Vamos lá pessoal,

estou no 2º semestre do curso de Sistema de Informação e tenho uma dúvida: em qual linguagem me dedicar: JAVA, PHP ou C#?

Atualmente trabalho com desenvolvimento de sites, Minha experiência é com desenvolvimento front end + Wordpress.

Fiz um curso de Formação JAVA WEB, mas não entendi muito bem. É confuso e ouvi dizer muito bem do C# mas não sei de nada.

Minhas cadeiras de Algoritmos e Algoritmos avançados é com linguagem C++!

Ai pergunto aos amigos programadores: Qual linguagem é mais fácil de aprender, entender e que possa me dedicar 100% nesse primeiro momento: PHP, JAVA ou C#?

lembrando, não quero saber quais as vocês usam hoje, quero que me de dicas de uma linguagem de fácil entendimento e aprendizado.

Valeu.

perguntou May 28 '15 às 09:45

luhciano's gravatar image

luhciano
1111

editou May 23 '16 às 08:09

annakellenbull's gravatar image

annakellenbull ♦♦
711202.7k

independente da linguagem, voce investiu quanto tempo estudando logica de programação?

att

link permanente

respondeu May 28 '15 às 11:07

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.0k

Cara já fiz uns 2 cursos de lógica de programação, leio livros e tenho cadeira na faculdade de algorítimos.

link permanente

respondeu May 28 '15 às 11:11

luhciano's gravatar image

luhciano
1111

Atualmente existem iniciativas para despertar a habilidade de programar nas crianças, por que existe muita carência de programadores, mas principalmente por que programar depende de criatividade, não basta só decorar ou estudar.

Por isso existem muitos profissionais que não conseguem aprender à programar, neste caso é melhor ir para uma das outras áreas da informatica, que não a área de desenvolvimento de sistemas.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Apr 04 às 12:26)

Java e C# são as mais usadas e bem parecidas, mas hoje em dia saber programar não é suficiente, tem que saber usar os frameworks (bibliotecas) e o funcionamento da plataforma por trás da linguagem.

Veja como ficam em Java e C# uma classe para calcular a media:

alt text

link permanente

respondeu May 28 '15 às 15:46

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.3k

Linguagens de programação são apenas ferramentas. O que define bons programas são as técnicas por de trás do desenvolvimento, válido para qualquer linguagem. Lógica de programação é o alicerce do desenvolvimento. Mas temos também:

• Estrutura de Dados (listas, mapas, árvores) e métodos de inserção, ordenação e busca.
  • Multithreading (programação multiprocesso)
  • Programação paralela.
  • Design Patterns
  • User Interface e User Experience
  • Software Distribuído (Cliente/Servidor)
  • Banco de Dados e outras formas de armazenamento.
  • Service Oriented Architecture (SOA)
  • etc,etc,etc

Para escolher uma linguagem, primeiro você deve escolher um propósito. Que tipo de programa você quer desenvolver? Vou colocar apenas algumas linguagens.

Aplicativo Desktop:

• Java
  • C#
  • C++

Web - Cliente:

• Javascript

Web - Servidor:

• PHP
  • ASP
  • Java

Script:

• Python
  • Scala
  • Ruby
  • LUA

Celular (Android, iOS):

• Java
  • Objective-C

E assim por diante...

link permanente

respondeu May 28 '15 às 17:32

madureira's gravatar image

madureira
3211

Em quesito mais fácil de aprender é o C# e principalmente se você sabe um pouco de inglês, todas as funções do framework (.NET) são muito autoexplicativas, Java tem um pouco de C# e de C++, algumas funções tem nome sugestivo mas muitas são confusas e você não sabe bem o que fazem, já no C++ as funções do "framework" são confusas e nem um pouco autoexplicativas, você olha pra um código em C++ e não entende nada, ao contrário do C# onde você tem uma noção do que está acontecendo. Mas se você tiver tempo e determinação, C++ fica muito simples, ao decorar o que cada coisa faz e é C++ fica lindo. C++/CLI é tudo que o C++ tem aliado ao .NET, onde você pode usar linguagem nativa junto com as mesmas funções do C#. Exemplos:

[C++]

#include using namespace std; int main(int argc, char** argv){ char* ola = "Ola"; cout << ola << endl; //Saida de texto no console return 0; }

[C++/CLI]

using namespace System; public ref class Classe { void main(){ String^ ola = "Ola"; Console::WriteLine(ola); //Saida de texto no console } }

[C#]

using System; class Classe{ string ola = "Ola"; Console.WriteLine(ola); //Saida de texto no console }

[Java]

import java.util.* public class Classe{ public static void main(String[] args){ String ola = "Ola"; System.Out.PrintIn(ola); //Saida de texto no console } }
link permanente

respondeu Aug 23 '15 às 00:47

dech33's gravatar image

dech33
11

PHP é mais fácil, e tem muito material free disponível na net.

Pra quem trabalha com WordPress essa é a linguagem mais recomendada.

WordPress é desenvolvido em PHP.

Segue o guia de referência:

https://secure.php.net/manual/pt_BR/index.php

link permanente

respondeu May 27 '16 às 23:45

Triology's gravatar image

Triology
127546

Pessoalmente, prefiro aprender as línguas na ordem em que seus paradigmas de programação foram introduzidos. De qualquer forma, eu sempre recomendaria o C como primeira língua. C é uma das linguagens compiladas mais simples, com poucas construções que não são difíceis de aprender. Com linguagens como Java, C ++, C # etc., você precisará aprender muitos novos conceitos e construções que não são necessários no começo. Além disso, C está muito próximo do nível da máquina. Assim, ele ajudará você a entender melhor como os programas são executados desde o estágio de pré-processamento até a execução, além de fornecer uma visão melhor do funcionamento do sistema operacional e do hardware. https://911wordpress.info/questions/6928/como-posso-integrar-paginas-escritas-em-algo-diferente-de-ph

link permanente

respondeu Apr 04 às 08:22

samreenlatif's gravatar image

samreenlatif
10

Atualmente existe uma linguagem chamada Kotlin que é uma evolução do Java pode ser usada na bem sucedida plataforma do Java ou no Android.
Foi desenvolvida pelo pessoal da JetBrains que desenvolveu o IntelliJ IDEA e o Android Studio as melhores IDE para Java e Android, e que agora já aceitam o Kotlin.

O Android Studio já considera o Kotlin sua principal linguagem, com muito investimento do Google, que fornece todo ambiente de desenvolvimento grátis, veja:
https://developer.android.com/kotlin

link permanente

respondeu Apr 05 às 03:10

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.1k

every programming language has the same level of difficulty set, but as you said you have experience in front end technologies and WordPress, i recommend you PHP, it is server-side language, very simple to understand as compared to java and c++.

link permanente

respondeu Apr 05 às 07:04

samreenlatif's gravatar image

samreenlatif
10

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×157
×120
×78
×47
×14

pergunta feita: May 28 '15 às 09:45

pergunta lida: 9,760 vezes

última alteração: Apr 05 às 07:04