Tenho um hd de 2 tb e gostaria de saber qual a melhor forma de particionar o mesmo sem ter problemas futuros. Pretendo instalar o windows 10, sendo assim pretendo particionar esse hd em várias partições. Existe a possibilidade de deixar uma partição só pro SO e suas atualizações, uma outra só para o swap ( li uma matéria sobre isso ), uma outra só para os programas, uma outra partição só pra arquivos ( fotos, videos, etc..), e uma outra só pra reserva mesmo ( fotos, videos, etc, caso precise de mais espaço para guardar arquivos ).

Pretendo deixar assim:

C: SO e suas atualizações

D: Arquivos de paginação ( swap )

E: Programas

F: Arquivos ( fotos, videos, etc..)

G: Arquivos ( fotos, videos, etc..) ( reserva)

E ai que me vem algumas duvidas:

1 - Preciso de uma partição só para arquivos de paginação ( swap ) ?

2 - Qual o caminho que o sistema irá fazer para ``rodar´´ os programas e acessar meus arquivos ?

3- Todo esse processo irá manter o mesmo desempenho do meu note mesmo que eu instale programas, jogos e coloque mais arquivos no mesmo ?

4 - Quanto espaço devo deixar para cada partição ?

5 - Faço todo esse processo na hora da instalação do windows 10 ?

Resumindo tudo, o que vc´s me recomendam fazer para manter o meu note com um bom desempenho mesmo que eu instale programas e coloque mais arquivos.

Desde já agradeço a toda ajuda possível.

perguntou Oct 24 '15 às 09:02

tohloko20012015's gravatar image

tohloko20012015
121

editou Oct 24 '15 às 13:13

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.2k

Tantas partições já é exagero, sugiro a estratégia:

• Uma partição principal para o Windows e programas, 300GB são suficientes. Separar o Windows dos programas não trás nenhuma vantagem, os programas são acessados em instantes diferentes do Windows, e se for necessário reinstalar o Windows os programas não serão mesmo aproveitados.
  • Uma partição para Dados, 500GB atende na maioria dos casos, que ficaria independente do Windows, em caso de reinstalação.
  • Uma partição para backup da imagem da partição do Windows, 200GB são suficientes, para voltar o Windows ao estado original, crie o backup uma vez após instalar o Windows e os programas principais.
  • Uma partição para Backup dos Dados, que poderia ser de 800Gb, para guardar diversas versões dos Backup de Dados.
  • O arquivo de paginação do Windows pode ser colocado em uma partição pouco usada como a partição de backup de Dados. O Windows administra mal este arquivo de paginação de memoria e usa memoria virtual mesmo com memoria sobrando, por isso se sua maquina tem 8GB ou mais, desabilite a memoria virtual.

P.s. Melhor usar dois discos de 1GB, pois reduz o risco se um deles pifar. o Segundo disco ficaria com as partições de backuP.

link permanente

respondeu Oct 24 '15 às 15:51

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.5k

editou Oct 24 '15 às 15:54

Você fará muita confusão com tantas partições, e no final das contas terá problemas caso o sistema tenha que ser formatado...

Quando formatar, o novo SO não irá reconhecer os programas instalados nas outras partições (creio que seja isso que quer.) e terá que reinstalar eles também.

Sugiro uma partição para o sistema operacional + programas instalados. Uma partição de backup para seus arquivos, fotos e executáveis de programas, sendo que a mesma deve ser bem organizada.

Abraço - link text

link permanente

respondeu Oct 24 '15 às 20:19

Miller%20Alberto's gravatar image

Miller Alberto
26

Exatamente isso...

Ja que terei que reinstalar os programas (caso de algum problema), tanto faz a partição que eles estão, correto??

por isso perguntei, deixar os programas e jogos junto com o SO, nao vai comprometer o desempenho ??

o backup de dados, programas e jogos ja deixo num hd externo, sempre atualizado pra quando se eu precisar formatar ou algo do tipo nao perca os mesmos =)

a dúvida em si é se perco desempenho com tantos programas e jogos junto com o SO ... TENDEU ?

