3
1

Estou pretendendo comprar o novo iPhone quando lançar. Como todos sabem, um dos recursos mais do que confirmados é a conexão 4G (LTE) que o aparelho vai possuir. O Brasil está caminhando para a adoção da tecnologia, mas nossa frequência para o 4G é diferente da de outros países. Portanto, aparelhos comprados no exterior, em tese, não terão o 4G funcionando aqui.

Minha dúvida é se os iPhones que chegarem ao mercado brasileiro, vendidos aqui e homologados pela Anatel, estarão adaptados a nossa frequência do 4G ou não? Pois se o iPhone vendido aqui for igual ao do exterior nesse aspecto, prefiro comprar fora do país por causa do preço, já que o 4G não vai funcionar aqui de qualquer maneira mesmo. Mas se os novos iPhones que vierem para o mercado brasileiro forem compatíveis com nossa frequência do 4G, compensa gastar mais um pouco e comprar aqui mesmo.

Como fica essa questão, alguém pode me esclarecer?

perguntou Sep 07 '12 às 14:18

Gustavofp96's gravatar image

Gustavofp96
11321

editou Aug 22 '16 às 19:50

luciana_cardoso's gravatar image

luciana_cardoso ♦♦
3238442.1k

Voce mesmo respondeu sua propria pergunta Gustavo...

Para que o aparelho possa ser vendido no Brasil, deve passar pela homologaçao da ANATEL. Isso significa que deve atender a todos os padroes ditados pala agencia reguladora. Uma dessas exigencias eh em relaçao a frequencia de operaçao do aparelho. Os fabricantes sao obrigados a fazer essas mudanças para que o aparelho seja aceito no pais. Por isso ha fabricantes que incluiram tomadas diferentes em seus carregadores, por exemplo. Assim eles podem vender um tipo de aparelho que se adeque a mais de um pais sem ter que ficar mexendo em sua produçao, encarecendo o custo.

SE a frequencia nao fosse requisito, teriamos tido problemas ha tempos com aparelhos que nem funcionariam para fazer ligaçoes no passado.

link permanente

respondeu Sep 07 '12 às 17:32

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Olá!

O Brasil tem, sim, rede de internet 4G, e os iPhones que são homologados chegam com a conexão. No entanto, nem todo iPhone importado tem a compatibilidade. Por isso, vou deixar umas dicas aqui para antes de comprar celular no exterior.

link permanente

respondeu Aug 22 '16 às 19:52

luciana_cardoso's gravatar image

luciana_cardoso ♦♦
3238442.1k

link permanente

respondeu Sep 08 '12 às 15:48

Gustavofp96
11321

Entendi, obrigado. O que me gerou a dúvida é o fato do iPad de terceira geração ter sido homologado pela Anatel mesmo tendo a frequência de seu 4G incompatível com a frequência brasileira... http://tecnoblog.net/98401/ipad-terceira-geracao-anatel/

link permanente

respondeu Sep 07 '12 às 18:47

Gustavofp96
11321

Particularmente, acho isso meio estranho. Mas nao eh uma noticia oficial como a pessoa do site diz. Ate pq, se fosse o caso, uma boa parte da Europa adotou a mesma frequencia que o Brasil para o 4G, entao eh so vender os mesmos ipads que sao fabricados para eles no Brasil. Nossa frequencia nao eh unica no mundo hehehehe.. Se nao me engano, no Japao tb eh 2.5 Ghz.

Se a Apple quiser anunciar que o ipad eh compativel com tecnologia 4g no Brasil, tem que ter aval da Anatel e tem que ter a frequencia correta. Seria muita putaria da Apple vender ipads com frequencia nao compativel sendo que produzem para outros paises.

SE eles fossem sacanas o suficiente, teriam que anunciar o ipad3 como sendo 3G apenas.

link permanente

respondeu Sep 07 '12 às 22:52

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Noticia interessante e importante!

To começando a achar que eh melhor esperar lançarem o ipad no Brasil para vc ver isso Gustavo. Vai ser um papelao a Anatel homologar o aparelho sem ele funcionar na nossa frequencia 4G e a Apple anunciar que o aparelho eh 4G.

Novamente, acho dificil pois a Apple vai fabrica aparelhos para Europa e Japao, que tem a mesma frequencia que o Brasil decidiu adotar.

Seria a queimaçao mor da Apple se fizer isso...

link permanente

respondeu Sep 08 '12 às 19:56

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Gustavo, Acabei de ver isto no OGLOBO:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/4g-do-iphone-5-sera-compativel-com-todas-as-redes-do-mundo-diz-jornal-6032015

La tem uma materia tambem falando sobre o caso da Australia. Se for mesmo como eu li, a Apple esta sendo fdp pois aparece nas letrinhas minusculas q ninguem consegue ver que o tablet eh compativel apenas com os 4G dos EUA e Canada!

Se eles nao forem produzir ipads com frequencias para 4G distintas, o que eh burrice no meu ver, vao ter que deixar claro para os consumidores!

Voltando ao caso, sendo assim, a Anatel deve ter homologado como aparelho com capacidade para rede 3G.

A Apple ainda pode se dar muito mal em outros paises depois dessa gafe na Australia se nao fizer algo sobre isso rapidinho!

link permanente

respondeu Sep 09 '12 às 13:27

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Pois é, as notícias não param de circular... Algumas ruins como essa http://www.tecmundo.com.br/apple/29896-iphone-5-nao-oferece-suporte-para-rede-4g-brasileira.htm e outras bem mais animadoras como essa http://www.tecmundo.com.br/iphone-5/30004-fique-calmo-iphone-5-chegara-ao-brasil-pronto-para-usar-o-4g-nacional.htm

Vamos aguardar e torcer!!!

link permanente

respondeu Sep 15 '12 às 15:26

Gustavofp96
11321

1

Agora fiquei esperançosa! Aguardemos, então! o/

Carol%20Souza's gravatar image Carol Souza (Sep 15 '12 às 21:30)

Eu já ficaria bastante feliz se o nosso 3G fosse igual ao da América do Norte... lançar o 4G sem que o 3G tenha funcionado a contento até hoje é jogada de marketing. Vai ter gente comprando aprelho novo e feliz da vida dizendo "olha, eu tenho 4G, conecto a 200kbps!!"

link permanente

respondeu Sep 16 '12 às 21:49

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,421
×2,464
×1,947
×513
×280
×8

pergunta feita: Sep 07 '12 às 14:18

pergunta lida: 4,441 vezes

última alteração: Aug 22 '16 às 19:52