A insatisfação das empresas contra a lei antipirataria que tramita no Senado dos Estados Unidos pode causar um “blackout” na internet. Sites como Facebook, Google, Amazon, Wikipédia e Twitter podem suspender suas atividades como forma de protesto contra a SOPA, sigla para Stop Online Piracy Act. Por enquanto, nenhuma data para a manifestação foi marcada e a suspensão é apenas uma ameaça.

As empresas contra a lei se reuniram em uma associação conhecida como NetCoalition, que inclui ainda o eBay, Foursquare, PayPal, Mozilla, Yahoo, Zinga, AOL e LinkedIn. Em entrevista ao canal de TV americano Fox News, o diretor da associação, Markham Erickson, afirmou que essas empresas estão pensando em realizar o protesto depois que a Mozilla, criadora no navegador Firefox, suspendeu suas atividades por um dia.

A lei, que será debatida no final de janeiro, prevê penas severas para os sites pelo conteúdo postado por usuários. Se alguém postar um link com um disco ilegal, o responsável será o portal que abriga esse conteúdo. Entre as penas possíveis estão a suspensão do site e a prisão dos responsáveis por seis meses a cinco anos. Além disso, a lei dá liberdade a esses sites para retirar qualquer conteúdo considerado suspeito do ar, sem necessidade de ordens judiciais. Segundo a NetCoalition, essas medidas ferem a Primeira Emenda da Constituição dos EUA (que defende a liberdade de expressão) e funcionariam de modo semelhante à censura.

A SOPA é defendida por gravadoras, produtoras cinematográficas, emissoras de televisão e editoras de livros, que alegam que a lei vai proteger os direitos autorais de seus produtos culturais. A Microsoft e a Apple também estão entre seus defensores. Espera-se que a lei ajude a desmascarar sites que vendem drogas. No Congresso americano, a lei tem amplo apoio de congressistas tanto do Partido Republicano quanto do Partido Democrata, mas a votação, por enquanto, não tem data para ocorrer. Atualmente, a SOPA está no Comitê de Justiça do Congresso.

KKK olha ai o Fim do Mundo, alem de causar um blackout na internet espero que todos saibam que o facebook tambem nos vigia 24hrs por dia é apenas lermos os termos de contrato ao fazermos uma conta nesses sites, bom eu sei que todos leram rsrsrsrs!!!!

perguntou Jan 08 '12 às 14:58

JhonSantos's gravatar image

JhonSantos
55776

editou Nov 16 '15 às 13:47

TainahTavares's gravatar image

TainahTavares ♦♦
1313744

Às vezes surgem alguns projetos de leis que parecem claramente terem sido idealizadas por pessoas que usam a internet exclusivamente para ler e-mails ou ver a previsão do tempo. Tornar responsável o portal que tiver um link para material pirata? Haja gente para controlar o que é postado em todos os principais sites. É claro que a pirataria deve ser combatida, mas deveriam punir quem muitas vezes usa fóruns de discussão, listas e e-mails para divulgar este tipo de material. Acredito que o maior divulgador de material pirata hoje sejam os spammers, e vejo pouca coisa sendo feita para punir quem manda milhares de mensagens, lotando caixas postais, causando congestionamento nas redes e ainda divulgando material proibido.

link permanente

respondeu Jan 08 '12 às 15:11

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,162
×1,961
×1,292
×574
×217
×46
×4

pergunta feita: Jan 08 '12 às 14:58

pergunta lida: 3,391 vezes

última alteração: Nov 16 '15 às 13:47