Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Para que servem pasta térmica e álcool isopropílico na manutenção do PC?

Perguntou 13 anos atrás

Resolvido

Fechado

para q serve o alcool isopropilico em uma manutenção de PC? é só para limpar a pasta termica ou ele tem alguma outra utilidade importante?

sendo cooler com adesivo termico ou com pasta termica aplicada toda vez q eu retirar o cooler para limpeza tenho q reaplicar essa pasta ou não?

PUBLICIDADE

Respostas

sando_ms

sando_ms

Moderador

13 anos atrás

Álcool isopropilico é indicado para limpeza de circuitos eletrônicos principalmente dos contatos metálicos, não use sobre partes plásticas porque ele é solvente de plástico. Não encharque as peças só umedeça e passe um pano que não solte fibras.
O adesivo térmico e a pasta térmica servem para melhorar a passagem de calor do processador para o dissipador, resfria o processador.
Quando você retira o dissipador é sempre melhor aplicar nova pasta térmica retirando totalmente o que existia antes, limpe com cuidado o processador que é muito frágil.
Dá para baixar a temperatura do processador em cerca de 10º c, usando pasta térmica a base de prata e polindo a base do dissipador com lixa d’agua.

13 anos atrás

Posso mesmo passar o alcool isopropilico nos contatos de todas as placas, não vai prejudicar ou oxidar nada?

sando_ms

sando_ms

Moderador

13 anos atrás

Certas coisas não dão para transmitir com palavras, só numa aula pratica.
Mesmo os vídeos na internet que ensinam manutenção, muitos são mal intencionados e ensinam coisas erradas.
Veja somente vídeos de sites confiáveis e procure uma pessoa para te ajudar na primeira manutenção.

13 anos atrás

Me responda todas essas questões por favor

Posso mesmo passar o alcool isopropilico nos contatos, não vai prejudicar ou oxidar nada?

o alcool isopropilico é a mesma coisa e tem a mesma função de passar a borracha e de jato de limpa contato nos contatos da memória, placa de video e placas pci?

sobre o pincel, comprei 2 comuns pq não achei anti-estáticos ainda tenho muitas restrições e duvidas com ele, onde é para passar o pincel vajo q nas placas tem muitos relevos e tenho muito medo de entortar ou quebrar algo, será q o pincel é uma das maneiras corretas mesmo de manutenção de pcs? pois vejo muitos videos de fora do brasil e lá ninguem limpa com eles

sobre o cooler só vou retirar ele quando fizer a limpeza mas sempre ao tirá-lo tem q colocar nova pasta termica, isso é comprovado ou tem vezes q mesmo tirando o cooler não precisa trocar a pasta?

13 anos atrás

Qual é o material mais indicado para passar o alcool nos contatos? não é para passar esse alcool sobre toda a placa-mãe e nos slots?

eu não coloquei a pasta recentemente só perguntei pq quando eu montar o micro e depois quando estiver empoeirado vou ter q desmontar tudo e é ai q queria saber se é para trocar a pasta toda vez q retirar o cooler

13 anos atrás

O Alcool Isopropilico serve para limpar contatos, mas o q é contatos? é a parte dourada q encaixa nos slots? ele só serve para limpar os contatos e retirar a pasta e adesivo termico? é só para isso mesmo? me exclareça isso tudo por favor

é sempre q eu retiro o cooler do processador e tenho q aplicar a pasta novamente ou as vezes q eu retirando o cooler não preciso trocar a pasta?

PUBLICIDADE