PedroRoyagon
Membro
Por que meu PC está desligando sozinho?
Perguntou 9 anos atrás
Resolvido
Olá, possuo um notebook Acer modelo V3-571-9423,core i7, 6gb de RAM. Ele possui cerca de 2 anos de uso.
O notebook está desligando sozinho mesmo na tomada e mesmo com a bateria acoplada, mostrando 100% de carregamento. Para fazer um teste, retirei a bateria e ele apresentou o mesmo problema.
Rodei o speccy (piriform) e não apareceu nenhuma anormalidade na temperatura (temperatura do processador se manteve em 50-80, normal, jogando com gráficos pesados, etc...). Fiz o diagnóstico de memória do windows e este também não mostrou nenhum problema.
O antivírus é pago e está atualizado, foram feitas 3 verificações e nada! Também via prompt de comando utilizei o sfc /scannow e nada foi encontrado, a BIOS está atualizada e nas configurações de energia (disco rígido, processador, etc...) já mexi e desmexi e nada adiantou.
Os desligamentos são aleatórios e começaram com algo em torno de uma vez por dia e 5 dias depois, está aumentando a frequência. Uma limpeza foi feita no not recentemente e parece que com a limpeza, os Kicks aumentaram.
Alguém tem a mínima ideia do que pode ser?
Respostas

Deepouter
Membro
9 anos atrás
Pelo seu relato não é problema de bateria/carregador nem aquecimento!
Tenta então desabilitar os programas que o Windows está carregando, programas do Google, Office, Adobe.. ficam acessando a internet e muita vezes contem erros ou são usados por invasores, deixe só o Antivirus e os drivers, desabilite sem medo pois sempre pode-se habilitar novamente.
Fica no gerenciador de tarefas:

Se foi atualizado do Windows 8 para o 10, pode ser problema de algum driver do Windows 8 que não foi substituído.
PedroRoyagon
Membro
9 anos atrás
Problema resolvido, era superaquecimento.
Para o futuro, uma das características do superaquecimento, é quando o not ou o pc desligam e você tenta reinicia-lo, ao clicar no botão ele acende porém já desliga novamente. Isso significa que a maquina ainda está na limiar de sua temperatura e precisa de um tempo (varia de 40s a 5 minutos normalmente) para reesfriar-se.
Vale lembrar também que existem alguns paliativos para resolver a curto prazo, por exemplo, caso isso aconteça em um final de semana, são eles:
1º - Colocar um ventilador apontado para o cooler em velocidade máxima.
2º - Trabalhar com o computador em um ambiente climatizado (ex: ar condicionado no frio).
3º - Evitar abrir jogos e programas que exijam muito, para o aquecimento não acontecer ou demorar a ocorrer.
4º - Caso possua perícia, desmonte o computador e cheque se o cooler está bem preso e conectado, em seguida limpe-o, pois costuma a sair algo parecido com um tecido, que se forma com a poeira. Também vale a pena checar o estado da pasta térmica que está colocada no processador. Verifique também se todos os parafusos externos estão em seus lugares, pois muitas vezes a falta de um destes pode deixar as coisas um pouco soltas lá dentro.
5º Baixe o programa "Speccy" da Piriform (LINK AQUI) ou qualquer outro do gênero, pelo qual você pode acompanhar a temperatura do seu computador. Sempre que chegar em torno de 85ºC comece a fazer algum dos paliativos listados a cima. Tenha cuidado para que o superaquecimento não ocorra no HD, pois lá, pode danifica-lo de forma rude!
6º - Dependendo do tempo de uso da maquina, pode considerar-se o uso de um cooler externo, também chamado de base/suporte para notebooks. RECOMENDO ESTE AQUI
Mariana1991
Membro
9 anos atrás
Olá eu acho que o seu SO(sistema operacional) está com problema, quero te recomendar um otimizador de sistema que se chama UPCleaner, eu sempre uso. Ele é muito bom para limpar, acelerar e otimizar o PC. Aqui tem a site oficial dele: http://www.upcleaner.net/?lg=pt-br
A fanpage dele tbm é muito interessante: https://www.facebook.com/UPCleaner.PT/?ref=hl
Boa sorte!
PedroRoyagon
Membro
9 anos atrás
Problema resolvido, era aquecimento! O tecnico que realizou a limpeza aparentemente deixou o cooler solto, depois de um tempo foi se soltando mais e acabou que no final, quando pressionava as teclas WASD escutava o cooler parando...
PPK2
Membro
9 anos atrás
Boas
Trabalhe com a máquina em modo de segurança durante um bom período de tempo, verifique o seu comportamento.
Abraço
PedroRoyagon
Membro
9 anos atrás
Olá! Desabilitei os programas e estou aos poucos realizando atualizações de drive.
Por enquanto de todos, apenas o drive "3rd gen core processador DRAM Controller - 0154" da aba "dispositivos de sistema" estava desatualizado, mais tarde volto para avisar se solucionou mesmo, obrigado!