1
2

Galera, o TechTudo quer ouvir os internautas e dar voz a todos. Se você já foi vítima de vírus na web e acha que é importante que os brasileiros saibam pelo que você passou para não caírem na mesma cilada, escreva aqui!

Poste nessa pergunta mesmo a sua história. As melhores serão publicadas no TechTudo pelos nossos colaboradores (contendo o seu nome, lógico) e serão vistas por todo o Brasil.

Na sua história deve ter:

  • o que o vírus fez com seu computador/sistema/dados etc? O que você perdeu?
  • o que você teve que fazer para se livrar dele?
  • o que você estava fazendo que possibilitou ser infectado pelo vírus?
  • que antivírus você usava?
  • que mensagem você gostaria de passar para as pessoas sobre isso?

Manda logo, galera! Aposto que aqui um monte de gente já foi vítima de vírus! Quanto mais histórias legais, mais a gente vai poder compartilhar essas experiências para mudar a cultura do Brasil!

perguntou Jan 25 '12 às 12:34

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

editou Jan 25 '12 às 12:54

Meu pior caso com um vírus aconteceu quando estava tentando revelar algumas fotos. Salvei o conteúdo do cartão de memória num pendrive e o levei até uma loja de revelação. O que eu não imagina é que esta loja estava com TODOS os computadores contaminados, e não apenas por um vírus, mas dezenas. Imaginem a quantidade de pendrives que passam pelo computador de uma loja destas, e imaginem a contaminação se estas máquinas não tiverem um bom antivírus. Cheguei em casa e conectei o pendrive, até então sem saber a surpresa que me aguardava. Meu antivirus, o Avast detectou uma ameaça e sugeriu uma varredura. Feito isso, indicou estar tudo limpo. Este mesmo pendrive passou então pelo computador da minha namorada e pelo meu no escritório. Por onde ele passou foi deixando o que existia de pior naquela máquina da loja de revelação. Quando notei que o sistema operacional estava demorando mais para iniciar do que o normal, e que o Microsoft Security Essentials que eu usava no escritório começou a fazer uma varredura, apresentando uma tela com erros de português é que percebi o problema. Na verdade o vírus tinha por objetivo desativar qualquer antivírus e permitir a instalação de um Cavalo de Tróia que estava disfarçado de atualização para o MSE. Foram aproximadamente 7 dias passando todos os antivírus conhecidos, inclusive as versões de teste dos pagos, antispyware e vacinas específicas da Symantec e outras desenvolvedoras. A formatação não resolveu, apenas minimizava o problema, já que assim que o SO era instalado, o vírus voltava a baixar mais pragas. Cheguei a pensar em descartar o HD e o pendrive, pois nada resolvia. Foi quando lembrei de uma dica que vi uma vez num site de fora do país: criar os arquivos "ini" e "exe" no pendrive, impedindo que o vírus o fizesse de forma oculta. Sei que depois de tentar todos os antivírus que consegui baixar, utilizar máquinas limpas para baixar vacinas e pesquisar soluções, consegui remover a praga. Até hoje não sei que vírus era, pois cada antivírus apontava um nome diferente. Como medida de cautela, nunca mais conectei meus pendrives em máquinas suspeitas, mantenho um apenas para o trabalho e outro para uso pessoal. Antivírus sempre atualizado e atualmente analisando algumas opções pagas. As máquinas que possuem dados importantes nem mesmo acesso ao navegador possuem mais.

link permanente

respondeu Jan 25 '12 às 15:57

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Curti =D

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 26 '12 às 13:41)
1

melhor software para tirar vírus de pendriver com certeza é o Winrar, pois se você acessar seu dispositivo com ele, consegue ver os arquivos do vírus que estão ocultos, e assim exclui-los manualmente =D

vinicius_justino's gravatar image vinicius_justino (Jan 26 '12 às 14:00)

gosto muito do COMBOFIX , Ele tira virus estilo "brute Force " rs Combofix já me salvou muitas vezes ...

Schultz's gravatar image Schultz (Mar 01 '12 às 13:15)

Tive um grande problema quando baixaram em meu computador um arquivo que estava anexado ao email, o vírus desabilitava o CMD, gerenciador de programas, regedit, atualização automática, antivirus, central de segurança além de inserir no computador armadilhas que se disfarçavam de pasta no meus documentos. O pc também reiniciava direto e qualquer pendriver espetado era infectado também.

Para resolver o problema tive que iniciar o computador em modo de segurança, usar um aplicativo chamado de autoruns (programa para saber o que é inicializado), depois de desabilitava o vírus na inicialização baixei um programa que faz uma varredura no computador e restaura configurações originais, o COMBOFIX (programa muito bom, mas e muito bruto, arranca tudo).

