1
1

Atualizei meu ultrabook Dell 14z 5680 para o Windows 10 e isso queimou a placa-mãe do equipamento, segundo a própria Dell.

Levei na assistência técnica para ter uma segunda opinião e disseram que vários usuários tiveram esse problema. A assistência disse que nem vale a pena consertar. A Dell ofereceu venda de placa-mãe por cerca de R$ 1 mil.

Em fóruns na Internet tenho visto relatos parecidos sobre queima de placas-mãe após atualização para o Windows 10.

Por que isso aconteceu e por que não há um alerta sobre o problema?

O que a Microsoft pode fazer em relação ao problema, já que a Dell diz que a responsabilidade seria do programa da Microsoft?

perguntou Aug 26 '15 às 12:09

primeiroemail's gravatar image

primeiroemail
1126

editou Oct 18 '16 às 11:48

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
222428834

Acredito que o motivo seja o aquecimento, mas a placa mãe deveria ter uma proteção para evitar isso, e se o Notebook estiver na garantia a DELL deveria arcar com as despesas.

Se você entrar com uma ação na justiça contra a DELL teria mais chance de vitoria, pois a microsoft é responsável pelo software e não pelo hardware e também não fabricou o Notebook.

link permanente

respondeu Aug 26 '15 às 18:17

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.0k

Nem deveria perder tempo, nem o juiz mais retardado daria um ganho de causa desses. Afinal o note é dele, veio de fabrica com um S.O, ele trocou por sua conta e risco. Além do fato de eu duvidar que o S.O ocasionou a queima da placa mãe.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Aug 27 '15 às 15:01)

tem cara de mau uso isso do que uma queima por si só

ovinho%20de%20bacon's gravatar image ovinho de bacon (Aug 27 '15 às 16:01)
1

Nestes casos de troca de sistema operacional, os tribunais não consideram perda de garantia.

Mas pelo que ele falou, diagnostico por telefone, o problema nem deve ser a placa mãe.

Isso mesmo leva para algum técnico de confiança, fora da garantia a Dell cobra bem caro.

Se for levar na DELL nem fala de problema na placa mãe, e se o diagnostico for esse, pede a placa mãe defeituosa ou melhor ainda tira uma foto do numero de serie da placa mãe.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Aug 27 '15 às 16:36)

Amigão, isso é conversa "fiada" da Dell, e da assistência que levou. Como a Dell "disse" isso, você mandou o note para eles?

link permanente

respondeu Aug 27 '15 às 14:59

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

Callazzans, a Dell deu o "diagnóstico" por telefone. O atendente pediu para eu apertar a tecla FN e o botão de ligar o ultrabook. Como não ligou, ele automaticamente disse que tinha queimado a placa-mãe e que ia me encaminhar para o setor de vendas. Não fez mais nenhum teste. Só para constar, infelizmente, minha garantia acabou em maio deste ano. Dois meses depois, aconteceu isso. :(

link permanente

respondeu Aug 27 '15 às 15:40

primeiroemail's gravatar image

primeiroemail
1126

cai matando nos caras.

ovinho%20de%20bacon's gravatar image ovinho de bacon (Aug 27 '15 às 16:01)

O Atendente deve ser o professor Xavier para conseguir diagnosticar uma placa mãe queimada por telefone. Te aconselho a buscar um técnico sério e "de verdade" para ter um diagnostico correto.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Aug 27 '15 às 16:11)

kkkkkk, nao tem como o sistema apos atualizar queimar a placa mae, esses tecnicos por telefone sao uma piada,,,,,

link permanente

respondeu Aug 28 '15 às 15:34

edelson1986's gravatar image

edelson1986
2221

Na verdade ele queima a bios. Sei pois queimou a minha também... dell 14z 5423 Acionei a microsoft pois diziam ser compatível... Isso é responsabilidade da microsoft sim. SEÇÃO II Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. § 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: I - sua apresentação; II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a época em que foi colocado em circulação.
link permanente

respondeu Aug 29 '15 às 21:57

profkaren's gravatar image

profkaren
1

1

Não amigo, certamente não "queimou a BIOS", a bios é um sistema básico contido em todos os computadores, que existe de forma independente do OS.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Aug 30 '15 às 19:53)

concordo plenamente

edelson1986's gravatar image edelson1986 (Aug 31 '15 às 13:37)
link permanente

respondeu Aug 29 '15 às 22:52

profkaren's gravatar image

profkaren
1

O fato de existirem mais de dez casos no reclame aqui não quer dizer que isso seja real.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Aug 30 '15 às 19:54)

Azar a parte, essa história de placa mãe e bios que queima com atualização do sistema operacional tem um q de historia mau contada.

