para q serve o alcool isopropilico em uma manutenção de PC? é só para limpar a pasta termica ou ele tem alguma outra utilidade importante?

sendo cooler com adesivo termico ou com pasta termica aplicada toda vez q eu retirar o cooler para limpeza tenho q reaplicar essa pasta ou não?

perguntou Aug 17 '12 às 21:21

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

fechado Feb 06 '16 às 21:02

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.5k

A pergunta foi fechada pelo seguinte motivo: "Pergunta já respondida e resposta aceita" marcmira Feb 06 '16 às 21:02

Álcool isopropilico é indicado para limpeza de circuitos eletrônicos principalmente dos contatos metálicos, não use sobre partes plásticas porque ele é solvente de plástico. Não encharque as peças só umedeça e passe um pano que não solte fibras.
O adesivo térmico e a pasta térmica servem para melhorar a passagem de calor do processador para o dissipador, resfria o processador.
Quando você retira o dissipador é sempre melhor aplicar nova pasta térmica retirando totalmente o que existia antes, limpe com cuidado o processador que é muito frágil.
Dá para baixar a temperatura do processador em cerca de 10º c, usando pasta térmica a base de prata e polindo a base do dissipador com lixa d’agua.

link permanente

respondeu Aug 18 '12 às 02:23

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.5k

O Alcool Isopropilico serve para limpar contatos, mas o q é contatos? é a parte dourada q encaixa nos slots? ele só serve para limpar os contatos e retirar a pasta e adesivo termico? é só para isso mesmo? me exclareça isso tudo por favor

é sempre q eu retiro o cooler do processador e tenho q aplicar a pasta novamente ou as vezes q eu retirando o cooler não preciso trocar a pasta?

link permanente

respondeu Aug 18 '12 às 08:44

gamemaniaco
366369372100

Contatos são as partes metálicas que encostam-se a outras e dependem de estar limpas para passar energia ou calor. A parte dourada dos slots são contatos. Álcool isopropilico no PC só deve ser usado para isso, na superfície das placas existe um verniz protetor e basta tirar a poeira.

Se você colocou recentemente e a pasta/adesivo térmico e está cobrindo perfeitamente a superfície não precisa trocar. Mas nunca misture pasta térmica com adesivo térmico e retire tudo antes de aplicar outra pasta térmica.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Aug 18 '12 às 12:19)

Qual é o material mais indicado para passar o alcool nos contatos? não é para passar esse alcool sobre toda a placa-mãe e nos slots?

eu não coloquei a pasta recentemente só perguntei pq quando eu montar o micro e depois quando estiver empoeirado vou ter q desmontar tudo e é ai q queria saber se é para trocar a pasta toda vez q retirar o cooler

link permanente

respondeu Aug 18 '12 às 16:59

gamemaniaco
366369372100

Passe o álcool Isopropilico com qualquer pano que não solte fibras. Só passe nos contatos metálicos, as placas tem muitos componentes sensíveis ao simples toque imagine colocar líquidos, só retire a poeira com pincel.Esta história de lavar a placa é coisa de doido!

Sempre que retirar o cooler troque a pasta térmica, mas não fique retirando o cooler atoa, com pouca poeira basta passar o pincel e jatos de ar.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Aug 18 '12 às 19:55)

Me responda todas essas questões por favor

Posso mesmo passar o alcool isopropilico nos contatos, não vai prejudicar ou oxidar nada?

o alcool isopropilico é a mesma coisa e tem a mesma função de passar a borracha e de jato de limpa contato nos contatos da memória, placa de video e placas pci?

sobre o pincel, comprei 2 comuns pq não achei anti-estáticos ainda tenho muitas restrições e duvidas com ele, onde é para passar o pincel vajo q nas placas tem muitos relevos e tenho muito medo de entortar ou quebrar algo, será q o pincel é uma das maneiras corretas mesmo de manutenção de pcs? pois vejo muitos videos de fora do brasil e lá ninguem limpa com eles

sobre o cooler só vou retirar ele quando fizer a limpeza mas sempre ao tirá-lo tem q colocar nova pasta termica, isso é comprovado ou tem vezes q mesmo tirando o cooler não precisa trocar a pasta?

link permanente

respondeu Aug 19 '12 às 12:39

gamemaniaco
366369372100

Certas coisas não dão para transmitir com palavras, só numa aula pratica.
Mesmo os vídeos na internet que ensinam manutenção, muitos são mal intencionados e ensinam coisas erradas.
Veja somente vídeos de sites confiáveis e procure uma pessoa para te ajudar na primeira manutenção.

link permanente

respondeu Aug 19 '12 às 13:35

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.5k

Posso mesmo passar o alcool isopropilico nos contatos de todas as placas, não vai prejudicar ou oxidar nada?

link permanente

respondeu Aug 24 '12 às 12:48

gamemaniaco
366369372100

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,217
×129
×102
×56
×1

pergunta feita: Aug 17 '12 às 21:21

pergunta lida: 15,839 vezes

última alteração: Feb 06 '16 às 21:02