Depois deste processo reinstalei o antivirus e rodei para finalizar. Ah! Vale lembrar que o pendriver estava espetado, assim os aplicativos que usei também scaneava o mesmo.

Para prevenir mostrei aos usuário do computador como se prevenir de email infectados, a maior dica é olhar o endereço que fica na barra de status, e scanear o pendriver toda vez que espetar.

Também desabilitei o autorun do computador, assim ele não inicia o pendriver.

Também criei uma pasta com o nome de autorun.ini no pendriver, assim o vírus se voltar não poderar modificar ou criar um arquivo com o mesmo nome, assim nada de iniciação automática.

Espero ter ajudado!!!

Marcílio Cleiton da Costa Torres Ribeirão - PE

link permanente

respondeu Jan 25 '12 às 19:39

error_kimero's gravatar image

error_kimero
2319

Curti =D

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 26 '12 às 13:40)

Em meu primeiro PC, eu utilizava um antivírus gratuito; mas que - à época - não me deu a proteção devida.

O computador começou a ficar estranho e em uma verificação de vírus, o AV alertava que havia um ou mais vírus e 'lavava as mãos'. Algo como 'Opa! Há um vírus aqui. O problema é de você!'. O trojan em questão travava acesso aos arquivos executáveis, fazendo com que, em média, somente 20% do PC funcionasse a cada ligada. Quando o trojan resolveu desbloquear meu programa de gravação de dados, fiz backup dos arquivos importantes e que não tinham potencial para infecção (.PDFs, filmes, músicas) e formatei a máquina. Depois desse trauma, passei a usar produtos da Symantec.

Minha sugestão é: não se acomodem com antivírus. Hoje temos ampla variedade deles em modalidades paga e gratuita. Lembro de ver AV famosos no mercado perderem competência em alguns meses. Por isso, é sempre legal ficar atento a esse tipo de assunto. Além de, claro, manter seu sistema operacional atualizado, o que já facilita bastante a manutenção dele.

link permanente

respondeu Jan 26 '12 às 17:20

Alessandro%20Iglesias's gravatar image

Alessandro Iglesias
2142

editou Jan 26 '12 às 17:21

A pior experiência com vírus que tive foi em uma empresa que presto assistência, a rede deles e muito vulnerável e eles não querem mudar isso. Um dia me chamaram dizendo que os computadores estavam com vírus, quando cheguei pode notar que realmente os nove PC estavam contaminados, o pior e que eles não aceitaram a sugestão de formatar as maquina. Então desconectei todas da rede, e escanei os Hds com o S.O desligado com dois antivírus, que encontrarão muitos vírus, após o escaneamento quando ligava o PC para minha surpresa o um vírus voltava e se multiplicava rapidamente. Então desliguei novamente passei o antivírus e mais uma ferramenta muito boa chamada SUPERAntiSpyware que encontrou em certo script que rodava a cada vez que se usava o navegador . Esse maldito script ou cookie não me lembro do nome acho que era fleshwin32 gerava ou baixava o vírus. Foi uma experiência interessante, pois nunca tinha visto algo parecido no finam consegui limpar todas as maquinas mais foi dois dias de trabalho duro . Tudo isso ocorreu porque a empresa acha que investimento em informática e dinheiro jogado fora, assim como muitas outra por ai !

link permanente

respondeu Jan 26 '12 às 19:28

correiarangel's gravatar image

correiarangel
912182.0k

Qual o seu nome, para poder colocar no caso? E de que estado é?

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 28 '12 às 15:33)

Peguei um vírus uma vez no meu primeiro PC (Pentium 100). Minha mãe trouxe do trabalho um disquete com planilhas de excel para terminar em casa.

No dia seguinte o Pc ligou normalmente porém após alguns minutos reiniciava sozinho. Isso sucedeu durante alguns dias. Era um saco, no meio de uma partida de um jogo ou durante a execução de um documento no word a máquina simplesmente reiniciava.

Dias depois, ao ligar o PC, ele nào iniciava o Windows, parava em uma tela preta que exibia um rostinho sorrindo, (igual a um smile) um em baixo do outro com um texto em inglês na frente (não lembro o que dizia no texto). Já imaginando que aquela ação estava ou formatando ou danificando o PC, mediatamente desliguei-o da tomada.

O vírus impedia a inicialização do sistema operacional e ia realemnte destruindo dados conforme os tais smiles iam aparecendo na tela. Descobri isso após levar o PC a um técnico que passou um antívirus via disquete, que analizava e desinfectava o PC antes mesmo de inicializar o sistema operacional.

link permanente

respondeu Jan 27 '12 às 18:38

techneiro's gravatar image

techneiro
16

Qual nome e Estado pra poder colocar na matéria, por favor.

