia. Através de painéis solares, podemos reduzir a conta de luz em até 95%. O investimento em um gerador solar retorna em aproximadamente 5 anos. Ou seja, depois disso, a energia elétrica fica praticamente de graça por mais 20 ou 25 anos. E o melhor de tudo, a água dos reservatórios das usinas será utilizada para algo mais nobre.

link permanente

respondeu Jun 30 '16 às 09:12

Tersolar's gravatar image

Tersolar
11311

Investir em tecnologia...como Israel.

link permanente

respondeu Jan 28 '15 às 14:09

resposta's gravatar image

resposta
(suspenso)

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×542
×132
×19
×1

pergunta feita: Jan 21 '15 às 07:27

pergunta lida: 1,776 vezes

última alteração: Jun 30 '16 às 09:12