Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Como os CD, DVD e DVD Dual Layer funcionam?

Perguntou 13 anos atrás

Resolvido

Tenho muitos arquivos que gosto como emuladores, roms e filmes e vou gravar em mídias de DVD para guardar de recordação e para quando eu precisar. 

Mas antes queria tirar três dúvidas: qual o máximo de tempo possível que dura e pode armazenar todos os arquivos as mídias de CD, DVD e DVD-Dual Layer. O que fazer para todas essas mídias durarem o máximo de tempo possível? E o que causa problemas com elas e perda de arquivos?

Tem alguém no Fórum q entenda a fundo deste assunto?

PUBLICIDADE

Respostas

13 anos atrás

Detalhe importante, quando for gravar a mídia grave sempre em velocidade de gravação baixa, para que o disco fique com boa qualidade. 

Dixie

Membro

13 anos atrás

A durabilidade dessas mídias ainda é desconhecida. O melhor é você fazer outras cópias de tempos em tempos e os arquivos mais importantes armazenar em HD externo e Pendrives.
Mas aí vão algumas dicas de cuidados com CDs e DVDs:

O que fazer:

manuseie os discos pela borda ou pelo buraco no meio;
use uma marcador com ponta de feltro e tinta permanente (não solvente) para rotular os discos;
mantenha limpo o disco;
armazene discos na posição vertical,em estojos plásticos específicos para CDs e DVDs;
coloque os discos de volta nos estojos logo após o uso;
deixe os discos em suas embalagens (ou estojos) para minimizar os efeitos de mudanças ambientais;
abra uma embalagem de disco gravável somente quando você estiver pronto para gravar;
armazene os discos em um ambiente frio,escuro e seco,onde o ar seja livre de poeira
remova a sujeira,material estranho,impressões digitais,manchas e líquidos limpando com um tecido de algodão limpo,fazendo uma linha reta do centro até a borda;
use detergentes especiais para CDs/DVDs ou álcool isopropílico para remover a sujeira mais resistente (que não sai usando apenas um pano limpo);
verifique a superfície do disco antes de gravar.

Recomendações para armazenamento de longo prazo:

o uso de discos graváveis (R) com a superfície reflexiva dourada é mais recomendado;
CDs e DVDs devem ser armazenados em ambientes com temperatura entre 4 e 20ºC e umidade relativa entre 20 e 50%;
para armazenamento a longo prazo são ideais a temperatura de 18ºC e umidade relativa de 40%;
temperatura e umidade relativa mais baixas são recomendadas para prazos extra longos de armazenamento;

tiagogdf

Membro

13 anos atrás

Bom teoricamente o DVD é mais confiável, desde que seja de qualidade. Mas não é totalmente confiável. Mas o ideal é mante-las guardadas longe de umidade e se possível realizar uma copia pelo menos de cada disco. O maior risco é na gravação, se não ficar muito bom a chance de ocorrer erros de leitura é grande. Ao gravar um disco tente copia-lo pra ver se a gravação ficou correta.

13 anos atrás

Esses sacos funcionam mesmo ou é balela? o q eles tem de diferente q evita q a umidade entre mesmo em lugares mt umidos? 

13 anos atrás

A parede não solta agua mas ela as vzs fica molhada, a tinta já está descascando, essa parede fica atras da parede onde tem a tomada e ligo o pc, fora isso é um quarto sem janela todo fechado e com a porta fechada e a parede da porta é mais baixa não encostando no teto sendo uma abertura para fora do quarto

mas a minha dúvida mesmo é se guardando eles nas caixas de plastico ou saquinhos de papel e fechado dentro de sacolas plasticas comuns mesmo a umidade não entra e não chega no disco 

sando_ms

sando_ms

Moderador

13 anos atrás

Se você lacrar o saco plástico não tem como entrar umidade, usa aqueles sacos plásticos usados para lacrar alimentos tipo ziplock:

http://img.alibaba.com/photo/104045914/zip_lock_bag.jpg

Mas a parede fica minando água ?

13 anos atrás

o meu maior medo é a umidade pois não sei se ela ultrapassará a caixa de plastico ou saco papel e atinjirá os discos

13 anos atrás

Mas se o comodo q guardo eles for fechado e umido mas eles estando dentro das caixas seja de plastico ou aqueles saquinhos de papel isso irá proteger os discos da umidade do ambiente?

Rodrigo0010

Moderador

13 anos atrás

como diz na embalagem, se gravadas em velocidade baixa e preservadas adequadamente durarão muitos anos. Não recomendo Ellcon essas baratas de supermercado, só LG e Ridata

13 anos atrás

Mas se eu guardá-los nas caixas dentro de sacolas plásticas e dentro de uma estante ou guarda-roupas mas em um ambiente fechado e umido mesmo o ambiente não sendo o recomendado eles estarão protegidos da umidade etc por causa de estarem dentro de suas caixas e dentro de sacolas? as caixas, sacos de papel protegem as mídias desses problemas ou mesmo assim a umidade, calor e etc penetra por dentro das embalagens chegando aos discos? a minha dúvida é essa

PUBLICIDADE