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 28 '12 às 15:36)

Felipe sou de São Paulo - SP

techneiro's gravatar image techneiro (Jan 28 '12 às 22:00)

No anos 90, lá no interior do Amazonas, tivemos o nosso primeiro computador e nosso primeiro vírus. Um belo dia, todo mundo saiu e eu fiquei em casa no meu vício de pacman. Fui ligar o computador e o computador começou a fazer barulhos estranhos e na tela, apareceu um monte de caracter esquisito. Briguei e apanhei do meu irmão, porque o computador era dele e eu fiquei como culpado de ter feito alguma coisa. Acharam que eu tinha jogado água no computador. Bom chamaram um amigo-técnico que achou um vírus, o Leandro e Kelly. Acho que foi o primeiro vírus brasileiro. Lembro do técnico falar do vírus e meu pai interrompê-lo: -Qual a chance disso passar pra gente? kkkk O computador foi formatado e tempos depois pudemos usar o computador de novo. Não sei se havia antivírus na época, mas penso que se tivesse, deveria ser um monte de disquete pra ser descompactado no DOS.

link permanente

respondeu Jan 27 '12 às 20:47

llurinho's gravatar image

llurinho
16

Qual nome e Estado pra poder colocar na matéria, por favor.

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 28 '12 às 15:36)

Pô, mais ou menos quando foi isso? Em que ano?

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 28 '12 às 15:38)

E eu, quando comprei meu comp. em 2006, liguei ele boniytinho, navegava que era uma beleza, até que certo dia apareceu um quadrinho com um desenho de um monstrinho tipo o shrek, na hora não dei importancia, cliquei em fechar e pronto, l a´vai eu navegar em mares desconhcido, kkk, o comp, começou a dar sinal de alerta, eu ?? nem a mínima, lá veio o Shrek de novoo, eu nada de confiança, Virus ?? que é isso ?? e lá foi eu, entrava em sites ma´ra´vi´lho´sos, aqueeeeeeeeeeeles, rsrsrsrs que coram até as primas mais esperietes. rsrs, até instalei um striper na tela, a figura tirava toda a roupa, daí o pânico veio, tooda vez que ligava o comp. lá vinha uma bela performance de tirar aroupa, eu apavorei, não sabia como tirar aquilo, e outros sites de ""primas entravam sem eu pedir, o Shrek, bem, sempre me dando bom dia, o montrinho era feio que doia, . Então aluz veio, perguntei pra um amigo meu técnico em comp. que trabalha na loja que eu tinha comprado o Pc. Ele disse, VIRUS< FORMATAR, 40 reais, lá foi meu comp. Maaas, voltou, lá foi eu nas ""primas, Lá veio o monstrinho, entrei em pânico , 40 reais de novo. De tanto medo, de infectar, fiquei duas semanas sem ligar o computador. Ah, só de lembrar o moonstriho, eu literalmente me arrepio inteirinho. Pra fechar. Eu trabalhava antes disso como operador de GC, poooode: ficava direto com computadores e nuuunca tinha visto um vírus. Emissora da EPTV em Minas, protegidissima. Até hoje tenho medo, mas, ja sei como me safar, rsrsr

link permanente

respondeu Jan 27 '12 às 22:53

antonio%20henrique's gravatar image

antonio henrique
31

Qual nome e Estado pra poder colocar na matéria, por favor.

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 28 '12 às 15:36)

Trabalhava numa loja de informatica que também prestava manutenção nos micros. Um dia chegou um senhor de idade e deixou seu computador pois estava muito lento. Ao ligar o PC de cara ele já abria aquelas telas de spyware. Fizemos a varredura com o Panda, e no final das contas resolvi formatar, pois estava muito infectado. Ao entregar o PC do senhor que estava com sua mulher, também já de idade, ele perguntou o que havia com o computador dele e então explicamos que estava com vírus e foi necessário formatar. Depois de explicar isso ele olhou para a mulher e disse: "Falei para você não deixar o cachorro entrar dentro de casa". Foi muito engraçado na hora. Depois explicamos para ele que isso não tinha nada a ver e como que poderia ter pego os vírus. É uma história engraçada que aconteceu comigo sobre os vírus.

link permanente

respondeu Jan 26 '12 às 13:50

vinicius_justino's gravatar image

vinicius_justino
6

oi, quando usava xp, estava eu feliz da vida na internet no site da americanas quando de repente apareceu tela azul da morte e não ligou mais. era um trojan com vários spams e firmwares maliciosos q instalaram no pc!perdi mais de 3.000 arquivos importantes

link permanente

respondeu Jan 30 '12 às 18:54

josehenriquelino's gravatar image

josehenriquelino
232328157

link permanente

respondeu Feb 01 '12 às 17:10

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×416
×286
×21
×2

pergunta feita: Jan 25 '12 às 12:34

pergunta lida: 7,232 vezes

última alteração: Oct 09 '13 às 18:44