O WhatsApp será bloqueado pela Vivo, TIM, Oi e Claro a partir da 0h desta quinta-feira (17). O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal confirmou o recebimento de uma intimação judicial, que também afeta os clientes da Sercomtel e Algar Telecom. A decisão tem validade de 48 horas. Bloqueio do WhatsApp: conheça apps alternativos de mensagens A medida cautelar foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, após um pedido do Ministério Público, feito com base no Marco Civil da Internet. Segundo a Justiça, o aplicativo “não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015”. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, e uma multa foi fixada em caso de não cumprimento. Como ainda assim o WhatsApp não atendeu à determinação judicial, a solicitação de bloqueio do serviço deferida pela juíza Sandra Regina Nostre Marques. O processo criminal corre sob sigilo e o autor da ação não pode ser informado. No entanto, o sindicato informou que nenhuma empresa de telefonia faz parte da ação que resultou na ordem judicial. Como excluir um membro de um grupo no WhatsApp (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como excluir um membro de um grupo no WhatsApp (Foto: Marvin Costa/TechTudo)) WhatsApp ficará bloqueado por 48 horas (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O sindicato informou que todas as operadoras afiliadas têm condições técnicas de realizar o bloqueio, mas não soube dizer como Claro, TIM, Vivo, Oi, Sercomtel e Algar Telecom vão implementar a suspensão. O órgão também não esclareceu se o bloqueio será implementado nas redes Wi-Fi mantidas pelas prestadoras de telefonia móvel. Leia na íntegra a nota do SindiTeleBrasil: “As prestadoras de serviços de telefonia móvel, representadas pelo SindiTelebrasil, receberam na tarde desta quarta-feira (16) intimação judicial e cumprirão determinação da Justiça para bloquear o aplicativo WhatsApp, em todo o território nacional, a partir da 0h00 desta quinta-feira (17/12), pelo prazo de 48 horas, de acordo com as possibilidades técnicas e operacionais. O SindiTelebrasil esclarece ainda que as prestadoras não são autoras e não fazem parte da ação que resultou na ordem judicial.” O Facebook, dono do WhatsApp, informou por meio de sua assessoria no Brasil que não vai se pronunciar sobre o caso. Segundo a empresa, “são operações diferentes”. Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone – App mais usado do Brasil O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, segundo pesquisa revelada nesta semana pelo Ibope Inteligência. Em seguida aparecem o Facebook, YouTube e Instagram. Segundo o levantamento, realizado via internet com 2 mil usuários, 93% deles disseram ter o mensageiro instalado no celular.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/12/whatsapp-bloqueio-brasil-sinditelebrasil.html

Alternativas para o whatsapp:

Viber, Skype, Line, Hangouts, WeChat, Facebook Messenger, Telegram, ICQ, KakaoTalk, ChatON, GroupMe

Sim, nem no seu wifi ele funciona:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/12/whatsapp-bloqueado-no-wi-fi.html

Alguns usuários estão partindo para a instalação de proxys e VPN's para burlar o bloqueio, existem esses que podem ser usados:

VPN Master na Google Play para Android

SurfEasy VPN na AppStore para iOS

VPN One Click na Windows Store para Windows Phone

Att

perguntou Dec 17 '15 às 00:38

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.0k

editou Dec 17 '15 às 12:12

melissacs's gravatar image

melissacs ♦♦
1161461583.2k

Se vocês não aguentarem ficar sem o WhatsApp , é só baixarem qualquer VPN que resolve o caso.

Eu já tinha instalado no meu celular o Hotspot Shield e aqui está funcionando normalmente.

OBS: Uma coisa boa é que no transito não vi muitas pessoas usando Smartphones, e também podem se socializar pessoalmente com as pessoas hehe

link permanente

respondeu Dec 17 '15 às 08:57

Rick_Poldo's gravatar image

Rick_Poldo
3037588.7k

Segue matéria com tutorial para continuar usando o Whatsapp mesmo com bloqueio.

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/12/como-usar-whatsapp-com-vpn-no-3g-e-no-wi-fi.html

link permanente

respondeu Dec 17 '15 às 10:29

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

O WhatsApp não tem representação no Brasil, não vai adiantar nada essa medida! O WhattsApp não tem lucro no Brasil.

Como pode uma juíza de primeira instância causar tanto prejuízo para o país, além de sujar o nome do Brasil no exterior, muitas empresas utilizam o WhatsApp para organizar seus grupos de trabalho e terão problemas estes dias.

link permanente

respondeu Dec 17 '15 às 02:00

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.0k

No meu wifi está funcionando pelo simples fato de eu usar Provedor Regional, mais amigos meus que usam Oi Velox e entre outras não estão entrando kk

link permanente

respondeu Dec 17 '15 às 07:44

lordclonewars's gravatar image

lordclonewars
1

O problema é que os eles se sentiram ofendidos quando os representantes do app se negaram a liberar informações e/ou bloquear o trafego de determinadas mensagens, como por exemplo o vídeo da filha em pleno ato sexual, entre outros. E muito revoltante em um país onde sofremos com diversos escândalos de corrupção e assassinatos que passam em nossas telas impunes, onde preso vive melhor que um trabalhador, tenhamos uma ação contra um serviço de mensageria. O que não podem admitir que o whattapp pode ser assim comparado com uma carro, os que sabem usar é de uma utilidade incomparável, mas para os que não o sabem, uma arma muito violenta.

link permanente

respondeu Dec 17 '15 às 10:15

wfsmnt's gravatar image

wfsmnt
1

Realmente a Juíza exagerou com a medida que afetou 100 milhões de brasileiros, acho que ela não entende como funciona o WhatsAPP.

Lembro que Jan Koum, criador do WhatsApp, já declarou que não usaria propaganda e para reduzir os custos, as mensagens seriam armazenadas nos próprios celulares, que no máximo cobraria uma assinatura.

Agora o Zuckerberg, criador do Facebook e atual dono WhatsApp, declarou que não é possível quebrar o sigilo das conversas sem estar com o celular em mãos.

Será que realmente a NSA não conseguiria saber das conversas?

link permanente

respondeu Dec 18 '15 às 01:26

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.3k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,597
×277
×258
×5

pergunta feita: Dec 17 '15 às 00:38

pergunta lida: 2,015 vezes

última alteração: Dec 18 '15 às 01:26