shiroKAZE

Membro

Kindle: como adicionar capas aos arquivos em PDF?

Perguntou 8 anos atrás

Resolvido

Kindle: como adicionar capas aos arquivos em PDF? Eu baixo certos livros em formato PDF, pois não os encontro em formato MOBI, o formato de leitura do kindle. Daí tenho duas opções de conversão:
-Usando o "Calibre", um software de conversão de documentos que permite inserir capas.
-Usando o sistema de conversão do kindle, onde eu envio um e-mail para a minha conta com o documento PDF anexado e com o termo "convert" como assunto do e-mail.

No entanto, se eu uso o Calibre, posso inserir capas, mas o rodapé das páginas se mistura ao texto e acaba ficando aquela coisa chata de ler "página 3" bem no meio do texto do livro. Sem contar que a formatação não fica muito agradável.

Se eu uso o serviço de conversão do Kindle, a formatação fica excelente, como se eu tivesse baixado pelo site da Amazon, sem rodapés atrapalhando mas com um problema: não dá pra inserir uma capa, portanto fica aquela coisa genérica na biblioteca.

Se souberem como me ajudar, agradeço!

PUBLICIDADE

Respostas

renatarck

Membro

3 anos atrás

O "segredo" que deu certo aqui comigo foi transferir os ebooks (em formato .mobi ou .azw3) já com capa, e ajeitadinhos, via cabo, com o wi-fi do kindle desligado. Aparentemente, as capas só "somem" se o wi-fi do kindle estiver ligado (acho que, quando sincroniza os dados, a Amazon detecta que o livro não é "original", e aí "apaga" as capas).

Fiz essa transferência via Calibre, mas acho que no Ctrl C + Ctrl V também deve funcionar (pra quem não tiver Calibre instalado no PC). O pulo do gato mesmo, por aqui, foi manter o wi-fi do kindle desligado.

Se o arquivo do ebook já estiver com capa (eles geralmente já vêm bem formatados), não precisa abrir o Calibre pra editar o ebook por lá. Foi só eu transferir meus ebooks com o wi-fi desligado que todas as capas permaneceram intactas. Estou no modo avião até agora. Medo de ligar o wi-fi e as capas sumirem novamente (mas é bom que economiza a bateria do kindle rs).

Espero que funcione com vocês também. :)

(P.S.: Livros em formato .pdf, ainda que com capa no arquivo original, ficaram sem capa no meu kindle, mesmo transferindo com esse "segredo" do wi-fi desligado. Acho que só funciona mesmo pra .mobi e .azw3).

6 anos atrás

Olá , fiz um procedimento aqui que funcionou!
Usando o Calibre transformei os PDF's para o formato AZW3, que é o nativo do Kindle. Conectei o dispositivo pelo USB e usei a opção no Calibre de enviar para o dispositivo, que só aparece depois que você conecta o Kindle. Espero ter ajudado!

necolli

Membro

3 anos atrás

obrigada, renatarck! sua resposta também funcionou pra mim, mas se alguém souber como manter as capas no kindle mesmo depois quando ligar o wifi/tirar do modo avião por favor compartilhe!!

3 anos atrás

renatarck funcionou sua sugestão. ao desligaram a conexão com a internet as capas ficaram no kindle. Agora precisamos que alguém desolva uma solução para manter ambos funcionando. De toda forma, obrigado!

3 anos atrás

fernando, estou com o mesmo problema. a capa aparece depois some poucos segundos depois. notei também que isso só acontece se eu editar os meta dados pelo calibre. alguns e-books que eu baixo já vem com a capa, se eu enviar direto sem mexer no arquivo a capa fica, se eu editar ela some. gostaria muito que alguém nos ajudasse com isso.

3 anos atrás

Caros, coloquei a capa no livro (baixado) via calibre e mandei para o Kindle. Ele aparece no kindle com capa mas, passados alguns segundos, o kindle parece "atualizar" a tela e remove a capa novamente. Vocês sabem como resolver isso? Obrigado.

5 anos atrás

Esse procedimento dito pelo felipesueti funciona no app Kindle no android ?

6 anos atrás

Fiz um método que funciona muito bem, assim como vc, faço a transferência para o Kindle com o serviço de conversão da Amazon ou o "send to Kindle", que vc baixa para PC. Ao ir para o kindle ele fica sem capa mesmo. Então vc pluga o kindle no pc e abre o Calibre. Vai em dispositivos e ache o livro na memória do kindle pelo calibre. Transfira o livro para a sua biblioteca calibre, pois no dispositivo não dá para editar metadados.

Na biblioteca abra em edit metadata e coloque a capa que quiser, ele mesmo procura na internet pelo nome. Salve as alterações do Metadados e volte para a biblioteca.

Veja que a capa já aparece no canto direito, clique com o botão direito e mande salvar a capa no disco e ele vai guardar o jpeg da capa na pasta que escolher.

Clique com o botão direito no livro e vá em editar livro. Abrirá uma página cheio de códigos HTML, mas não se preocupe. Lá em cima no menu clique no ícone de novo arquivo e clique em "importar arquivos de recursos", selecione a capa que vc salvou no processo anterior.

Esta imagem aparecerá no menu Imagens no canto esquerdo, clique com o botão direito nela e selecione Marcar "nome.jpeg" como imagem de capa. Salve e feche o editor HTML.

Mande o livro para o dispositivo via calibre. Vc terá os 2 arquivos na sua memória do kindle. Apague a que não tem capa e pronto.

Obs: curiosamente por esse método o Kindle tbm reconhece o arquivo enviado como Ebook e não mais como documento pessoal.