Existe vírus para línux?

perguntou Aug 17 '12 às 10:55

jeferson_jefmores's gravatar image

jeferson_jefmores
565761141

Sim! Esse negócio de que "tenho Mac pq não existe vírus pra Mac" ou "uso Linux pq não tem vírus pra Linux" é coisa de gente ignorante que simplesmente escutou isso em algum lugar e repassa.

Existe sim amigo. A diferença é que o Windows sempre foi mais usado, então o pessoal sempre buscou mais brechas nele para disseminar por mais pessoas. Fora que tem muito mais gente ignorante no quesito proteção de computador usando Win. São também pessoas que usam cópias antigas, que já não tem mais suporte ou cópias piratas. Isso até fez a MS passar a permitir algumas atualizações críticas de proteção até para quem não tem Win autêntico.

Mas em relação ao Linux: realmente é mais difícil haver vírus para essa SO pois é mais fechada. Porém, acho que, se neguinho quiser realmente começar a atacar, sempre vão achar uma forma de encontrar alguma brecha. Isso na minha opinião.

O importante é sempre seguir regras básicas de segurança: não ficar abrindo email de fontes suspeitas, passar antivírus em pendrives que for colocar no seu computador... coisas bobas, mas que muita gente não faz...

link permanente

respondeu Aug 17 '12 às 11:19

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Um trecho que concordo com o Filipe "Mas em relação ao Linux: realmente é mais difícil haver vírus para essa SO pois é mais fechada."

Windows é um sistema frágil contra vírus. O Linux sempre foi bem mais preparado com suas frequentes atualizações no kernel.

Esse papo de ter vírus para Windows ou Mac porque são mais usados, tá na hora de reverem os conceitos e procurar se atualizarem no assunto.

Por favor, leiam http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/12/gnulinux-nao-pega-virus/

Tirem suas dúvidas definitivamente.

link permanente

respondeu Aug 17 '12 às 18:21

georgegomes's gravatar image

georgegomes
16

Cara, faz 7 anos que utilizo Linux e até hoje não peguei um vírus sequer e também não precisei formatar por lentidão do sistema, nas vezes em que formatei foi para instalar a versão mais atualizada da distro linux que utilizo.

link permanente

respondeu Aug 21 '12 às 00:12

matheusrn89's gravatar image

matheusrn89
6061677.1k

Uso Linux há 10 anos, não tenho antivirus e nunca me infectei com nenhum vírus. Porque? Porque existem pouquissimos virus criados para Linux, uma vez que o Linux é um sistema pouco usado como Desktop. Mesmo assim , uso meu Linux como usuário comum e não como administrador como a maioria dos usuários Windows faz. E finalizando ... eu sei o que posso ou não acessar e baixar na Internet. OBs.: meu firewall no linux e no roteador está ativado e isto é muito importante.

link permanente

respondeu Aug 17 '12 às 17:14

viana2012's gravatar image

viana2012
11481

Existem sim. Mas Linux não é tão fácil de ser infectado, já que para qualquer mínima modificação no sistema é preciso a permissão do administrador. Depois disso vem o empenho dos crackers que ainda não é o mesmo que para outros SOs.

link permanente

respondeu Aug 17 '12 às 18:50

eduoliveiras's gravatar image

eduoliveiras
171.7k

Viana.. isso eh outra coisa que usuarios do Win nao fazer por desconhecimento. Uma forma de aumentar a segurança eh criar um usuario mesmo que vc seja o unico a usar o computador em casa e deixar o perfil de administrador para tarefas de administrador. Colocar senha no computador tb aumenta a segurança.

Sao pequenas coisas que as pessoas nao fazer por ignorancia, preguiça ou pelo velho "isso nao vai acontecer comigo"...

Sei que me disvirtuei um pouco mas eh que me da raiva ver tanta gente pegar virus por motivos bobos hehehehe

link permanente

respondeu Aug 17 '12 às 19:26

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Os piores rootkits já criados são para linux. São verdadeiras máquinas virtuais quase totalmente imperceptíveis ao cliente. Não é à toa que os verdadeiros documentos sobre malwares falam quase exclusivamente de linux. O cara que entende de verdade, não vai pegar vírus nem no windows nem linux. Ele sabe se prevenir e estes são poucos. A grande maioria que usa linux tb precisa conhecer muita coisa para se proteger de verdade. E como não é tão intuitivo quanto o windows, muitos deixam para lá pensando que estão seguros. Fora que são muitos servidores em linux, mas poucos em domicílios. Sugiro uma leitura do documento blue pill (em alusão ao matrix) sobre rootkits. Programação em c e java não é exclusivo do windows. Não se enganem.

link permanente

respondeu Aug 17 '12 às 20:18

jamn40's gravatar image

jamn40
252732284

So parar de acessar sites pornô e ai não vai ter problemas com virus kkkk

link permanente

respondeu Aug 20 '12 às 15:54

rodrigues's gravatar image

rodrigues
1

1

Na verdade eu acho sites pornos super seguros (estou falando dos que tem algum nome na área, e não o primeiro site vietnamita que aparecer na pesquisa do Google), até hoje não me lembro de ter tido nenhum problema visitando-os.

eduoliveiras's gravatar image eduoliveiras (Aug 20 '12 às 23:37)

Se você utilizar uma distribuição conhecida (Debian, Ubuntu, Mint, Arch, Fedora, OpenSUSE), essas que possuem um banco de aplicativos grande e confiável, e usar sua senha root só para instalar aplicativos do banco oficial, 99% de chance de nunca ter problemas com vírus... No Linux, você pode executar um programa com nível de usuário comum e ele não terá acesso ao kernel do sistema, mas se você for um paranoico de carteira e tiver alguma restrição com transações de dinheiro na internet, crie uma conta de usuário só pra isso, o próprio sistema isola configurações e cookies com bastante eficiência.

link permanente

respondeu Aug 22 '12 às 02:47

weyll's gravatar image

weyll
10

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,806
×440
×279
×276
×192

pergunta feita: Aug 17 '12 às 10:55

pergunta lida: 12,893 vezes

última alteração: Feb 28 '15 às 14:26