Ja deixo tudo bem organizado mesmo pra nao ter problemas, só minha vida é uma bagunça, ai num tem solução mesmo ¬¬ kkkkkk

No mais, valeu a dica e abração =)

tohloko20012015's gravatar image tohloko20012015 (Oct 24 '15 às 20:37)

Colocar o Windows na mesma partição dos programas instalados não reduz o desempenho, pois o Windows carrega quase tudo quando inicia, e os programas só quando são executados.

Mas o principal é separar os dados numa partição e o Windows em outra, para poder reinstalar o windows sem nenhum procedimento extra.

A partição para backup do Windows é uma boa, mas 100 GB é pouco, principalmente no seu caso que tem muitos programas, só se você fizer o backup do windows antes de instalar todos programas.

Melhor não colocar o arquivo de paginação na mesma partição do Windows, coloca numa partição com pouco uso, como a de dados.

Modificar o tamanho das partições é arriscado, usando o Windows existem alguma exigências, e usando utilitários, que são mais flexíveis, podem surgir incompatibilidades com os as versões mais recentes do Windows.

link permanente

respondeu Oct 24 '15 às 23:24

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.1k

editou Oct 24 '15 às 23:30

Bom, pelo que entendi, uma boa solução pra evitar dor de cabeça seria isso:

windows e programas em uma partição; 800 GB

backup da imagem da partição do Windows; 300 GB

dados gerais e o arquivo de paginação em uma partição; (o restante)

Como ja disse, o backup dos dados ja mantenho num hd externo atualizado sempre que faço alguma mudança importante. A SO tbm tenho em mãos sempre que precisar.

No aguardo para mais sugestões e valeu pelo esclarecimento =)...

tohloko20012015's gravatar image tohloko20012015 (Oct 25 '15 às 01:16)
1

Assim tá bom!

Tem bastante espaço para arquivos temporários na partição do Windows.

Backup externo é mais seguro, em caso de defeito no disco.

Se seu disco externo for grande, melhor seria colocar o backup do Windows nele, pois ele só será criado uma vez e usado só em caso de recuperação.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Oct 25 '15 às 06:05)

Opa sandro, entendi, estava pensando fazer exatamente o que vc disse...mas que tal essa estratégia...

• windows, programas e o arquivo de paginação em uma partição; 800 GB
  • backup da imagem da partição do Windows; 100 GB
  • dados gerais em uma partição; ( o restante )

mas ai me vem as dúvidas:

instalo muitos programas e jogos nele, 300 gb são suficientes para a partição principal do windows ?

os programas e jogos junto com o windows nao vai deixar ele com desempenho baixo ? ja que a instalação dos programas e jogos ficará nessa partição.

posso deixar o arquivo de paginação junto com o windows ?

caso precise eu posso ``aumentar´´ o volume de alguma partição ja criada ?

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas kkkk, desculpe, mas quero fazer tudo certo pra que nao tenha dor de cabeça depois ¬¬...

No mais agradeço a sugestão e espero novas ideias =)... Valeu

link permanente

respondeu Oct 24 '15 às 19:37

tohloko20012015
121

A ultima solução que você deu pro @DeepOuter está boa!

Só o backup do Windows é que ficaria melhor no disco externo, como ele disse, não sabia que você tem um disco externo.

O gerenciamento de disco do Windows permite Diminuir o volume de uma partição, mas para Estender o Volume é necessário que o espaço disponível esteja continuo ao fim (ao lado direito) da partição.

Então muitas vezes só excluindo a partição para poder recria-la com tamanho maior, claro que com o cuidado de salvar o conteúdo em outro lugar.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Oct 25 '15 às 10:02)

Bom galerinha, valeu as dicas, tudo ok... Valeu por compartilhar as dicas =).

Abração...

link permanente

respondeu Oct 29 '15 às 07:12

tohloko20012015
121

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,763
×934
×554

pergunta feita: Oct 24 '15 às 09:02

pergunta lida: 934 vezes

última alteração: Oct 29 '15 às 07:12