Pelo que ja foi dito aqui, o que tem que ser feito é chegar matando na dell, se nao resolverem o problema é procurar os seus direitos, reclamando no reclame aqui.

espero que o autor do tópico tenha nomes e datas anotados para se municiar e garantir seu direito de forma mais rápida.

boa sorte aos envolvidos

link permanente

respondeu Aug 31 '15 às 14:11

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.0k

Eu tenho sérias desconfianças que o problema é no drive ou até firmware do SSD, já que uma atualização/instalação de O.S, a principio não envolve nenhuma alteração de BIOS. Como não possuo um note desses, fica difícil diagnosticar.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Aug 31 '15 às 14:56)

u acho que foi o windows 10 sim , o meu é do mesmo modelo 1 semana depois de atualizar percebi que o mesmo esquentava muito e achei ser sujeira, não estava com dinheiro para mandar fazer limpeza, então estava usando assim mesmo com ventilador do lado, mas fiquei cabreiro, mandei fazer um diagnóstico na inicialização do sistema e o pc acusou um problema de bios q não me lembro o nome agora, a temperatura chegava aos 100c em menos de 10 minutos de uso, meu amigo formatou um no serviço do mesmo modelo e pois o win 10 também, uma semana depois o cara falou q tava esquentando muito... o dele deu "sorte" conseguiu recuperar a placa R$ 400,00 de prejuizo ... o meu nada perda total, nem fui atrás de dell ou microsoft ... perda de tempo e dor de cabeça, a garantia ja era mesmo... só um novo. observação minha amiga tem um do mesmo modelo comprado uma semana antes do meu só que o dela tá com win 8 ainda ... nada até agora funciona normal... queria pensar q não é por causa do S.O Mas acho que sim... só no caso desse pc especifico...

link permanente

respondeu Oct 19 '15 às 22:20

slackings's gravatar image

slackings
1111

Galera, tive o mesmo problema ao instalar o Windows 10 no meu Dell 5690. Ele começou apresentando aquecimento anormal e foi evoluindo até parar totalmente de funcionar. Liguei para assistência técnica da Dell e o mesmo identificou que o problema era a placa queimada, pois ao tentar ligar a máquina ela só dava 3 sinais sonoros (no manual isso é indicação de problema no "chipset"). Eles cobraram 1.500,00 para trocar a placa mãe. Consegui resolver o problema em uma loja especializada em placas aqui em João Pessoa-PB (Placas.com (83)3244-4961). Eles trocaram alguns componentes da placa e a máquina ficou perfeita, por menos de 1/4 do que a Dell estava cobrando. Na loja, eles me explicaram o que está acontecendo com algumas máquinas depois da instalação do Windows 10, inclusive já tem vários equipamentos lá com o mesmo problema. Eu não sou da área de informática, apenas um usuário comum, mas meu note passou a ter problemas logo após a instalação do SO novo; e já tem uma porrada de fórum que corroboram com essa teoria. Inclusive eles recomendaram eu retornar para o Windows 8.1, e assim eu fiz. Minha esposa tem um Dell comprado a menos de 1 ano, até agora não deu problema, mesmo assim vou desinstalar o Windows 10 para não correr o risco de ter outra dor de cabeça.

link permanente

respondeu Oct 29 '15 às 17:12

alexandreufpb's gravatar image

alexandreufpb
11

editou Oct 29 '15 às 17:14

Amigo, para o chipset da sua placa queimar, certamente existe uma falha no projeto da mobo, isso é comum a notebooks. Tem um motivo para a Dell te cobrar esse preço e nem cogitar a troca de tal componente na sua placa, nenhum ser humano é capaz de realizar esse trabalho com qualidade, esses componentes são soldados a placa mãe por maquinas muito precisas, por melhor que tenha sido o serviço executo pela loja, está longe do ideal. Os riscos de ele começar a ter defeitos intermitente agora é bem grande, e só possui 90 dias de garantia, se é que eles realmente substituíram o chipset.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Oct 30 '15 às 10:24)

Bom dia Callazzans, como falei anteriormente, essa não é minha área de atuação, então não tenho como entrar em detalhes técnicos contigo. O que posso afirmar é que depois do conserto o note tá como novo, uma bala. Já instalei os programas de edição de imagem e vídeo e estão rodando que é uma beleza. Parece que acabei de comprar um novo. Mas o pessoal da Placas.com pode entrar nessa seara que você abordou; liga lá! Estou muito satisfeito com o serviço, até porque a máquina não estava mais nem ligando e se fosse realizar a manutenção na DELL seria 4x mais e falaram que só dão 90 dias de garantia também, então...

alexandreufpb's gravatar image alexandreufpb (Nov 14 '15 às 12:16)

Também tenho o mesmo problema com o meu Dell, sempre fica na tela azul. Amanhã vou ligar para a assistência técnica.

link permanente

respondeu Nov 19 '15 às 20:32

Marcio%20Roberto's gravatar image

Marcio Roberto
3236

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,731
×686
×674
×345
×181

pergunta feita: Aug 26 '15 às 12:09

pergunta lida: 10,315 vezes

última alteração: Mar 29 '17 às 15:13