juniorribeirao
Membro
Roteador e Extender TPLINK configurado para filtrar MAC
Perguntou 9 anos atrás
Boa Noite.
Estou com um problema e pesquisando na net, não consegui encontrar uma solução até o momento. Venho pedir o auxilio de vocês.
Eu tenho um roteador TP-Link devidamente configurado e funcionando. Passei a senha dele para 2 vizinhos e após alguns dias percebendo minha internet um pouco lenta, abri o log do roteador e vi que mais pessoas (havia varios mac-address diferentes) estavam se conectando em meu roteador. Para solucionar isso, eu ativei a opção de filtragem por MAC-ADDRESS e daí, cadastrei os MAC´s de quem eu permiti usar meu roteador. Esta forma funcionou até eu necessitar aumentar a distancia do sinal.
Então, comprei um TP-LINK EXTENDER e configurei ele da forma padrão para se conectar no roteador. Durante a configuração, percebi que ele não se conectava e daí, lembrei da configuração do MAC-ADDRESS no Roteador e fui la na configuração dele e cadastrei o MAC do TPLINK EXTENDER. Pronto, ele se conectou e pediu que eu informasse uma senha; coloquei uma senha diferente da que estava no roteador e ele não se conectou... precisei então colocar a mesma senha de acesso tanto no roteador quanto no extender. Bom, até aí tudo certo... ele funcionou e as conexões feitas no extender acessaram a internet normalmente.
Passado algumas semanas, percebi que minha rede estava lenta novamente e fui pesquisar nos logs. No log do roteador, tudo normal a não ser algumas tentativas de entradas externas; já no log do extender, havia vários MAC´s diferentes ou seja, quem tivesse somente a senha e tentasse se conectar pelo extender, teria acesso a internet normalmente.
O que eu preciso saber é como fazer para configurar o extender para que ele tenha uma senha diferente do roteador principal porque se eu mudo a senha dele, ele não se conecta no roteador ficando assim, um "furo" na rede para que pessoas que tem somente a senha acessem a internet.
Alguém pode me auxiliar?
Não sei se consegui ser claro na explicação e, caso falte alguma informação adicional, é só perguntar que eu informo.
Grato.
Respostas
FJVictor
Membro
6 anos atrás
Olá amigo boa noite olha vc pode fazer assim desliga a opção DHCP no roteador e no repeditor claro q vc não vai ter mais acesso ao roteador mais vai tirar o conflito entre os 2 aí vc pode colocar outra senha no seu repeditor se vc ver bem todos q tem a senha do seu roteador pode modificalo pois é a padrão é só pesquisar 1 pouco e foi na Internet e jaera
juniorribeirao
Membro
9 anos atrás
Ola Deepouter.
O extender tem o filtro MAC e vou ter que recorrer a isso. Eu pretendia ter senhas de acesso de forma independente mas pelo que vi até o momento, isso não é possivel. Fiz a sua sugestão e ocorreu da mesma forma que anteriormente. Estarei fazendo a aquisição de um novo extender para "brincar" mais um pouco nestas configurações e postarei aqui o resultado. Te adiantando, meu objetivo é:
1 - Ter o roteador distribuindo sinal (isso está OK)
2 - Ter um extender em cada local e em cada extender, uma senha e esta senha é informada somente as pessoas que se conectarão no devido extender. Como estas pessoas (somente elas) poderão usar de forma livre (seja note, smartphone, smart tv, etc), fica um pouco dificil eu cadastrar o MAC de cada equipamento que se conectar então, de tempo em tempo eu quero substituir a senha de cada extender e informa-la somente a quem se conecta ao devido extender. Quanto ao roteador central, o objetivo dele será somente distribuir sinal para os extender´s e nele, cadastrarei os MAC´s dos extender´s. Esta é minha pretenção.
Caso tenha alguma ideia para eu atingir estes objetivos, será de bom grado.
abraço.
juniorribeirao
Membro
9 anos atrás
Ola Deepouter.
Obrigado pela resposta mas se eu fizer desta forma, o roteador tem que ficar no modo default e o wireless aberto. Daí, tanto um quanto o outro ficam com o wireless aberto e, se eu colocar uma senha no roteador, o extender usará esta mesma senha.
Eu preciso que a segurança do extender fique independente da segurança do roteador ou seja, ter uma senha do wireless para o roteador e outra para o extender. Só que, quando configuro o extender para se conectar no roteador (via wireless), ele pede a senha wireless do roteador e passa a usa-la como senha wireless no extender. Não tem como eu ligar o extender no roteador via cabo e por isso, ele se conecta ao roteador via wireless. Quanto ao roteador, se eu não cadastrar o MAC do extender nele, mesmo por este recurso do WPS ele não se conecta.

Deepouter
Membro
9 anos atrás
Está estranho, pois se você está usando a configuração padrão do TP-link extender, toda as validações de acesso seriam feitas pelo Roteador inclusive o bloqueio de MACs fora da lista.